Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arouca, Isabel Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23702
Resumo: À medida que o tempo passa, as tecnologias vão evoluindo rapidamente e a demanda global por novos serviços, produtos e ofertas tem crescido de forma exponencial, inclusive o movimento de mercadorias a nível mundial, devido a este aumento a dimensão dos navios cresceu, obrigando os portos a adaptar as infraestruturas para receber esses navios. Por essa razão, o Porto de Leixões prontamente reconheceu a necessidade urgente de aprimorar significativamente os seus canais de acesso e bacia de rotação, a fim de acomodar não apenas navios mais modernos, mas também embarcações de maior capacidade de transporte de mercadorias. Foi então desenvolvido um projeto de forma a melhorar as condições de acessibilidade ao porto e esta dissertação pretende estudar as vantagens dos métodos utilizados na realização deste projeto. Durante alguns anos foram havendo melhorias significativas e, por isso mesmo, já se contava com algum histórico de prospeção geotécnica tendo sido complementado com novas pesquisas. O processo de desmonte do substrato rochoso exigiu uma operação de dragagem de grande envergadura, na qual a maior draga de corte e sucção do mundo foi utilizada, eliminando assim a necessidade de recorrer ao método tradicional de desmonte com explosivos. O material removido durante a dragagem foi parcialmente reaproveitado, sendo destinado não apenas ao reforço das praias, mas também a outro projeto, que foi incluído na mesma empreitada, o prolongamento do quebra-mar exterior. Ao longo das fases anteriores, durante e após a conclusão do projeto, foram conduzidas monitorizações rigorosas e abrangentes, com o intuito de avaliar qualquer impacto significativo no meio ambiente circundante.
id RCAP_03d49cf9ffa295ffb4ad163d33e7f21e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de LeixõesDragagensDesmonte mecânicoGeotecnia portuáriaSubaquáticoPortosDredgingMechanical blastingHarbour geotechnicsSubaquaticPortsÀ medida que o tempo passa, as tecnologias vão evoluindo rapidamente e a demanda global por novos serviços, produtos e ofertas tem crescido de forma exponencial, inclusive o movimento de mercadorias a nível mundial, devido a este aumento a dimensão dos navios cresceu, obrigando os portos a adaptar as infraestruturas para receber esses navios. Por essa razão, o Porto de Leixões prontamente reconheceu a necessidade urgente de aprimorar significativamente os seus canais de acesso e bacia de rotação, a fim de acomodar não apenas navios mais modernos, mas também embarcações de maior capacidade de transporte de mercadorias. Foi então desenvolvido um projeto de forma a melhorar as condições de acessibilidade ao porto e esta dissertação pretende estudar as vantagens dos métodos utilizados na realização deste projeto. Durante alguns anos foram havendo melhorias significativas e, por isso mesmo, já se contava com algum histórico de prospeção geotécnica tendo sido complementado com novas pesquisas. O processo de desmonte do substrato rochoso exigiu uma operação de dragagem de grande envergadura, na qual a maior draga de corte e sucção do mundo foi utilizada, eliminando assim a necessidade de recorrer ao método tradicional de desmonte com explosivos. O material removido durante a dragagem foi parcialmente reaproveitado, sendo destinado não apenas ao reforço das praias, mas também a outro projeto, que foi incluído na mesma empreitada, o prolongamento do quebra-mar exterior. Ao longo das fases anteriores, durante e após a conclusão do projeto, foram conduzidas monitorizações rigorosas e abrangentes, com o intuito de avaliar qualquer impacto significativo no meio ambiente circundante.As time passes, technologies evolve rapidly, and the global demand for new services, products, and offers has grown exponentially, including the movement of goods worldwide. As a result of this increase, the size of ships has grown, forcing ports to adapt their infrastructures to receive these ships. For this reason, the Port of Leixões promptly recognized the urgent need to significantly improve its access channels and turning basin to accommodate more modern ships and vessels with greater freight capacity. A project was then developed to improve access conditions to the port, and this dissertation aims to study the advantages of the methods used to realize this project. Significant improvements have been made over the years, so some geotechnical investigations have already been carried out and added to new research. Blasting the bedrock required a large-scale dredging operation, in which the world's most significant cut and suction dredger was used, thus eliminating the need to resort to the traditional blasting method with explosives. The material removed during the dredging was partially reused. It was destined for beach reinforcement, and another project included in the same contract, the extension of the outer breakwater. Throughout the previous phases, during and after the completion of the project, rigorous and comprehensive monitoring was carried out to assess any significant impact on the surrounding environment.Silva, João Paulo Meixedo dos SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoArouca, Isabel Fernanda da Silva2023-10-18T10:16:00Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23702TID:203367499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:26.744170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
title Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
spellingShingle Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
Arouca, Isabel Fernanda da Silva
Dragagens
Desmonte mecânico
Geotecnia portuária
Subaquático
Portos
Dredging
Mechanical blasting
Harbour geotechnics
Subaquatic
Ports
title_short Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
title_full Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
title_fullStr Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
title_full_unstemmed Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
title_sort Desmonte e dragagem de rocha: O caso do porto de Leixões
author Arouca, Isabel Fernanda da Silva
author_facet Arouca, Isabel Fernanda da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Paulo Meixedo dos Santos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Arouca, Isabel Fernanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dragagens
Desmonte mecânico
Geotecnia portuária
Subaquático
Portos
Dredging
Mechanical blasting
Harbour geotechnics
Subaquatic
Ports
topic Dragagens
Desmonte mecânico
Geotecnia portuária
Subaquático
Portos
Dredging
Mechanical blasting
Harbour geotechnics
Subaquatic
Ports
description À medida que o tempo passa, as tecnologias vão evoluindo rapidamente e a demanda global por novos serviços, produtos e ofertas tem crescido de forma exponencial, inclusive o movimento de mercadorias a nível mundial, devido a este aumento a dimensão dos navios cresceu, obrigando os portos a adaptar as infraestruturas para receber esses navios. Por essa razão, o Porto de Leixões prontamente reconheceu a necessidade urgente de aprimorar significativamente os seus canais de acesso e bacia de rotação, a fim de acomodar não apenas navios mais modernos, mas também embarcações de maior capacidade de transporte de mercadorias. Foi então desenvolvido um projeto de forma a melhorar as condições de acessibilidade ao porto e esta dissertação pretende estudar as vantagens dos métodos utilizados na realização deste projeto. Durante alguns anos foram havendo melhorias significativas e, por isso mesmo, já se contava com algum histórico de prospeção geotécnica tendo sido complementado com novas pesquisas. O processo de desmonte do substrato rochoso exigiu uma operação de dragagem de grande envergadura, na qual a maior draga de corte e sucção do mundo foi utilizada, eliminando assim a necessidade de recorrer ao método tradicional de desmonte com explosivos. O material removido durante a dragagem foi parcialmente reaproveitado, sendo destinado não apenas ao reforço das praias, mas também a outro projeto, que foi incluído na mesma empreitada, o prolongamento do quebra-mar exterior. Ao longo das fases anteriores, durante e após a conclusão do projeto, foram conduzidas monitorizações rigorosas e abrangentes, com o intuito de avaliar qualquer impacto significativo no meio ambiente circundante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-18T10:16:00Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23702
TID:203367499
url http://hdl.handle.net/10400.22/23702
identifier_str_mv TID:203367499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133656025923584