Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Carlos Miguel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4406
Resumo: O insucesso escolar tem vindo a motivar o estudo em vários domínios das ciências sociais, através não só da reflexão sobre o fenómeno e politicas educativas, bem como através da construção de modelos conceptuais e explicativos do insucesso escolar. O insucesso escolar em ambiente académico pode assumir outros contornos de complexidade que são merecedores de estudo, o que evidencia a necessidade de vislumbrar quais os seus principais factores. O estudo, no qual esta tese se baseia, teve como objectivo a construção de um modelo sócio-psicológico explicativo do sucesso escolar, bem como descortinar os principais factores sociológicos e psicológicos do insucesso académico numa instituição de ensino superior – o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Para isso procedeu-se à construção de um questionário para aplicar a uma amostra de 200 alunos de dois estabelecimentos do ensino (ESSA - Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPB. Após a recolha da amostra aplicaram-se os Modelos de Regressão Linear Múltipla e de Regressão Logística, por forma a obter os modelo sociológico, psicológico e sócio-psicológico, capazes de predizer o sucesso ou a probabilidade de um aluno ter sucesso académico. Os resultados demonstram que em média os alunos da ESSA e os alunos do sexo feminino têm mais sucesso académico, e que um bom relacionamento dos alunos com os professores, um bom índice de motivação para estudo e um bom rendimento no agregado familiar são factores chave para o sucesso académico dos alunos.
id RCAP_03f9fff721222a2e1d78ae81aef5fccf
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressãoEstudantesInsucesso académicoRegressão linear múltiplaRegressão logísticaStudentsAcademic failureMultiple Linear RegressionLogistic regressionO insucesso escolar tem vindo a motivar o estudo em vários domínios das ciências sociais, através não só da reflexão sobre o fenómeno e politicas educativas, bem como através da construção de modelos conceptuais e explicativos do insucesso escolar. O insucesso escolar em ambiente académico pode assumir outros contornos de complexidade que são merecedores de estudo, o que evidencia a necessidade de vislumbrar quais os seus principais factores. O estudo, no qual esta tese se baseia, teve como objectivo a construção de um modelo sócio-psicológico explicativo do sucesso escolar, bem como descortinar os principais factores sociológicos e psicológicos do insucesso académico numa instituição de ensino superior – o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Para isso procedeu-se à construção de um questionário para aplicar a uma amostra de 200 alunos de dois estabelecimentos do ensino (ESSA - Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPB. Após a recolha da amostra aplicaram-se os Modelos de Regressão Linear Múltipla e de Regressão Logística, por forma a obter os modelo sociológico, psicológico e sócio-psicológico, capazes de predizer o sucesso ou a probabilidade de um aluno ter sucesso académico. Os resultados demonstram que em média os alunos da ESSA e os alunos do sexo feminino têm mais sucesso académico, e que um bom relacionamento dos alunos com os professores, um bom índice de motivação para estudo e um bom rendimento no agregado familiar são factores chave para o sucesso académico dos alunos.School failure has motivated studies in numerous areas of social sciences, not only through reflection on the subject and of educational policies but also through the construction of conceptual models of explanation of academic failure. Academic failure in an academic environment can bring some complexity that is worth studying, in order to find the main causes. This study aims to construct a socio-psychological model to explain academic failure, as well as to specify the main sociological and psychological causes of academic failure in a university environment - the Instituto Politécnico of Bragança. To achieve this goal, a questionnaire was applied to a sample of 200 students in two different schools (ESSA -Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão). Multiple linear regression and a logistic regression models were applied in order to find the main predictors of the academic success as well as the most important variables to predict the probability of a student having academic success. The results showed that, on average, the students from ESSA and the female students had more academic success, and that a good relationship between students and teachers, a high motivation to study and a higher family aggregate income are key factors for the academic success of the students.2013-01-23T15:07:35Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4406porAfonso, Carlos Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:33Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:30.146366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
title Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
spellingShingle Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
Afonso, Carlos Miguel
Estudantes
Insucesso académico
Regressão linear múltipla
Regressão logística
Students
Academic failure
Multiple Linear Regression
Logistic regression
title_short Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
title_full Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
title_fullStr Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
title_full_unstemmed Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
title_sort Alguns factores e condicionantes do sucesso escolar académico: a aplicação de modelos de regressão
author Afonso, Carlos Miguel
author_facet Afonso, Carlos Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Carlos Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Insucesso académico
Regressão linear múltipla
Regressão logística
Students
Academic failure
Multiple Linear Regression
Logistic regression
topic Estudantes
Insucesso académico
Regressão linear múltipla
Regressão logística
Students
Academic failure
Multiple Linear Regression
Logistic regression
description O insucesso escolar tem vindo a motivar o estudo em vários domínios das ciências sociais, através não só da reflexão sobre o fenómeno e politicas educativas, bem como através da construção de modelos conceptuais e explicativos do insucesso escolar. O insucesso escolar em ambiente académico pode assumir outros contornos de complexidade que são merecedores de estudo, o que evidencia a necessidade de vislumbrar quais os seus principais factores. O estudo, no qual esta tese se baseia, teve como objectivo a construção de um modelo sócio-psicológico explicativo do sucesso escolar, bem como descortinar os principais factores sociológicos e psicológicos do insucesso académico numa instituição de ensino superior – o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Para isso procedeu-se à construção de um questionário para aplicar a uma amostra de 200 alunos de dois estabelecimentos do ensino (ESSA - Escola Superior de Saúde; ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPB. Após a recolha da amostra aplicaram-se os Modelos de Regressão Linear Múltipla e de Regressão Logística, por forma a obter os modelo sociológico, psicológico e sócio-psicológico, capazes de predizer o sucesso ou a probabilidade de um aluno ter sucesso académico. Os resultados demonstram que em média os alunos da ESSA e os alunos do sexo feminino têm mais sucesso académico, e que um bom relacionamento dos alunos com os professores, um bom índice de motivação para estudo e um bom rendimento no agregado familiar são factores chave para o sucesso académico dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010-04
2013-01-23T15:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4406
url http://hdl.handle.net/10071/4406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134866915196928