Desenvolvimento de central fotovoltaica para carregamento de veículos elétricos e respetivo impacto na qualidade de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Vítor Leonel Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22684
Resumo: Portugal é considerado um país com grande potencial de exploração de energia renovável, em particular a energia proveniente do sol, que tem visto nos últimos anos um crescente aumento de instalações fotovoltaicas para a produção de energia elétrica. Com um nível de radiação solar muito elevado, na maior parte do país, quando comparado com outros países europeus, tornando-se assim num local de referência para a produção de energia elétrica de forma descentralizada e sustentável. A definição de parques de estacionamento com coberturas solares pretende unir a obtenção de eletricidade com recurso à energia solar com o aumento da sustentabilidade da mobilidade elétrica. Os módulos fotovoltaicos produzirão parte da energia para o carregamento dos veículos elétricos, fornecendo localmente parte da energia necessária para o seu funcionamento, sendo a restante energia fornecida pela rede elétrica, podendo em momentos de baixa afluência do parque de estacionamento a energia ser disponibilizada na rede local, contribuindo para a diminuição dos consumos de energia. Neste trabalho, é avaliado o potencial desta solução recorrendo inicialmente a uma análise ao estado da arte com a apresentação de um caso de estudo o projeto para o parque de estacionamento no Centro Manutenção - Norte, em Contumil. O recurso solar do parque e a sua utilização são caracterizados em detalhe, e o aproveitamento energético é simulado com o dimensionamento de um sistema fotovoltaico, bem como o impacto na qualidade de energia na rede elétrica nacional, começando com uma revisão abrangente da literatura existente dos temas envolvidos para a sua conceção e exploração, bem como as questões técnicas, ambientais e financeiras que permitirão o desenvolvimento de parques de estacionamento solar. Pretende-se, também, apresentar uma descrição das anomalias provocadas pelas centrais fotovoltaicas de autoconsumo com referência às normas da qualidade da energia que transita das instalações elétricas de consumo ligadas ao mesmo ponto de interligação com a Rede Elétrica Serviço Público (RESP).
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A definição de parques de estacionamento com coberturas solares pretende unir a obtenção de eletricidade com recurso à energia solar com o aumento da sustentabilidade da mobilidade elétrica. Os módulos fotovoltaicos produzirão parte da energia para o carregamento dos veículos elétricos, fornecendo localmente parte da energia necessária para o seu funcionamento, sendo a restante energia fornecida pela rede elétrica, podendo em momentos de baixa afluência do parque de estacionamento a energia ser disponibilizada na rede local, contribuindo para a diminuição dos consumos de energia. Neste trabalho, é avaliado o potencial desta solução recorrendo inicialmente a uma análise ao estado da arte com a apresentação de um caso de estudo o projeto para o parque de estacionamento no Centro Manutenção - Norte, em Contumil. O recurso solar do parque e a sua utilização são caracterizados em detalhe, e o aproveitamento energético é simulado com o dimensionamento de um sistema fotovoltaico, bem como o impacto na qualidade de energia na rede elétrica nacional, começando com uma revisão abrangente da literatura existente dos temas envolvidos para a sua conceção e exploração, bem como as questões técnicas, ambientais e financeiras que permitirão o desenvolvimento de parques de estacionamento solar. Pretende-se, também, apresentar uma descrição das anomalias provocadas pelas centrais fotovoltaicas de autoconsumo com referência às normas da qualidade da energia que transita das instalações elétricas de consumo ligadas ao mesmo ponto de interligação com a Rede Elétrica Serviço Público (RESP).Portugal is considered a country with immense potential for exploring renewable energy, in particular energy from the sun, which has seen in recent years a growing increase in photovoltaic installations to produce electricity. With an important level of solar radiation, in most parts of the country, when compared to other European countries, making it a reference place to produce electricity in a decentralized and sustainable way. The definition of car parks with solar roofs intends to combine the obtainment of electricity using solar energy with the increase in the sustainability of electric mobility. The photovoltaic modules will produce part of the energy for charging the electric vehicles, providing locally part of the energy necessary for their operation, with the remaining energy being supplied by the electricity network, and in times of low traffic in the car park the energy may be made available on the network helping to reduce energy consumption. In this work, the potential of this solution is evaluated, initially resorting to an analysis of the state of the art with the presentation of a case-study project for the car park at Centro Manutenção - Norte, in Contumil. The park's solar resource and its use are characterized in detail, and energy use is simulated with the dimensioning of a photovoltaic system, as well as the impact on energy quality in the national electricity grid, starting with a comprehensive review of the existing literature on themes involved for its design and operation, as well as the technical, environmental, and financial issues that will allow the development of solar car parks. It is also intended to present a description of the anomalies caused by self-consumption photovoltaic power plants with reference to the quality standards of the energy that passes through electrical consumption installations connected to the same interconnection point with the national electricity grid.Castro, Rui Paulo Ramos deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQueirós, Vítor Leonel Faria2023-04-05T13:49:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22684TID:203114183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T01:47:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:06.695154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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