A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotaru, Mihaela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155801
Resumo: O presente estudo procura analisar o conceito de Estado falhado tendo em consideração a relação entre o Estado no Sahel, os grupos pastoralistas e a estratégia do grupos terroristas islamistas da região. Partindo do pressuposto que os conflitos armados no continente africano não são monocausais, primeiramente procura-se entender os processos democráticos da década de noventa do seculo XX, bem como o papel da denominada comunidade Internacional face à construção dos Estado no Sahel. Os processos de descentralização e as respostas face aos desafios pastoralismo em África no âmbito das alterações climáticas e as repostas face aos constrangimentos acrescidos. Argumenta-se que o conceito de Estado falhado, não pode ser aplicado aos Estados do Sahel, visto que os elementos constitutivos do conceito do Estado falhado partem de uma visão puramente ocidental do mesmo, não reconhecendo as componentes pan-africanistas que caracterizam os Estados na região e as trajetorias particulares dos mesmos. Por sua vez, é reconhecido o impacto das alterações climáticas sobre os grupos pastoralistas e a forte ligação entre os recursos e as estratégias terroristas islamistas, focando a atenção para as duas áreas transfronteiriças de Liptako-Gourma e a Bacia do Lago Chade, bem como a importância geoestratégica das mesmas. O estudo abrange assim a literatura relativa ao processo de construção do Estado e as teorias africanistas sobre o mesmo, o contexto estrutural novo o Mali e o Chade, bem como as suas dinâmicas internas no processo de construção do Estado em África e as suas ligações com os grupos pastoralistas. Se num primeiro momento, o Chade e o Mali não parecem mostrar uma ligação significativa, as respostas dadas pelas Organizações Internacionais (OIs) e Organizações Regionais (ORs) face à crise entre 2010-2021 no Sahel coloca os problemas dos dois Estados sob uma nova perspetiva.
id RCAP_03aa9405c2fa5a71b1f8d97a403c6332
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/155801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no ChadeSahelChadeMaliSegurançaGeopolíticaGeoestratégiaTerrorismoAlterações ClimáticasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasO presente estudo procura analisar o conceito de Estado falhado tendo em consideração a relação entre o Estado no Sahel, os grupos pastoralistas e a estratégia do grupos terroristas islamistas da região. Partindo do pressuposto que os conflitos armados no continente africano não são monocausais, primeiramente procura-se entender os processos democráticos da década de noventa do seculo XX, bem como o papel da denominada comunidade Internacional face à construção dos Estado no Sahel. Os processos de descentralização e as respostas face aos desafios pastoralismo em África no âmbito das alterações climáticas e as repostas face aos constrangimentos acrescidos. Argumenta-se que o conceito de Estado falhado, não pode ser aplicado aos Estados do Sahel, visto que os elementos constitutivos do conceito do Estado falhado partem de uma visão puramente ocidental do mesmo, não reconhecendo as componentes pan-africanistas que caracterizam os Estados na região e as trajetorias particulares dos mesmos. Por sua vez, é reconhecido o impacto das alterações climáticas sobre os grupos pastoralistas e a forte ligação entre os recursos e as estratégias terroristas islamistas, focando a atenção para as duas áreas transfronteiriças de Liptako-Gourma e a Bacia do Lago Chade, bem como a importância geoestratégica das mesmas. O estudo abrange assim a literatura relativa ao processo de construção do Estado e as teorias africanistas sobre o mesmo, o contexto estrutural novo o Mali e o Chade, bem como as suas dinâmicas internas no processo de construção do Estado em África e as suas ligações com os grupos pastoralistas. Se num primeiro momento, o Chade e o Mali não parecem mostrar uma ligação significativa, as respostas dadas pelas Organizações Internacionais (OIs) e Organizações Regionais (ORs) face à crise entre 2010-2021 no Sahel coloca os problemas dos dois Estados sob uma nova perspetiva.Saraiva, Alexandra Magnólia de Vicente Quirino Alves DiasRUNRotaru, Mihaela2023-07-25T16:10:50Z2023-02-222022-11-022023-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155801TID:203238524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:24Zoai:run.unl.pt:10362/155801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:13.599742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
title A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
spellingShingle A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
Rotaru, Mihaela
Sahel
Chade
Mali
Segurança
Geopolítica
Geoestratégia
Terrorismo
Alterações Climáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
title_short A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
title_full A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
title_fullStr A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
title_full_unstemmed A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
title_sort A geopolítica do Sahel: terrorismo e conflitos securitários no Mali e no Chade
author Rotaru, Mihaela
author_facet Rotaru, Mihaela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Alexandra Magnólia de Vicente Quirino Alves Dias
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Rotaru, Mihaela
dc.subject.por.fl_str_mv Sahel
Chade
Mali
Segurança
Geopolítica
Geoestratégia
Terrorismo
Alterações Climáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
topic Sahel
Chade
Mali
Segurança
Geopolítica
Geoestratégia
Terrorismo
Alterações Climáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
description O presente estudo procura analisar o conceito de Estado falhado tendo em consideração a relação entre o Estado no Sahel, os grupos pastoralistas e a estratégia do grupos terroristas islamistas da região. Partindo do pressuposto que os conflitos armados no continente africano não são monocausais, primeiramente procura-se entender os processos democráticos da década de noventa do seculo XX, bem como o papel da denominada comunidade Internacional face à construção dos Estado no Sahel. Os processos de descentralização e as respostas face aos desafios pastoralismo em África no âmbito das alterações climáticas e as repostas face aos constrangimentos acrescidos. Argumenta-se que o conceito de Estado falhado, não pode ser aplicado aos Estados do Sahel, visto que os elementos constitutivos do conceito do Estado falhado partem de uma visão puramente ocidental do mesmo, não reconhecendo as componentes pan-africanistas que caracterizam os Estados na região e as trajetorias particulares dos mesmos. Por sua vez, é reconhecido o impacto das alterações climáticas sobre os grupos pastoralistas e a forte ligação entre os recursos e as estratégias terroristas islamistas, focando a atenção para as duas áreas transfronteiriças de Liptako-Gourma e a Bacia do Lago Chade, bem como a importância geoestratégica das mesmas. O estudo abrange assim a literatura relativa ao processo de construção do Estado e as teorias africanistas sobre o mesmo, o contexto estrutural novo o Mali e o Chade, bem como as suas dinâmicas internas no processo de construção do Estado em África e as suas ligações com os grupos pastoralistas. Se num primeiro momento, o Chade e o Mali não parecem mostrar uma ligação significativa, as respostas dadas pelas Organizações Internacionais (OIs) e Organizações Regionais (ORs) face à crise entre 2010-2021 no Sahel coloca os problemas dos dois Estados sob uma nova perspetiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-02
2023-07-25T16:10:50Z
2023-02-22
2023-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/155801
TID:203238524
url http://hdl.handle.net/10362/155801
identifier_str_mv TID:203238524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138148089856000