A cidade como produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3071
Resumo: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
id RCAP_03aec84648c3b9facec827e75433f271
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cidade como produtoArquitecturaArquitectura e turismoTeoria da arquitecturaCidadeCentros urbanosAveiroDissertação de mestrado em Arquitectura.Exame público realizado em 08 de Maio de 2014. .Recentemente temos assistido ao fenómeno da regeneração dos centros urbanos por via da comercialização da história da cidade. Este conceito de comercialização tem sido tratado por vários autores, como sendo um fenómeno crescente de tornar vendável as memórias de um lugar. Assim, quando comercializamos a memória de um lugar, perpetuamo-lo num determinado tempo-espaço, o real desaparece e o que fica é a cópia do original, uma espécie de postal que comprime a noção a espaço-tempo levando-nos a viajar até outra época. O que a cidade comercializada propõe é exactamente uma viagem no tempo, uma viagem envolvente, alimentada por espaços onde a artificialidade, o fantástico e o alucinatório se combinam, produzindo novas memórias na construção individual do actor social efémero. A estes conceitos, agrega-se a tecnologia, tornando assim mais fácil o processo de absorção da cidade. Neste sentido, propomos fazer uma reflexão colocando em confronto alguns teóricos, como Josep Maria Montaner, Zaída Múxi, Rem Koolhaas, entre outros, articulando as perspectivas dos mesmos sobre a cidade e sobre a forma como temos vindo a desenvolver um novo tipo aposta urbanística que caracteriza o final do século XX e século XXI. Dada a natureza subjectiva do tema, sabemos, que não iremos chegar a uma conclusão final ou a um resultado exacto. No entanto, propomos uma reflexão contínua, passando por várias perspectivas e culminando numa ideia de projecto que tenta colmatar todos os aspectos negativos derivados do processo de tematização.Recently we have witnessed the phenomenon of regeneration of urban centers through the saie of city history. This marketing concept has been treated by several authors as a growing phenomenon to make salable memories of a place. Thus, when we trade the memory of a place , perpetuamo it at a particular time-space , the real disappears and what remains is a copy of the original, a kind of post that compresses the notion spacetime leading us to travel to another time. What city is exactly marketed proposes a trip back in time, an engaging journey, fueled by spaces where the artificiality, the fantastic and hallucinatory combine, producing new memories in the individual construction of ephemeral social actor. To these concepts, to technology aggregates, thereby making it easier the absorption process of the city. ln this sense, we propose to reflect placing confronting some theorists, such as Josep Maria Montaner, Zaida Muxi, Rem Koolhaas, among others, articulating the perspectives of those on the city and on the way we have been developing a new type bet that urban characterizes the late twentieth and twenty-flrst century. Given the subjective nature of the topic, we know that we will not reach a fina! conclusion or an accurate result. However, we propose a continuous reflection through several perspectives and culminating in a project idea that tries to overcome all negative aspects derived from the theming process.2017-03-27T15:25:55Z2017-03-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3071http://hdl.handle.net/11067/3071TID:201867753porSilva, Marta Patrícia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:46Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:07.924976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cidade como produto
title A cidade como produto
spellingShingle A cidade como produto
Silva, Marta Patrícia Ferreira
Arquitectura
Arquitectura e turismo
Teoria da arquitectura
Cidade
Centros urbanos
Aveiro
title_short A cidade como produto
title_full A cidade como produto
title_fullStr A cidade como produto
title_full_unstemmed A cidade como produto
title_sort A cidade como produto
author Silva, Marta Patrícia Ferreira
author_facet Silva, Marta Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura
Arquitectura e turismo
Teoria da arquitectura
Cidade
Centros urbanos
Aveiro
topic Arquitectura
Arquitectura e turismo
Teoria da arquitectura
Cidade
Centros urbanos
Aveiro
description Dissertação de mestrado em Arquitectura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2017-03-27T15:25:55Z
2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/3071
http://hdl.handle.net/11067/3071
TID:201867753
url http://hdl.handle.net/11067/3071
identifier_str_mv TID:201867753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136770914254848