A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/169 |
Resumo: | O objectivo da presente investigação centra-se em conhecer o contributo que a formação contínua de professores, na área da Educação Ambiental, fornece à melhoria das respectivas práticas educativas. Nesta conformidade, procurámos conhecer a acção e o envolvimento dos professores, enquanto agentes essenciais do processo educativo, com a temática ambiental, quer ao nível dos conteúdos abordados nas respectivas aulas, quer ao nível dos projectos ou actividades que desenvolveram, em conjunto com os seus alunos, relacionados com esta temática. A presente dissertação encontra-se dividida em duas parte: a primeira trata do enquadramento teórico e a segunda do estudo empírico, um estudo de caso. No que respeita ao enquadramento teórico foi feita uma abordagem conceptual à problemática em estudo tendo sido consultados os normativos legais em vigor. Numa tentativa de clarificação da pertinência e da oportunidade do presente estudo contámos com os contributos já dados por diversos autores. No estudo de caso, apresentamos e analisamos os dados obtidos, tendo em vista respondermos às hipóteses que formulámos. Nas conclusões finais, apresentamos a reflexão sobre o contributo que a formação contínua de professores pode dar a melhoria das práticas educativas, chamando a atenção para a necessidade de se investir mais em acções relacionadas com a temática ambiental, integradas nessa modalidade formativa. |
id |
RCAP_046b26481e91521993a066198d2ab71f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa.Educação ambientalFormação contínuaDocentesEscolaTMEO objectivo da presente investigação centra-se em conhecer o contributo que a formação contínua de professores, na área da Educação Ambiental, fornece à melhoria das respectivas práticas educativas. Nesta conformidade, procurámos conhecer a acção e o envolvimento dos professores, enquanto agentes essenciais do processo educativo, com a temática ambiental, quer ao nível dos conteúdos abordados nas respectivas aulas, quer ao nível dos projectos ou actividades que desenvolveram, em conjunto com os seus alunos, relacionados com esta temática. A presente dissertação encontra-se dividida em duas parte: a primeira trata do enquadramento teórico e a segunda do estudo empírico, um estudo de caso. No que respeita ao enquadramento teórico foi feita uma abordagem conceptual à problemática em estudo tendo sido consultados os normativos legais em vigor. Numa tentativa de clarificação da pertinência e da oportunidade do presente estudo contámos com os contributos já dados por diversos autores. No estudo de caso, apresentamos e analisamos os dados obtidos, tendo em vista respondermos às hipóteses que formulámos. Nas conclusões finais, apresentamos a reflexão sobre o contributo que a formação contínua de professores pode dar a melhoria das práticas educativas, chamando a atenção para a necessidade de se investir mais em acções relacionadas com a temática ambiental, integradas nessa modalidade formativa.2009-06-12T16:00:59Z2013-08-14T18:00:34Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/169porcota: TME 355Gomes, Adérito José de Sá info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:27ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. |
title |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. |
spellingShingle |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. Gomes, Adérito José de Sá Educação ambiental Formação contínua Docentes Escola TME |
title_short |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. |
title_full |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. |
title_fullStr |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. |
title_full_unstemmed |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. |
title_sort |
A formação contínua de professores no âmbito da educação ambiental: seus reflexos na prática educativa. |
author |
Gomes, Adérito José de Sá |
author_facet |
Gomes, Adérito José de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Adérito José de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Formação contínua Docentes Escola TME |
topic |
Educação ambiental Formação contínua Docentes Escola TME |
description |
O objectivo da presente investigação centra-se em conhecer o contributo que a formação contínua de professores, na área da Educação Ambiental, fornece à melhoria das respectivas práticas educativas. Nesta conformidade, procurámos conhecer a acção e o envolvimento dos professores, enquanto agentes essenciais do processo educativo, com a temática ambiental, quer ao nível dos conteúdos abordados nas respectivas aulas, quer ao nível dos projectos ou actividades que desenvolveram, em conjunto com os seus alunos, relacionados com esta temática. A presente dissertação encontra-se dividida em duas parte: a primeira trata do enquadramento teórico e a segunda do estudo empírico, um estudo de caso. No que respeita ao enquadramento teórico foi feita uma abordagem conceptual à problemática em estudo tendo sido consultados os normativos legais em vigor. Numa tentativa de clarificação da pertinência e da oportunidade do presente estudo contámos com os contributos já dados por diversos autores. No estudo de caso, apresentamos e analisamos os dados obtidos, tendo em vista respondermos às hipóteses que formulámos. Nas conclusões finais, apresentamos a reflexão sobre o contributo que a formação contínua de professores pode dar a melhoria das práticas educativas, chamando a atenção para a necessidade de se investir mais em acções relacionadas com a temática ambiental, integradas nessa modalidade formativa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2009-06-12T16:00:59Z 2013-08-14T18:00:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/169 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
cota: TME 355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546286641152 |