APLICAÇÃO DE IMPRESSÃO 3D NA SINALÉTICA INFORMATIVA DE MONUMENTOS ATRAVÉS DO DESIGN UNIVERSAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2637 |
Resumo: | Os direitos humanos são um conjunto de direitos básicos necessários para todos os seres humanos conseguirem conviver em harmonia e agirem com consciência. O direito à educação remete para o acesso ao ensino escolar, contudo, todos os dias podemos aprender sem ser nesses formatos. No nosso quotidiano, aprendemos novas atividades ou novos conhecimentos por simplesmente passear na rua, descobrindo de novos espaços até novas pessoas. O ato de aprender vai para além da aquisição de matéria académica e com o desenvolvimento da sociedade o acesso a aprendizagem pode estar no nosso bolso. No entanto, a arte e cultura são mais do que componentes históricas e literais, são aspetos e formas visuais presentes também no nosso dia a dia, que normalmente são apreciadas nos mais aleatórios lugares. Quando viajamos são esses os aspetos que queremos conhecer, os costumes e os monumentos locais, as histórias e até a sua gastronomia. Contudo, estas características, não estão acessíveis a todos, mesmo que o sítio a visitar seja a nossa própria cidade. Sendo este um dos problemas encontrados, para o resolver foram analisados alguns postos de sinalética informativa expostos em alguns monumentos da zona norte do país, visto que são uma forma de criar acessibilidade á cultura e conhecimento. Apesar de terem sido uma solução para um problema grande, estes objetos urbanísticos não respeitam os princípios do Design Universal, falhando principalmente para pessoas com deficiência visual. O principal sentido usado numa experiência como a visita a um monumento é a visão. Portanto cabe a nós sociedade incluir estas pessoas e facilitar o seu acesso ás várias áreas de interação e formas de viver para que consigam ter as mesmas oportunidades que as pessoas que vêm. Posto isto, o desenvolvimento desta investigação passa por perceber de que maneira conseguimos incluir todos os grupos da sociedade no acesso à cultura. Uma base bastante usada por estas pessoas e que pode melhorar significativamente interação com a sinalética informativa é a audiodescrição, uma ferramenta narrativa que descreve conteúdos visuais, no entanto, podíamos acrescentar um segundo sentido, também bastante apurado que é o tato. Desta forma, é desenvolvido um método de criação e melhoramento das sinaléticas existentes. A necessidade de existir um conjunto de pensamentos que visam tornar mais acessível a sinalética para toda a sociedade. Assim é possível projetar um modelo protótipo que exemplifica a importância desta ideia. A manufatura aditiva, também conhecida como Impressão 3D será usada para a recriação de monumentos em escalas menores, para melhor perceção do espaço e da forma por parte de qualquer pessoa, respeitando os princípios do Design Universal e oferecendo acessibilidade ao conhecimento e cultura. Por fim, o protótipo final, será avaliado e visualizado na via pública para que seja possível entender pelos seus utilizadores se é um objeto impactante e necessário. |
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