Processamento da informação, hipertexto e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/517
Resumo: Este artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimento. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinção entre representações declarativas, procedimentais e contextuais propõe-se uma abordagem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.
id RCAP_0462abfd66435e59f16cf1271866567e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processamento da informação, hipertexto e educaçãoEste artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimento. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinção entre representações declarativas, procedimentais e contextuais propõe-se uma abordagem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.This paper analyses the human information processing paradigm through the computing analogy. Based on cognitive parallel processing and the distinction between declarative, procedural and contextual knowledge representations, the author suggests an alternative approach to the development of the hypertext technology metaphor in education.Cet article on analyse le paradigme de traitement de l’information à travers le rôle de l’analogie computationnelle et de ses implications dans le processus d’acquisition et de représentation de la connaissance. Sur la base de la conception de traitement cognitif parallèle et de la distinction entre représentations déclaratives, de procédés et contextuelles, on propose un abordage alternatif de la métaphore de développement de la technologie hypertexte en éducation.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoDias, Paulo19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/517por"Revista Portuguesa de Educação". 6:1 (1993) 71-83.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:44.160469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processamento da informação, hipertexto e educação
title Processamento da informação, hipertexto e educação
spellingShingle Processamento da informação, hipertexto e educação
Dias, Paulo
title_short Processamento da informação, hipertexto e educação
title_full Processamento da informação, hipertexto e educação
title_fullStr Processamento da informação, hipertexto e educação
title_full_unstemmed Processamento da informação, hipertexto e educação
title_sort Processamento da informação, hipertexto e educação
author Dias, Paulo
author_facet Dias, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paulo
description Este artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimento. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinção entre representações declarativas, procedimentais e contextuais propõe-se uma abordagem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/517
url http://hdl.handle.net/1822/517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Portuguesa de Educação". 6:1 (1993) 71-83.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132755547652096