Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Sérgio Seguro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16723
Resumo: Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Design de Cena
id RCAP_03978335f921185b3467ed74c5d3a77a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria CachuchaMaria CachuchaRevista EvaCenografiaFigurinosAdereçosMáscarasMemóriaSet designCostume designPropsMasksMemoryTrabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Design de CenaEste relatório integra o objeto conferente de grau de Mestre em Teatro – especialização em Design de Cena, da ESTC – IPL. Procura dar conta do projeto de criação do ambiente visual da Ópera de Câmara Não Há Machado que Corte, que tem por base a reportagem publicada na Revista Eva – magazine da mulher e do lar, em 1942, sobre a figura de Maria Cachucha. Dá-se conta da metodologia e dos processos utilizados para convocar a memória do ambiente social e político da época, enquadrando os factos num dispositivo cénico que introduz a “fábula”.ABSTRACT -This report is part of the object conferring the degree of Master in Theatre – specialization in Stage Design, from ESTC – IPL. It seeks to account the project to create the visual environment of the Chamber Opera Não Há Machado que Corte, which is based on the report published in Magazine Eva – women and home magazine, in 1942, regarding the character of Maria Cachucha. It gives an account of the methodology and processes used to recall the memory of the social and political environment of the time, framing the facts in a scenic device that introduces the “fable”.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaCordeiro, MartaRCIPLLoureiro, Sérgio Seguro2023-12-21T12:51:21Z2023-12-142023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16723TID:203431561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T02:15:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:15.276760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
title Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
spellingShingle Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
Loureiro, Sérgio Seguro
Maria Cachucha
Revista Eva
Cenografia
Figurinos
Adereços
Máscaras
Memória
Set design
Costume design
Props
Masks
Memory
title_short Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
title_full Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
title_fullStr Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
title_full_unstemmed Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
title_sort Não há machado que corte ou a verdadeira história de Maria Cachucha
author Loureiro, Sérgio Seguro
author_facet Loureiro, Sérgio Seguro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Marta
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Sérgio Seguro
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Cachucha
Revista Eva
Cenografia
Figurinos
Adereços
Máscaras
Memória
Set design
Costume design
Props
Masks
Memory
topic Maria Cachucha
Revista Eva
Cenografia
Figurinos
Adereços
Máscaras
Memória
Set design
Costume design
Props
Masks
Memory
description Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Design de Cena
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T12:51:21Z
2023-12-14
2023-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16723
TID:203431561
url http://hdl.handle.net/10400.21/16723
identifier_str_mv TID:203431561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136448149979136