A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adérito José de Sá 
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/169
Resumo: O objectivo da presente investigação centra-se em conhecer o contributo que a formação contínua de professores, na área da Educação Ambiental, fornece à melhoria das respectivas práticas educativas. Nesta conformidade, procurámos conhecer a acção e o envolvimento dos professores, enquanto agentes essenciais do processo educativo, com a temática ambiental, quer ao nível dos conteúdos abordados nas respectivas aulas, quer ao nível dos projectos ou actividades que desenvolveram, em conjunto com os seus alunos, relacionados com esta temática. A presente dissertação encontra-se dividida em duas parte: a primeira trata do enquadramento teórico e a segunda do estudo empírico, um estudo de caso. No que respeita ao enquadramento teórico foi feita uma abordagem conceptual à problemática em estudo tendo sido consultados os normativos legais em vigor. Numa tentativa de clarificação da pertinência e da oportunidade do presente estudo contámos com os contributos já dados por diversos autores. No estudo de caso, apresentamos e analisamos os dados obtidos, tendo em vista respondermos às hipóteses que formulámos. Nas conclusões finais, apresentamos a reflexão sobre o contributo que a formação contínua de professores pode dar a melhoria das práticas educativas, chamando a atenção para a necessidade de se investir mais em acções relacionadas com a temática ambiental, integradas nessa modalidade formativa.
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