O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Marta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise da relação bidirecional entre o cidadão e as plataformas digitais disponíveis para o mesmo, no âmbito da administração pública portuguesa. No período compreendido entre 2006 até ao ano atual, a administração pública portuguesa na sua natureza central e local produziu e implementou distintos programas de modernização tendo em vista a simplificação de processos de negócio e a abertura da administração ao cidadão.O plano analítico desta abordagem consistiu na seleção de conceitos repetidamente abordados nos respetivos programas para a consequente leitura dos mesmos de acordo com conceitos preconizados pelas teorias do informacionalismo e da comunicação.Após o esforço de modernização da administração pública importa, agora, aferir as principais transformações operadas no cidadão, enquanto sujeito, através das plenas potencialidades da sociedade em rede ao serviço de uma plena sociedade de informação. Estas transformações poderão ser visíveis em distintas dimensões da socialidade do cidadão, nomeadamente no seu próprio comportamento informacional no que concerne à relação de exigência que estabelece, hoje,com os serviços públicos que funcionem em plataformas digitais. Essa mesma exigência determinará futuras estratégias de desenho e desenvolvimento de serviços públicos que para além da mera natureza tecnológica terão de assumir uma natureza social sistémica e capaz de permitir o desencadear de processos auto-organizativos.O universo em estudo no presente artigo tem as suas fronteiras delimitadas por conceitos como a sociedade da informação, o processo comunicacional e a sociedade em rede perante o cidadão consumidor e cocriador (prosumer) de uma organização de natureza pública.
id RCAP_047adbe13f5dc2910938994660a955e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacionalO presente artigo apresenta uma análise da relação bidirecional entre o cidadão e as plataformas digitais disponíveis para o mesmo, no âmbito da administração pública portuguesa. No período compreendido entre 2006 até ao ano atual, a administração pública portuguesa na sua natureza central e local produziu e implementou distintos programas de modernização tendo em vista a simplificação de processos de negócio e a abertura da administração ao cidadão.O plano analítico desta abordagem consistiu na seleção de conceitos repetidamente abordados nos respetivos programas para a consequente leitura dos mesmos de acordo com conceitos preconizados pelas teorias do informacionalismo e da comunicação.Após o esforço de modernização da administração pública importa, agora, aferir as principais transformações operadas no cidadão, enquanto sujeito, através das plenas potencialidades da sociedade em rede ao serviço de uma plena sociedade de informação. Estas transformações poderão ser visíveis em distintas dimensões da socialidade do cidadão, nomeadamente no seu próprio comportamento informacional no que concerne à relação de exigência que estabelece, hoje,com os serviços públicos que funcionem em plataformas digitais. Essa mesma exigência determinará futuras estratégias de desenho e desenvolvimento de serviços públicos que para além da mera natureza tecnológica terão de assumir uma natureza social sistémica e capaz de permitir o desencadear de processos auto-organizativos.O universo em estudo no presente artigo tem as suas fronteiras delimitadas por conceitos como a sociedade da informação, o processo comunicacional e a sociedade em rede perante o cidadão consumidor e cocriador (prosumer) de uma organização de natureza pública.PRISMA.COM2014-03-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909PRISMA.COM; N.º 22 (2014): Especial (ICPD); 21-421646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909/3178Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Marta2022-09-06T09:23:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:25.350963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
title O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
spellingShingle O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
Brandão, Marta
title_short O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
title_full O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
title_fullStr O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
title_full_unstemmed O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
title_sort O cidadão e as plataformas digitais: a modernização administrativa à luz do paradigma infocomunicacional
author Brandão, Marta
author_facet Brandão, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Marta
description O presente artigo apresenta uma análise da relação bidirecional entre o cidadão e as plataformas digitais disponíveis para o mesmo, no âmbito da administração pública portuguesa. No período compreendido entre 2006 até ao ano atual, a administração pública portuguesa na sua natureza central e local produziu e implementou distintos programas de modernização tendo em vista a simplificação de processos de negócio e a abertura da administração ao cidadão.O plano analítico desta abordagem consistiu na seleção de conceitos repetidamente abordados nos respetivos programas para a consequente leitura dos mesmos de acordo com conceitos preconizados pelas teorias do informacionalismo e da comunicação.Após o esforço de modernização da administração pública importa, agora, aferir as principais transformações operadas no cidadão, enquanto sujeito, através das plenas potencialidades da sociedade em rede ao serviço de uma plena sociedade de informação. Estas transformações poderão ser visíveis em distintas dimensões da socialidade do cidadão, nomeadamente no seu próprio comportamento informacional no que concerne à relação de exigência que estabelece, hoje,com os serviços públicos que funcionem em plataformas digitais. Essa mesma exigência determinará futuras estratégias de desenho e desenvolvimento de serviços públicos que para além da mera natureza tecnológica terão de assumir uma natureza social sistémica e capaz de permitir o desencadear de processos auto-organizativos.O universo em estudo no presente artigo tem as suas fronteiras delimitadas por conceitos como a sociedade da informação, o processo comunicacional e a sociedade em rede perante o cidadão consumidor e cocriador (prosumer) de uma organização de natureza pública.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1909/3178
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 22 (2014): Especial (ICPD); 21-42
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170822492160