As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Domingos Bacelar de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26684
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
id RCAP_03de866482137b753c750656216866fb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário502:372.85372.85:504Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)De modo a facilitar a compreensão e visualização de conceitos científicos abstratos, os manuais escolares tem vindo a recorrer ao uso de analogias. Contudo para serem eficazes as analogias devem ser inseridas nos manuais escolares de acordo com as recomendações descritas na literatura. Este estudo, centrado no tópico programático dinâmica interna da Terra, procurou responder às seguintes questões de investigação: Qual a diversidade de analogias presentes nos manuais escolares Portugueses?; Que características apresentam as analogias inseridas nos manuais escolares?; Como são integradas as analogias no manual escolar?; Que utilização é feita, pelo autor dos manuais escolares, dessas analogias?; Em que medida o uso que é feito das analogias varia em função do nível de escolaridade a que pertence o manual escolar? Para tal, foram analisadas as analogias presentes em 21 manuais escolares portugueses, sendo 12 manuais de Ciências Naturais, 7º ano; seis manuais de Biologia/Geologia, 10º/11º ano; e três manuais de Geologia, 12º ano. Foram encontradas 73 analogias, as quais foram analisadas com base na grelha de análise adaptada de Thiele (1995). Os resultados obtidos indicam que cerca de 50% das analogias encontradas se encontram repetidas em vários manuais escolares; cerca de 40% das analogias podem induzir ou reforçar conceções alternativas; a maioria das analogias identificadas é de tipo funcional, é apresentada na forma verbal, é enriquecida, foi inserida no corpo do texto, tem como objetivo promover a aprendizagem de conceitos, não é acompanhada de uma descrição das suas limitações. Para além disso, constatou-se que sinalização da presença da analogia é o seu uso para o reforço da aprendizagem é mais frequente no ensino secundário do que no ensino básico. Este estudo também permite concluir que o modo como as analogias são empregues é semelhante ao modo como os autores de manuais escolares de ciências o fazem e que não são tidas em conta as recomendações dos educadores de ciências sobre boas práticas de inclusão de analogias em manuais escolares. Algumas recomendações para uma seleção e integração eficaz das analogias nos manuais escolares são apresentadas.School textbooks have been employing analogies in order to enhance understanding and visualization of abstract scientific concepts. To an effective integration of analogies, recommendations provided in the literature, on science education, must be taken into account. This study, focusing on the theme ‘Earth internal dynamics’ in school textbooks, aimed at answering the following research questions: What is the diversity of analogies presented in Portuguese school textbooks?; What are their characteristics?; How are they integrated? How do school textbooks’ authors use them?, and to what extent are analogies differently integrated in middle and secondary school textbooks? In order to answer these questions, 21 Portuguese textbooks were analysed (12 textbooks of Natural Sciences, 7th grade; six textbooks of Biology/ Geology,10/11th grade, and three textbooks of Geology, 12th grade). The 73 analogies identified were analysed using a framework adapted from Thiele (1995). Results show that about 50% of the analogies are repeated in different textbooks; about 40% of the analogies may induce or reinforce misconceptions, the majority of the analogies are of the type functional, are presented in the verbal format, are enriched, are inserted in the body of the main text, aim at enhancing learning of new concepts, and are not followed by a description of their limitations. In addition, explicit signalling of the analogies as well as their use as reinforcing learning were more frequent in secondary than in middle school textbooks. These results are similar to those found in other studies, and reveal that textbooks’ authors do not follow the recommendations of good practice of analogy integration reported in the literature. Recommendations for an effective selection and integration of analogies about geology in textbooks are provided.Afonso, Ana SofiaUniversidade do MinhoOliveira, Domingos Bacelar de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26684por201205173info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:21.100484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
title As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
spellingShingle As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
Oliveira, Domingos Bacelar de
502:372.85
372.85:504
title_short As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
title_full As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
title_fullStr As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
title_sort As analogias no tópico dinâmica interna da Terra: um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário
author Oliveira, Domingos Bacelar de
author_facet Oliveira, Domingos Bacelar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana Sofia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Domingos Bacelar de
dc.subject.por.fl_str_mv 502:372.85
372.85:504
topic 502:372.85
372.85:504
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/26684
url http://hdl.handle.net/1822/26684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132398361772032