Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Filipa Vaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23960
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado em ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo de 2016/2017. O estágio teve como instituição acolhedora o Conservatório Regional de Évora - Eborae Música (CREV). Após uma contextualização do Conservatório Regional de Évora e uma apresentação dos alunos seguidos no estágio, segue uma descrição do desempenho de cada uma das alunas e, no final, uma análise crítica da atividade docente. Na segunda secção é apresentada uma investigação exploratória, que tem como objetivo averiguar se as crianças que frequentam a iniciação em violino têm contacto com as melodias de carácter oral tradicional do Alentejo. Foram escolhidas para os questionários melodias que são do conhecimento geral da população da região, de seguida é feita uma seleção das melodias pelos alunos. A etapa seguinte tem como meta a adaptação das peças para o nível dos alunos que frequentam o regime iniciação em violino; Abstract: Repport Of The Supervised Teaching Practice at Escola De Música Conservatório Regional De Évora. Violin Iniciation Method Emphacizing on Alentejo`s Traditional Music This report is part of the Supervised Teaching Practice course unit, from the Master of Arts in Music Teaching at the University of Évora, regarding the academic year 2016/2017. The internship was hosted by the Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica (CREV). After a presentation of the CREV and the students followed during the internship, follows a description of each student's performance. We finish this first part with a critical analysis of the intern's activity. In the second part, we present an exploratory research, with the purpose of examining the violin-teaching situation of Alentejo to ascertain if students are in contact with melodies of the oral traditional nature of this region. For this survey we chose well-known melodies. Afterwards the students select the melodies, which will then be adapted to the students' levels.
id RCAP_04034c62239042ce90cb387d6336f902
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"Prática de ensinoEstágio supervisionadoViolinoMelodias tradicionais alentejanasIniciação ao violinoMétodo para violinoTeaching practicesSupervised internshipViolinTraditional melodies from AlentejoViolin beginner courseViolin methodO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado em ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo de 2016/2017. O estágio teve como instituição acolhedora o Conservatório Regional de Évora - Eborae Música (CREV). Após uma contextualização do Conservatório Regional de Évora e uma apresentação dos alunos seguidos no estágio, segue uma descrição do desempenho de cada uma das alunas e, no final, uma análise crítica da atividade docente. Na segunda secção é apresentada uma investigação exploratória, que tem como objetivo averiguar se as crianças que frequentam a iniciação em violino têm contacto com as melodias de carácter oral tradicional do Alentejo. Foram escolhidas para os questionários melodias que são do conhecimento geral da população da região, de seguida é feita uma seleção das melodias pelos alunos. A etapa seguinte tem como meta a adaptação das peças para o nível dos alunos que frequentam o regime iniciação em violino; Abstract: Repport Of The Supervised Teaching Practice at Escola De Música Conservatório Regional De Évora. Violin Iniciation Method Emphacizing on Alentejo`s Traditional Music This report is part of the Supervised Teaching Practice course unit, from the Master of Arts in Music Teaching at the University of Évora, regarding the academic year 2016/2017. The internship was hosted by the Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica (CREV). After a presentation of the CREV and the students followed during the internship, follows a description of each student's performance. We finish this first part with a critical analysis of the intern's activity. In the second part, we present an exploratory research, with the purpose of examining the violin-teaching situation of Alentejo to ascertain if students are in contact with melodies of the oral traditional nature of this region. For this survey we chose well-known melodies. Afterwards the students select the melodies, which will then be adapted to the students' levels.Universidade de Évora2019-01-09T17:06:43Z2019-01-092018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23960http://hdl.handle.net/10174/23960TID:202127176porDepartamento de Músicaandreiavaz85@yahoo.com203Fernandes, Andreia Filipa Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:42.951685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
title Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
Fernandes, Andreia Filipa Vaz
Prática de ensino
Estágio supervisionado
Violino
Melodias tradicionais alentejanas
Iniciação ao violino
Método para violino
Teaching practices
Supervised internship
Violin
Traditional melodies from Alentejo
Violin beginner course
Violin method
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada na Escola de Música Conservatório Regional de Évora. "Método de iniciação ao violino prestigiando a música de tradição oral do Alentejo"
author Fernandes, Andreia Filipa Vaz
author_facet Fernandes, Andreia Filipa Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andreia Filipa Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Estágio supervisionado
Violino
Melodias tradicionais alentejanas
Iniciação ao violino
Método para violino
Teaching practices
Supervised internship
Violin
Traditional melodies from Alentejo
Violin beginner course
Violin method
topic Prática de ensino
Estágio supervisionado
Violino
Melodias tradicionais alentejanas
Iniciação ao violino
Método para violino
Teaching practices
Supervised internship
Violin
Traditional melodies from Alentejo
Violin beginner course
Violin method
description O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada do Mestrado em ensino da Música da Universidade de Évora, relativo ao ano letivo de 2016/2017. O estágio teve como instituição acolhedora o Conservatório Regional de Évora - Eborae Música (CREV). Após uma contextualização do Conservatório Regional de Évora e uma apresentação dos alunos seguidos no estágio, segue uma descrição do desempenho de cada uma das alunas e, no final, uma análise crítica da atividade docente. Na segunda secção é apresentada uma investigação exploratória, que tem como objetivo averiguar se as crianças que frequentam a iniciação em violino têm contacto com as melodias de carácter oral tradicional do Alentejo. Foram escolhidas para os questionários melodias que são do conhecimento geral da população da região, de seguida é feita uma seleção das melodias pelos alunos. A etapa seguinte tem como meta a adaptação das peças para o nível dos alunos que frequentam o regime iniciação em violino; Abstract: Repport Of The Supervised Teaching Practice at Escola De Música Conservatório Regional De Évora. Violin Iniciation Method Emphacizing on Alentejo`s Traditional Music This report is part of the Supervised Teaching Practice course unit, from the Master of Arts in Music Teaching at the University of Évora, regarding the academic year 2016/2017. The internship was hosted by the Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica (CREV). After a presentation of the CREV and the students followed during the internship, follows a description of each student's performance. We finish this first part with a critical analysis of the intern's activity. In the second part, we present an exploratory research, with the purpose of examining the violin-teaching situation of Alentejo to ascertain if students are in contact with melodies of the oral traditional nature of this region. For this survey we chose well-known melodies. Afterwards the students select the melodies, which will then be adapted to the students' levels.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07T00:00:00Z
2019-01-09T17:06:43Z
2019-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23960
http://hdl.handle.net/10174/23960
TID:202127176
url http://hdl.handle.net/10174/23960
identifier_str_mv TID:202127176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
andreiavaz85@yahoo.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136629137342464