Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21392 |
Resumo: | A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu. |
id |
RCAP_042287145d420f312c08946a25e5a4f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de ViseuCiênciaTecnologia e SociedadeGeologiaRecursos geológicosAmbientes exteriores à sala de aulaA geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.La géologie accorde une importante contribution à l’éducation scientifique des citoyens en permettant que ceux-ci reconnaissent l’utilité de la science, en tant que discipline scolaire, pour la résolution de problèmes qui les affectent et qui affligent les sociétés dans lesquelles ils participent. Les environnements extérieurs à salle de classe sont, actuellement, reconnus comme des espaces d’apprentissage optimisateurs du développement des compétences scientifiques et de la compréhension de l’utilité et de l’importance de la connaissance scientifique et technologique dans les sociétés actuelles. Dans cet article nous présentons un parcours d’apprentissage qui a été mis en place dans la discipline de Géologie, intégré dans la thématique « La Terre, hier, aujourd’hui et demain » qui a mobilisé pour le contexte éducatif des problématiques locales en rapport avec la façon dont les ressources géologiques ont été utilisées, au fil du temps, dans la construction de monuments religieux dans la région de Viseu (Portugal).Geology offers a huge contribution for improving citizens’ scientific knowledge, allowing them to recognize the school curriculum effectiveness in solving problems that society is faced with. The outdoor learning environment – crucial through the geology process of teaching and learning - is, among others, recognized as having the potential to promote both a set of scientific competences and the understanding of the importance of scientific and technological knowledge in present society. This study deals with a teaching and learning process that was implemented with students of 15/16 years old in the subject of Geology, more specifically, in the curricular topic “The Earth: yesterday, today and tomorrow.” Local issues related to the way the geological resources have been used over time in the construction of religious monuments in the Viseu region (Portugal) were taken into account working as the educational context.CIDTFF - Universidade de Aveiro2018-01-10T11:19:48Z2016-07-01T00:00:00Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21392por1647-3582Morgado, MargaridaRebelo, DorindaBonito, JorgeMarques, LuísMedina, JorgeAndrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:04Zoai:ria.ua.pt:10773/21392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:53.709652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
spellingShingle |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu Morgado, Margarida Ciência Tecnologia e Sociedade Geologia Recursos geológicos Ambientes exteriores à sala de aula |
title_short |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_full |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_fullStr |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_full_unstemmed |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
title_sort |
Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu |
author |
Morgado, Margarida |
author_facet |
Morgado, Margarida Rebelo, Dorinda Bonito, Jorge Marques, Luís Medina, Jorge Andrade, António |
author_role |
author |
author2 |
Rebelo, Dorinda Bonito, Jorge Marques, Luís Medina, Jorge Andrade, António |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Margarida Rebelo, Dorinda Bonito, Jorge Marques, Luís Medina, Jorge Andrade, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Tecnologia e Sociedade Geologia Recursos geológicos Ambientes exteriores à sala de aula |
topic |
Ciência Tecnologia e Sociedade Geologia Recursos geológicos Ambientes exteriores à sala de aula |
description |
A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01T00:00:00Z 2016-07 2018-01-10T11:19:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21392 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137612211945472 |