Processamento da informação, hipertexto e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/517 |
Resumo: | Este artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimento. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinção entre representações declarativas, procedimentais e contextuais propõe-se uma abordagem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação. |
id |
RCAP_0462abfd66435e59f16cf1271866567e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/517 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processamento da informação, hipertexto e educaçãoEste artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimento. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinção entre representações declarativas, procedimentais e contextuais propõe-se uma abordagem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.This paper analyses the human information processing paradigm through the computing analogy. Based on cognitive parallel processing and the distinction between declarative, procedural and contextual knowledge representations, the author suggests an alternative approach to the development of the hypertext technology metaphor in education.Cet article on analyse le paradigme de traitement de l’information à travers le rôle de l’analogie computationnelle et de ses implications dans le processus d’acquisition et de représentation de la connaissance. Sur la base de la conception de traitement cognitif parallèle et de la distinction entre représentations déclaratives, de procédés et contextuelles, on propose un abordage alternatif de la métaphore de développement de la technologie hypertexte en éducation.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoDias, Paulo19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/517por"Revista Portuguesa de Educação". 6:1 (1993) 71-83.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:44.160469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processamento da informação, hipertexto e educação |
title |
Processamento da informação, hipertexto e educação |
spellingShingle |
Processamento da informação, hipertexto e educação Dias, Paulo |
title_short |
Processamento da informação, hipertexto e educação |
title_full |
Processamento da informação, hipertexto e educação |
title_fullStr |
Processamento da informação, hipertexto e educação |
title_full_unstemmed |
Processamento da informação, hipertexto e educação |
title_sort |
Processamento da informação, hipertexto e educação |
author |
Dias, Paulo |
author_facet |
Dias, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Paulo |
description |
Este artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimento. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinção entre representações declarativas, procedimentais e contextuais propõe-se uma abordagem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/517 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Portuguesa de Educação". 6:1 (1993) 71-83. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132755547652096 |