Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Margarida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rebelo, Dorinda, Bonito, Jorge, Marques, Luís, Medina, Jorge, Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21392
Resumo: A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.
id RCAP_042287145d420f312c08946a25e5a4f5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de ViseuCiênciaTecnologia e SociedadeGeologiaRecursos geológicosAmbientes exteriores à sala de aulaA geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.La géologie accorde une importante contribution à l’éducation scientifique des citoyens en permettant que ceux-ci reconnaissent l’utilité de la science, en tant que discipline scolaire, pour la résolution de problèmes qui les affectent et qui affligent les sociétés dans lesquelles ils participent. Les environnements extérieurs à salle de classe sont, actuellement, reconnus comme des espaces d’apprentissage optimisateurs du développement des compétences scientifiques et de la compréhension de l’utilité et de l’importance de la connaissance scientifique et technologique dans les sociétés actuelles. Dans cet article nous présentons un parcours d’apprentissage qui a été mis en place dans la discipline de Géologie, intégré dans la thématique « La Terre, hier, aujourd’hui et demain » qui a mobilisé pour le contexte éducatif des problématiques locales en rapport avec la façon dont les ressources géologiques ont été utilisées, au fil du temps, dans la construction de monuments religieux dans la région de Viseu (Portugal).Geology offers a huge contribution for improving citizens’ scientific knowledge, allowing them to recognize the school curriculum effectiveness in solving problems that society is faced with. The outdoor learning environment – crucial through the geology process of teaching and learning - is, among others, recognized as having the potential to promote both a set of scientific competences and the understanding of the importance of scientific and technological knowledge in present society. This study deals with a teaching and learning process that was implemented with students of 15/16 years old in the subject of Geology, more specifically, in the curricular topic “The Earth: yesterday, today and tomorrow.” Local issues related to the way the geological resources have been used over time in the construction of religious monuments in the Viseu region (Portugal) were taken into account working as the educational context.CIDTFF - Universidade de Aveiro2018-01-10T11:19:48Z2016-07-01T00:00:00Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21392por1647-3582Morgado, MargaridaRebelo, DorindaBonito, JorgeMarques, LuísMedina, JorgeAndrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-31T01:51:13ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
spellingShingle Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
Morgado, Margarida
Ciência
Tecnologia e Sociedade
Geologia
Recursos geológicos
Ambientes exteriores à sala de aula
title_short Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_full Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_fullStr Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_full_unstemmed Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
title_sort Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
author Morgado, Margarida
author_facet Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Bonito, Jorge
Marques, Luís
Medina, Jorge
Andrade, António
author_role author
author2 Rebelo, Dorinda
Bonito, Jorge
Marques, Luís
Medina, Jorge
Andrade, António
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Bonito, Jorge
Marques, Luís
Medina, Jorge
Andrade, António
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Tecnologia e Sociedade
Geologia
Recursos geológicos
Ambientes exteriores à sala de aula
topic Ciência
Tecnologia e Sociedade
Geologia
Recursos geológicos
Ambientes exteriores à sala de aula
description A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01T00:00:00Z
2016-07
2018-01-10T11:19:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21392
url http://hdl.handle.net/10773/21392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303534055718912