As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público observados em anúncios publicitários impressos de cosméticos femininos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16296
Resumo: Esta comunicação discute como se processaram algumas transformações em hábitos de consumo feminino, diante da recente segmentação do produto cosmético, em atendimento a diversas faixas etárias desse público consumidor. O fenômeno classificatório e diferenciador do cosmético, e a consequente alteração do perfil identitário do público consumidor, devem-se, principalmente, a alguns fatores: a) presença de antigos e instauração de novos marcos biológicos que recomendam e norteiam o princípio dos cuidados com o corpo; b) constante tentativa da publicidade de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade; c) crescente democratização dos cuidados estéticos possibilitada, em parte, pela expansão dos meios de comunicação; d) e o interesse econômico, relacionado com a produção industrial de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor. Estes aspectos serão examinados por meio de análise linguísticodiscursiva de anúncios publicitários impressos em revistas femininas, no Brasil.
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