Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandes, Holger
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4417
Resumo: Baseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, nãobrincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.
id RCAP_03f67ba807f0f2500b6a8b8a07a1321d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infânciaGrupo de criançasParesEducação pré-escolarChildren’s groupPeersEarly childhood educationGroupes d'enfantsPairsÉducation préscolaireBaseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, nãobrincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.Abstract Based on qualitative analyses of processes in children’s groups this article emphazises the importance of peers and children’s groups not only for the formation of later group skills, but also for the fundamental ability to empathise and for further cognitive development. The most important medium in children’s groups is role (make belief-) playing. These are fantasy situations, but the children subtly also play out family dynamics and gender roles and use the group to establish themselves as social subjects. Regarding cognitive development children learn to move between the spheres of play, non-play and metacommunication. It is shown at what age children gain the ability to work over extended periods with groups of other children and how ECEworkers can support children in developing this ability.Résumé Basé sur l'analyse qualitative de processus dans des groupes d'enfants, cet articule met l'accent sur l'importance des pairs et des groupes d'enfants, non seulement pour la formation des capacités de relations postérieures en groupe, mais aussi pour la capacité de ressentir de l' empathie, comme encore pour le développement cognitif. Le moyen le plus important dans les groupes d'enfants est de jouer des rôles (faire semblant). Ce sont des situations de fantaisie, mais les enfants profitent de ces situations pour représenter la dynamique familiale ou les rôles des sexes. Les enfants utilisent le groupe pour se déterminer en tant qu'objets sociaux. En ce qui concerne le développement cognitif, les enfants apprennent à se mouvoir entre les sphères du jeu, du non-jeu et de la métacommunication. Il est démontré à quels âges les enfants possèdent la capacité de travailler avec d'autres groupes d'enfants durant une longue période de temps et comment les éducateurs peuvent aider les enfants à développer cette capacité.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLBrandes, Holger2015-04-08T09:59:07Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4417porBrandes, H. (2014). Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no Jardim de Infância. Da Investigação às Práticas , 5(I), 4 - 182182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:52.059864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
spellingShingle Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
Brandes, Holger
Grupo de crianças
Pares
Educação pré-escolar
Children’s group
Peers
Early childhood education
Groupes d'enfants
Pairs
Éducation préscolaire
title_short Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_full Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_fullStr Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_full_unstemmed Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_sort Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
author Brandes, Holger
author_facet Brandes, Holger
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandes, Holger
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo de crianças
Pares
Educação pré-escolar
Children’s group
Peers
Early childhood education
Groupes d'enfants
Pairs
Éducation préscolaire
topic Grupo de crianças
Pares
Educação pré-escolar
Children’s group
Peers
Early childhood education
Groupes d'enfants
Pairs
Éducation préscolaire
description Baseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, nãobrincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08T09:59:07Z
2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4417
url http://hdl.handle.net/10400.21/4417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brandes, H. (2014). Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no Jardim de Infância. Da Investigação às Práticas , 5(I), 4 - 18
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133395790331904