Implementação de departamento de auditoria - empresa do setor alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Inês Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9630
Resumo: Mestrado em Auditoria
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spelling Implementação de departamento de auditoria - empresa do setor alimentarAuditoriaImplementaçãoDepartamento de Auditoria InternaEstudo de casoAuditImplementationInternal audit departmentCase studyMestrado em AuditoriaApós uma pesquisa e análise à literatura existente sobre Auditoria Interna, não foi possível encontrar qualquer estudo relativo às fases de implementação de um departamento de Auditoria Interna numa média empresa no setor alimentar. Hoje em dia, as organizações têm de observar continuadamente o seu meio envolvente, identificar ameaças e oportunidades no mercado, identificar os seus pontos fortes e pontos fracos, definir os seus objetivos estratégicos, o seu plano de ação e políticas globais e analisar sistematicamente os resultados que vão obtendo. O papel que a Auditoria Interna desempenha é fundamental para uma gestão eficaz, permite que as empresas alcancem com maior facilidade e rapidez os objetivos que se propuseram e obtenham uma posição mais competitiva, vantajosa e sustentada. Este trabalho tem, por isso, o intuito de verificar no âmbito empresarial as possibilidades de implementar o departamento de Auditoria Interna numa média empresa, bem como todos os requisitos necessários à sua criação. O método de investigação utilizado será o estudo de caso, sendo a informação recolhida através da análise dos procedimentos existentes na empresa, bem como entrevistas aos principais responsáveis pelos diversos departamentos. Será ainda analisada a informação disponível no website da empresa, bem como realizadas visitas à sede da empresa para observação direta.After a brief search and analysis of the existing literature on Internal Audit, it was not possible to find any study related to the implementation phases on the application of an Internal Audit department in a medium entity in the food sector. Nowadays, organizations must continually monitor their environment, identify threats and opportunities in the market, identify their strengths and weaknesses, define their strategic objectives, their overall strategies and policies, and systematically analyze the results that are being achieved. The role that Internal Audit plays is very important for companies to achieve a competitive, advantageous and sustained position and need to be managed effectively so that the proposed objectives are achieved. This work has, therefore, the intention of verify in the business environment the possibilities of implementing the Internal Audit department in a medium entity, as well as all the necessary requirements for its creation. The research method used is the case study and the information will be gathered through the analysis of existing procedures in the company, as well as interviews with key people of the various departments. An analysis of the information available on the company website will be made as well as visits to the company’s headquarters for direct observation.Oliveira, Nuno Miguel Filipe deRCIPLAmaral, Inês Oliveira2019-03-02T12:49:31Z2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:10.042375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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