A cidade como produto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/3071 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Arquitectura. |
id |
RCAP_03aec84648c3b9facec827e75433f271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cidade como produtoArquitecturaArquitectura e turismoTeoria da arquitecturaCidadeCentros urbanosAveiroDissertação de mestrado em Arquitectura.Exame público realizado em 08 de Maio de 2014. .Recentemente temos assistido ao fenómeno da regeneração dos centros urbanos por via da comercialização da história da cidade. Este conceito de comercialização tem sido tratado por vários autores, como sendo um fenómeno crescente de tornar vendável as memórias de um lugar. Assim, quando comercializamos a memória de um lugar, perpetuamo-lo num determinado tempo-espaço, o real desaparece e o que fica é a cópia do original, uma espécie de postal que comprime a noção a espaço-tempo levando-nos a viajar até outra época. O que a cidade comercializada propõe é exactamente uma viagem no tempo, uma viagem envolvente, alimentada por espaços onde a artificialidade, o fantástico e o alucinatório se combinam, produzindo novas memórias na construção individual do actor social efémero. A estes conceitos, agrega-se a tecnologia, tornando assim mais fácil o processo de absorção da cidade. Neste sentido, propomos fazer uma reflexão colocando em confronto alguns teóricos, como Josep Maria Montaner, Zaída Múxi, Rem Koolhaas, entre outros, articulando as perspectivas dos mesmos sobre a cidade e sobre a forma como temos vindo a desenvolver um novo tipo aposta urbanística que caracteriza o final do século XX e século XXI. Dada a natureza subjectiva do tema, sabemos, que não iremos chegar a uma conclusão final ou a um resultado exacto. No entanto, propomos uma reflexão contínua, passando por várias perspectivas e culminando numa ideia de projecto que tenta colmatar todos os aspectos negativos derivados do processo de tematização.Recently we have witnessed the phenomenon of regeneration of urban centers through the saie of city history. This marketing concept has been treated by several authors as a growing phenomenon to make salable memories of a place. Thus, when we trade the memory of a place , perpetuamo it at a particular time-space , the real disappears and what remains is a copy of the original, a kind of post that compresses the notion spacetime leading us to travel to another time. What city is exactly marketed proposes a trip back in time, an engaging journey, fueled by spaces where the artificiality, the fantastic and hallucinatory combine, producing new memories in the individual construction of ephemeral social actor. To these concepts, to technology aggregates, thereby making it easier the absorption process of the city. ln this sense, we propose to reflect placing confronting some theorists, such as Josep Maria Montaner, Zaida Muxi, Rem Koolhaas, among others, articulating the perspectives of those on the city and on the way we have been developing a new type bet that urban characterizes the late twentieth and twenty-flrst century. Given the subjective nature of the topic, we know that we will not reach a fina! conclusion or an accurate result. However, we propose a continuous reflection through several perspectives and culminating in a project idea that tries to overcome all negative aspects derived from the theming process.2017-03-27T15:25:55Z2017-03-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3071http://hdl.handle.net/11067/3071TID:201867753porSilva, Marta Patrícia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:46Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:07.924976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cidade como produto |
title |
A cidade como produto |
spellingShingle |
A cidade como produto Silva, Marta Patrícia Ferreira Arquitectura Arquitectura e turismo Teoria da arquitectura Cidade Centros urbanos Aveiro |
title_short |
A cidade como produto |
title_full |
A cidade como produto |
title_fullStr |
A cidade como produto |
title_full_unstemmed |
A cidade como produto |
title_sort |
A cidade como produto |
author |
Silva, Marta Patrícia Ferreira |
author_facet |
Silva, Marta Patrícia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Patrícia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitectura Arquitectura e turismo Teoria da arquitectura Cidade Centros urbanos Aveiro |
topic |
Arquitectura Arquitectura e turismo Teoria da arquitectura Cidade Centros urbanos Aveiro |
description |
Dissertação de mestrado em Arquitectura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2017-03-27T15:25:55Z 2017-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/3071 http://hdl.handle.net/11067/3071 TID:201867753 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/3071 |
identifier_str_mv |
TID:201867753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136770914254848 |