O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Patrícia Soares da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44402
Resumo: O presente relatório apresenta uma reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, realizado no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar. Nestes contextos educativos, desenvolveu-se um estudo centrado na relação entre o Desenvolvimento socioemocional e a Literatura Infantil, em que se abordaram as quatro emoções bases (Alegria, Tristeza, Raiva e medo) de forma a promover o desenvolvimento socioemocional da criança e despertar a reflexão dos seus diferentes estados emocionais e dos outros, recorrendo à Literatura Infantil. Em contexto de Creche, as crianças elaboraram atividades focadas essencialmente nas emoções Alegria e Tristeza, tendo sido valorizado o brincar no meio exterior e estimulado o sentido exploratório sensorial das crianças. Já em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e tarefas desenvolvidas contribuíram para a sensibilização à leitura com valor estético e para o reconhecimento e autorregulação das quatro emoções base por parte das crianças.
id RCAP_03dd8091599a17f25f94d1c2d9062b76
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantilEducação de InfânciaEmoçõesDesenvolvimento socioemocionalLiteratura InfantilChildhood EducationEmotionsSocio-emotional developmentChildren's LiteratureO presente relatório apresenta uma reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, realizado no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar. Nestes contextos educativos, desenvolveu-se um estudo centrado na relação entre o Desenvolvimento socioemocional e a Literatura Infantil, em que se abordaram as quatro emoções bases (Alegria, Tristeza, Raiva e medo) de forma a promover o desenvolvimento socioemocional da criança e despertar a reflexão dos seus diferentes estados emocionais e dos outros, recorrendo à Literatura Infantil. Em contexto de Creche, as crianças elaboraram atividades focadas essencialmente nas emoções Alegria e Tristeza, tendo sido valorizado o brincar no meio exterior e estimulado o sentido exploratório sensorial das crianças. Já em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e tarefas desenvolvidas contribuíram para a sensibilização à leitura com valor estético e para o reconhecimento e autorregulação das quatro emoções base por parte das crianças.This report presents a reflection and description of the Action-Research work in the contexts of Nursery and Kindergarten, carried out within the scope of the Practice and Supervised Intervention of the Master's Degree in Preschool Education. A study was developed in these educational contexts, centered on the relationship between Socio-Emotional Development and Children's Literature, in which the four basic emotions (Happiness, Sadness, Anger and Fear) were addressed in order to promote the socio-emotional development of the child and awaken the child's reflection of their different emotional states and those of others, using Children's Literature. In the Nursery context, the children elaborated activities focused essentially on the emotions of Joy and Sadness, and playing outside was valued and stimulated the children's sensorial exploratory sense. In the Pre-School Education context, the developed activities and tasks contributed to the awareness of reading with aesthetic value and to the recognition and self-regulation of the four basic emotions by the children.Cardoso, Luís Miguel Oliveira de BarrosMendes, TeresaCorreia, RosalinaRepositório ComumFonseca, Ana Patrícia Soares da2023-03-30T13:28:42Z2023-03-242023-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44402TID:203263952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T10:30:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:56.850007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
title O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
spellingShingle O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
Fonseca, Ana Patrícia Soares da
Educação de Infância
Emoções
Desenvolvimento socioemocional
Literatura Infantil
Childhood Education
Emotions
Socio-emotional development
Children's Literature
title_short O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
title_full O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
title_fullStr O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
title_full_unstemmed O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
title_sort O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantil
author Fonseca, Ana Patrícia Soares da
author_facet Fonseca, Ana Patrícia Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros
Mendes, Teresa
Correia, Rosalina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ana Patrícia Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Emoções
Desenvolvimento socioemocional
Literatura Infantil
Childhood Education
Emotions
Socio-emotional development
Children's Literature
topic Educação de Infância
Emoções
Desenvolvimento socioemocional
Literatura Infantil
Childhood Education
Emotions
Socio-emotional development
Children's Literature
description O presente relatório apresenta uma reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, realizado no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar. Nestes contextos educativos, desenvolveu-se um estudo centrado na relação entre o Desenvolvimento socioemocional e a Literatura Infantil, em que se abordaram as quatro emoções bases (Alegria, Tristeza, Raiva e medo) de forma a promover o desenvolvimento socioemocional da criança e despertar a reflexão dos seus diferentes estados emocionais e dos outros, recorrendo à Literatura Infantil. Em contexto de Creche, as crianças elaboraram atividades focadas essencialmente nas emoções Alegria e Tristeza, tendo sido valorizado o brincar no meio exterior e estimulado o sentido exploratório sensorial das crianças. Já em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e tarefas desenvolvidas contribuíram para a sensibilização à leitura com valor estético e para o reconhecimento e autorregulação das quatro emoções base por parte das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30T13:28:42Z
2023-03-24
2023-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44402
TID:203263952
url http://hdl.handle.net/10400.26/44402
identifier_str_mv TID:203263952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553838214742016