Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvarez Álvarez, Raquel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2020
Resumo: A pressente dissertação estuda a viabilidade da utilização de motores Propfan em aeronaves de pequena dimensão, o que poderia permitir uma poupança no consumo específico. Esta ideia surgiu pela procura crescente de voos com jatos particulares para a realização de viagens de negócios, e particularmente pela necessidade da redução das emissões poluentes cada vez maior, o que implica consumir menos combustível. Os motores Propfan combinam os motores a jato existentes com um novo conceito de hélices, que os permite atingir as elevadas velocidades de cruzeiro dos turbofan com a economia de operação dos turbohélice. Estimam-se os parâmetros de desempenho e eficiência do novo motor e suas hélices, e comparam-se os resultados obtidos com os dados originais. Esperam-se modificações na configuração aerodinâmica da aeronave, nos campos de ruído e cargas estruturais. O desenho aerodinâmico das pás Propfan, atrasa a velocidade de ponta da pá para a qual se reduz o rendimento propulsivo, em comparação com as hélices convencionais. Estas hélices têm um maior número de lâminas (entre 6 e 12), com uma largura (corda) maior para aumentar a carga aerodinâmica em cada uma delas, e um diâmetro menor para reduzir a velocidade linear na ponta. Possuem também uma curvatura de entre 20 a 45 graus e uma espessura menor do que o habitual para aumentar ainda mais a velocidade a que acontece o drag-divergence. A transmissão de potência entre o motor e as hélices pode ser feita através de dois mecanismos: turbina livre ou caixa redutora. No primeiro caso, os estágios da turbina são ligados alternadamente às hélices, girando cada conjunto em direções opostas. Noutro caso, a configuração da caixa redutora reduz a velocidade do veio do motor para as hélices. Este sistema permite a utilização da configuração “push” ou “pull”, com um ou mais propulsores e gera menor ruído. À medida que a potência transmitida aumenta, as caixas tornam-se muito mais robustas do que as utilizadas nos turbohélices convencionais. Para o caso do Allison 578DX foi obtida uma eficiência de 0,93, em projecto para 13 000 hp com um design compacto, leve e com engrenagens planetárias. Também exige menos manutenção (a cada 32.000 horas) tornando-o mais atraente para as companhias aéreas comerciais.
id RCAP_03cdc3375db9307c0c924105628ca429
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofanMotores propfanAeronavesA pressente dissertação estuda a viabilidade da utilização de motores Propfan em aeronaves de pequena dimensão, o que poderia permitir uma poupança no consumo específico. Esta ideia surgiu pela procura crescente de voos com jatos particulares para a realização de viagens de negócios, e particularmente pela necessidade da redução das emissões poluentes cada vez maior, o que implica consumir menos combustível. Os motores Propfan combinam os motores a jato existentes com um novo conceito de hélices, que os permite atingir as elevadas velocidades de cruzeiro dos turbofan com a economia de operação dos turbohélice. Estimam-se os parâmetros de desempenho e eficiência do novo motor e suas hélices, e comparam-se os resultados obtidos com os dados originais. Esperam-se modificações na configuração aerodinâmica da aeronave, nos campos de ruído e cargas estruturais. O desenho aerodinâmico das pás Propfan, atrasa a velocidade de ponta da pá para a qual se reduz o rendimento propulsivo, em comparação com as hélices convencionais. Estas hélices têm um maior número de lâminas (entre 6 e 12), com uma largura (corda) maior para aumentar a carga aerodinâmica em cada uma delas, e um diâmetro menor para reduzir a velocidade linear na ponta. Possuem também uma curvatura de entre 20 a 45 graus e uma espessura menor do que o habitual para aumentar ainda mais a velocidade a que acontece o drag-divergence. A transmissão de potência entre o motor e as hélices pode ser feita através de dois mecanismos: turbina livre ou caixa redutora. No primeiro caso, os estágios da turbina são ligados alternadamente às hélices, girando cada conjunto em direções opostas. Noutro caso, a configuração da caixa redutora reduz a velocidade do veio do motor para as hélices. Este sistema permite a utilização da configuração “push” ou “pull”, com um ou mais propulsores e gera menor ruído. À medida que a potência transmitida aumenta, as caixas tornam-se muito mais robustas do que as utilizadas nos turbohélices convencionais. Para o caso do Allison 578DX foi obtida uma eficiência de 0,93, em projecto para 13 000 hp com um design compacto, leve e com engrenagens planetárias. Também exige menos manutenção (a cada 32.000 horas) tornando-o mais atraente para as companhias aéreas comerciais.Motivated by growing demand to fly in private jets and in particular, the necessity of the development of less consuming engines, the idea of using Propfan engines has advanced recently. The main propose of this work is to assess the viability of using the Propfan engines in a low-power small aircraft. We study herein the compatibility of the Propfan technology to the power plant of the small jets. We further investigate whether this engine provides saving consumption for such aircraft. The Propfan engine combines the existing turbojet with the conception of a new propeller. This allows the Propfan to deliver the performance and speed of a turbofan with the economy of operation of a turboprop. We estimate the design parameters and efficiencies of the new engine, and compare, the results obtained with the original data. Also, are expected changes in the aerodynamic configuration of the aircraft, noise fields and structural loads. The Propfan engines propellers, delay stall at the tip of the blade retaining high performance, at higher flight speeds than conventional propellers. These propellers have a greater number of blades (between 6 and 12) with a bigger width to increase force done by each one, and decreased the diameter to reduce the linear speed at the tip. Propfans are characterized by thin highly swept blades. They have a curvature between 20 and 45 degrees and a thickness less than usual, to increase even more the speed at which drag-divergence appears. The power transmission between the engine and counter rotating propellers can be done through two mechanisms: free turbine or gearbox. In the first case, the stages of the turbine are connected alternately to one or another propeller, rotating each set in one direction. In the second, the gearbox configuration reduces speed from the motor shaft to the propellers. This system also allows push and puller configuration, with one or more propellers and make less noise. As the transmitted power increases, these gearboxes are more robust than used in normal turboprops. For the Allison 578DX case, an efficiency of 0,93 was achieved. Projected for 13.000 hp with a compact and lightweight design, uses planetary gears. It also requires less maintenance (every 32.000 hours) making it attractive for commercial airlines.Universidade da Beira InteriorBrojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumÁlvarez Álvarez, Raquel2014-07-10T11:02:28Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/postscriptapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:44.894922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
title Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
spellingShingle Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
Álvarez Álvarez, Raquel
Motores propfan
Aeronaves
title_short Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
title_full Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
title_fullStr Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
title_full_unstemmed Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
title_sort Estudo dos motores propfan em aeronaves de pequena dimensão: propfan como alternativa ao turbofan
author Álvarez Álvarez, Raquel
author_facet Álvarez Álvarez, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvarez Álvarez, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Motores propfan
Aeronaves
topic Motores propfan
Aeronaves
description A pressente dissertação estuda a viabilidade da utilização de motores Propfan em aeronaves de pequena dimensão, o que poderia permitir uma poupança no consumo específico. Esta ideia surgiu pela procura crescente de voos com jatos particulares para a realização de viagens de negócios, e particularmente pela necessidade da redução das emissões poluentes cada vez maior, o que implica consumir menos combustível. Os motores Propfan combinam os motores a jato existentes com um novo conceito de hélices, que os permite atingir as elevadas velocidades de cruzeiro dos turbofan com a economia de operação dos turbohélice. Estimam-se os parâmetros de desempenho e eficiência do novo motor e suas hélices, e comparam-se os resultados obtidos com os dados originais. Esperam-se modificações na configuração aerodinâmica da aeronave, nos campos de ruído e cargas estruturais. O desenho aerodinâmico das pás Propfan, atrasa a velocidade de ponta da pá para a qual se reduz o rendimento propulsivo, em comparação com as hélices convencionais. Estas hélices têm um maior número de lâminas (entre 6 e 12), com uma largura (corda) maior para aumentar a carga aerodinâmica em cada uma delas, e um diâmetro menor para reduzir a velocidade linear na ponta. Possuem também uma curvatura de entre 20 a 45 graus e uma espessura menor do que o habitual para aumentar ainda mais a velocidade a que acontece o drag-divergence. A transmissão de potência entre o motor e as hélices pode ser feita através de dois mecanismos: turbina livre ou caixa redutora. No primeiro caso, os estágios da turbina são ligados alternadamente às hélices, girando cada conjunto em direções opostas. Noutro caso, a configuração da caixa redutora reduz a velocidade do veio do motor para as hélices. Este sistema permite a utilização da configuração “push” ou “pull”, com um ou mais propulsores e gera menor ruído. À medida que a potência transmitida aumenta, as caixas tornam-se muito mais robustas do que as utilizadas nos turbohélices convencionais. Para o caso do Allison 578DX foi obtida uma eficiência de 0,93, em projecto para 13 000 hp com um design compacto, leve e com engrenagens planetárias. Também exige menos manutenção (a cada 32.000 horas) tornando-o mais atraente para as companhias aéreas comerciais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2014-07-10T11:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2020
url http://hdl.handle.net/10400.6/2020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/postscript
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336195616768