Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3583 |
Resumo: | Nas últimas décadas a investigação desenvolvida na área da linguagem, mais particularmente, na questão específica da aquisição de Língua Segunda (considerando o monolinguismo, bilinguismo simultâneo e sequencial), permitiu perceber que são vários os factores envolvidos no processo de aquisição, desde os biológicos (inatos) até à influência ambiental. Pela diversidade de factores e influências, são diversas e controversas algumas teorias ou pressupostos teóricos que procuram determinar idades para delimitar o período crítico ou sensível no contexto da linguagem e sua aprendizagem. Além da questão da idade, e relacionado com ela, está um vasto conjunto, mais ou menos articulado, de factores psicológicos, afectivos e de aprendizagem que intervém, mais ou menos favoravelmente, no curso normal do desenvolvimento da aprendizagem em línguas. No âmbito de Projecto de Doutoramento, foi preparado e desenvolvido um instrumento de avaliação de consciência e execução fonológicas (em Português, 1ª versão), em suporte electrónico, para aplicação específica em aprendentes de Língua Segunda (L2), com o objectivo de verificar como o efeito da idade (idade cronológica, idade de início de aquisição/aprendizagem da L2 e idade de chegada a Portugal, Stevens, 2006), sexo, tipo de nacionalidade, língua(s) materna(s), podem interferir na competência e performance (ao nível fonológico) dos indivíduos em Português língua segunda. Num primeiro momento será feita uma breve revisão da literatura que versa sobre a hipótese dos efeitos do período crítico para a aquisição de linguagem. Numa segunda fase será apresentada a bateria de testes de avaliação fonológica e primeiros resultados decorrentes da sua aplicação. |
id |
RCAP_0395e234b9b89856a664f38db04ca364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/3583 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e PerformanceLinguagemLíngua SegundaNas últimas décadas a investigação desenvolvida na área da linguagem, mais particularmente, na questão específica da aquisição de Língua Segunda (considerando o monolinguismo, bilinguismo simultâneo e sequencial), permitiu perceber que são vários os factores envolvidos no processo de aquisição, desde os biológicos (inatos) até à influência ambiental. Pela diversidade de factores e influências, são diversas e controversas algumas teorias ou pressupostos teóricos que procuram determinar idades para delimitar o período crítico ou sensível no contexto da linguagem e sua aprendizagem. Além da questão da idade, e relacionado com ela, está um vasto conjunto, mais ou menos articulado, de factores psicológicos, afectivos e de aprendizagem que intervém, mais ou menos favoravelmente, no curso normal do desenvolvimento da aprendizagem em línguas. No âmbito de Projecto de Doutoramento, foi preparado e desenvolvido um instrumento de avaliação de consciência e execução fonológicas (em Português, 1ª versão), em suporte electrónico, para aplicação específica em aprendentes de Língua Segunda (L2), com o objectivo de verificar como o efeito da idade (idade cronológica, idade de início de aquisição/aprendizagem da L2 e idade de chegada a Portugal, Stevens, 2006), sexo, tipo de nacionalidade, língua(s) materna(s), podem interferir na competência e performance (ao nível fonológico) dos indivíduos em Português língua segunda. Num primeiro momento será feita uma breve revisão da literatura que versa sobre a hipótese dos efeitos do período crítico para a aquisição de linguagem. Numa segunda fase será apresentada a bateria de testes de avaliação fonológica e primeiros resultados decorrentes da sua aplicação.2018-03-27T11:12:03Z2008-01-01T00:00:00Z20082018-03-16T16:05:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3583por1646-119Figueiredo, SandraSilva, Carlos Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:14:25Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:47.996678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance |
title |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance |
spellingShingle |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance Figueiredo, Sandra Linguagem Língua Segunda |
title_short |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance |
title_full |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance |
title_fullStr |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance |
title_full_unstemmed |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance |
title_sort |
Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance |
author |
Figueiredo, Sandra |
author_facet |
Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Fernandes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Língua Segunda |
topic |
Linguagem Língua Segunda |
description |
Nas últimas décadas a investigação desenvolvida na área da linguagem, mais particularmente, na questão específica da aquisição de Língua Segunda (considerando o monolinguismo, bilinguismo simultâneo e sequencial), permitiu perceber que são vários os factores envolvidos no processo de aquisição, desde os biológicos (inatos) até à influência ambiental. Pela diversidade de factores e influências, são diversas e controversas algumas teorias ou pressupostos teóricos que procuram determinar idades para delimitar o período crítico ou sensível no contexto da linguagem e sua aprendizagem. Além da questão da idade, e relacionado com ela, está um vasto conjunto, mais ou menos articulado, de factores psicológicos, afectivos e de aprendizagem que intervém, mais ou menos favoravelmente, no curso normal do desenvolvimento da aprendizagem em línguas. No âmbito de Projecto de Doutoramento, foi preparado e desenvolvido um instrumento de avaliação de consciência e execução fonológicas (em Português, 1ª versão), em suporte electrónico, para aplicação específica em aprendentes de Língua Segunda (L2), com o objectivo de verificar como o efeito da idade (idade cronológica, idade de início de aquisição/aprendizagem da L2 e idade de chegada a Portugal, Stevens, 2006), sexo, tipo de nacionalidade, língua(s) materna(s), podem interferir na competência e performance (ao nível fonológico) dos indivíduos em Português língua segunda. Num primeiro momento será feita uma breve revisão da literatura que versa sobre a hipótese dos efeitos do período crítico para a aquisição de linguagem. Numa segunda fase será apresentada a bateria de testes de avaliação fonológica e primeiros resultados decorrentes da sua aplicação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2018-03-27T11:12:03Z 2018-03-16T16:05:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/3583 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/3583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136807587151872 |