Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandra
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Carlos Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3583
Resumo: Nas últimas décadas a investigação desenvolvida na área da linguagem, mais particularmente, na questão específica da aquisição de Língua Segunda (considerando o monolinguismo, bilinguismo simultâneo e sequencial), permitiu perceber que são vários os factores envolvidos no processo de aquisição, desde os biológicos (inatos) até à influência ambiental. Pela diversidade de factores e influências, são diversas e controversas algumas teorias ou pressupostos teóricos que procuram determinar idades para delimitar o período crítico ou sensível no contexto da linguagem e sua aprendizagem. Além da questão da idade, e relacionado com ela, está um vasto conjunto, mais ou menos articulado, de factores psicológicos, afectivos e de aprendizagem que intervém, mais ou menos favoravelmente, no curso normal do desenvolvimento da aprendizagem em línguas. No âmbito de Projecto de Doutoramento, foi preparado e desenvolvido um instrumento de avaliação de consciência e execução fonológicas (em Português, 1ª versão), em suporte electrónico, para aplicação específica em aprendentes de Língua Segunda (L2), com o objectivo de verificar como o efeito da idade (idade cronológica, idade de início de aquisição/aprendizagem da L2 e idade de chegada a Portugal, Stevens, 2006), sexo, tipo de nacionalidade, língua(s) materna(s), podem interferir na competência e performance (ao nível fonológico) dos indivíduos em Português língua segunda. Num primeiro momento será feita uma breve revisão da literatura que versa sobre a hipótese dos efeitos do período crítico para a aquisição de linguagem. Numa segunda fase será apresentada a bateria de testes de avaliação fonológica e primeiros resultados decorrentes da sua aplicação.
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