O papel das câmaras de comércio nas relações comerciais internacionais. O caso da Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carolina Almendra Magalhães
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10578
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais
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spelling O papel das câmaras de comércio nas relações comerciais internacionais. O caso da Câmara de Comércio Luso-Belga-LuxemburguesaCâmaras de ComércioComércio InternacionalCooperação InstitucionalInvestimentoEmpresasEstadosRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações InternacionaisO presente relatório é o resultado de um estágio realizado na Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, ao longo de seis meses com uma frequência diária. Com este trabalho pretendi compreender melhor o papel das Câmaras de Comércio no fomento das relações comerciais internacionais e o papel da Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa na promoção das relações comerciais entre os países que representa. Esta instituição é uma Associação Sem Fins Lucrativos que não se encontra vinculada a nenhuma autoridade governamental e, por isso, desempenha o seu papel de forma independente. A sua missão é, então, promover os fluxos comerciais entre Portugal, a Bélgica e o Luxemburgo. Através do estágio realizado compreendi que estas instituições no geral, e a Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa em particular, têm um papel muito activo e próximo na promoção relações comerciais junto das empresas, principalmente das de menor dimensão e recursos. No entanto, o peso das suas acções é muito limitado quando observado no panorama comercial dos países representados. A meu ver, as Câmaras de Comércio necessitam de mais recursos financeiros e informacionais e precisam de uma maior dedicação à divulgação das suas acções de forma a poderem prestar mais e melhores serviços.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNRodrigues, Carolina Almendra Magalhães2013-10-16T09:01:38Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:25Zoai:run.unl.pt:10362/10578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:33.421853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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