A inclusão do aluno com Síndrome de Williams : da teoria à prática mediante uma relação de dádiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18462 |
Resumo: | A síndrome de Williams (SW) é uma rara desordem do desenvolvimento neurológico associado a um fenótipo físico e comportamental característico. Esta síndrome foi descrita, em 1961, por Williams et al que identificaram um grupo de crianças com estenose aórtica supravalvular, défice cognitivo e características faciais peculiares (“face de duende”). Beuren et al descreveram a síndrome referindo a natureza amigável dessas crianças e, mais tarde, incluíram as anomalias dentárias e estenose da artéria pulmonar periférica. Posteriormente, outros autores associaram a SW à hipercalcemia idiopática. A SW não é transmitida geneticamente e não apresenta causas ambientais, médicas ou influência de fatores psicossociais. Partindo do princípio epistemológico de que a dádiva é uma noção que adquire inteligibilidade na medida em que se recupera a intencionalidade dos sujeitos dessa relação e, de acordo com uma metodologia de caráter qualitativo, procurou-se investigar a presença da dádiva nas relações que um aluno com SW estabelece com os seus pares e as professoras no contexto da intervenção educativa. A partir do caso concreto de um aluno com SW, considerando o enquadramento teórico da SW e as áreas fortes dos alunos com esta síndrome, procurou-se avaliar os benefícios da inclusão destes alunos no ensino regular, bem como o impacto das suas áreas fortes no estabelecimento de relações sociais e no seu desempenho escolar. Finalmente, analisou-se a adequação do Programa Educativo Individual do aluno em estudo com as orientações teóricas apontadas pela literatura atual. |
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