Estudo experimental para a avaliação do ruído, performance e eficiência energética de motoventiladores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ivan Normano Pinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10501
Resumo: O setor da refrigeração está atualmente a acompanhar a tendência mundial pela procura da sustentabilidade quer em aspetos relacionados com as emissões de gases com efeito de estufa devido aos fluidos frigorigéneos utilizados, quer em aspetos relacionados com o consumo da energia elétrica de diversos componentes, como compressores e motoventiladores, utilizados em evaporadores e condensadores. Outro aspeto fundamental a ter em conta é o ruído gerado pelos equipamentos de refrigeração comercial e industrial. Este estudo incidiu sobre os motoventiladores e à análise de desempenho dos conjuntos de motores elétricos de polos sombreados e de comutação eletrónica (ECM), com hélices de sucção de diferentes geometrias, ângulos de ataque das pás (28 º e 34 º) e rugosidades (0,36 μm e 3,36 μm). A metodologia utilizada foi a análise comparativa das curvas características e nível de ruído entre diversos modelos de motoventiladores ensaiados. Foi efetuada uma análise das incertezas experimentais dos resultados, das variáveis medidas como a potência elétrica, caudal, ruído, rotações do motor e pressão estática do motoventilador. Verificou-se que os motores de comutação eletrónica apresentaram reduções de consumo de energia elétrica entre 57 % a 86 % quando comparados com os motores de polos sombreados. O aumento do ângulo de ataque nas pás permitiu aumentar a capacidade de ventilação entre 2% a 29 % provocando um aumento no consumo elétrico entre 22 % a 84 % e um aumento no ruído até 3,9 dB(A) quando utilizados em conjunto com os motores ECM ensaiados. A menor rugosidade nas hélices permitiu aumentar ligeiramente a capacidade de ventilação, entre 3 % e 4 %. Padrão este verificado em todos os motores ensaiados sem consequência ao nível do consumo elétrico tendo em conta as incertezas associadas à sua medição. Relativamente às geometrias ensaiadas, verificou-se que nenhuma conseguiu aliar uma capacidade de ventilação superior com uma diminuição no consumo elétrico e no nível de ruído. A seleção do conjunto de motor elétrico e hélice mais eficiente depende do ponto de funcionamento do sistema. A utilização da hélice mais adequada relativamente à hélice menos adequada, a cada um dos parâmetros, pode aumentar a capacidade de ventilação até 31 %, ou uma diminuição no consumo elétrico até 57 % na utilização de motores ECM e 8 % na utilização de motores de polos sombreados ou uma diminuição no nível de ruído até 4,8 dB(A).
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Este estudo incidiu sobre os motoventiladores e à análise de desempenho dos conjuntos de motores elétricos de polos sombreados e de comutação eletrónica (ECM), com hélices de sucção de diferentes geometrias, ângulos de ataque das pás (28 º e 34 º) e rugosidades (0,36 μm e 3,36 μm). A metodologia utilizada foi a análise comparativa das curvas características e nível de ruído entre diversos modelos de motoventiladores ensaiados. Foi efetuada uma análise das incertezas experimentais dos resultados, das variáveis medidas como a potência elétrica, caudal, ruído, rotações do motor e pressão estática do motoventilador. Verificou-se que os motores de comutação eletrónica apresentaram reduções de consumo de energia elétrica entre 57 % a 86 % quando comparados com os motores de polos sombreados. O aumento do ângulo de ataque nas pás permitiu aumentar a capacidade de ventilação entre 2% a 29 % provocando um aumento no consumo elétrico entre 22 % a 84 % e um aumento no ruído até 3,9 dB(A) quando utilizados em conjunto com os motores ECM ensaiados. A menor rugosidade nas hélices permitiu aumentar ligeiramente a capacidade de ventilação, entre 3 % e 4 %. Padrão este verificado em todos os motores ensaiados sem consequência ao nível do consumo elétrico tendo em conta as incertezas associadas à sua medição. Relativamente às geometrias ensaiadas, verificou-se que nenhuma conseguiu aliar uma capacidade de ventilação superior com uma diminuição no consumo elétrico e no nível de ruído. A seleção do conjunto de motor elétrico e hélice mais eficiente depende do ponto de funcionamento do sistema. A utilização da hélice mais adequada relativamente à hélice menos adequada, a cada um dos parâmetros, pode aumentar a capacidade de ventilação até 31 %, ou uma diminuição no consumo elétrico até 57 % na utilização de motores ECM e 8 % na utilização de motores de polos sombreados ou uma diminuição no nível de ruído até 4,8 dB(A).The refrigeration industry is currently following the global trend towards to looking for sustainability both in terms of greenhouse gas emissions due to the refrigerant fluids used and in aspects related to the consumption of electrical energy of various components such as compressors and fans used in evaporators and condensers. Another fundamental aspect to take into account is the noise generated by commercial and industrial refrigeration equipment. This study focused on the fan motors and the performance analysis of electric motors of shaded poles and electronic commutation (ECM), with suction propellers of different geometries, angle of attack of blades (28 º and 34 º) and roughness (0,36 μm and 3,36 μm). The methodology used was the comparative analysis of the characteristic curves and noise level among several models of motorized ventilators tested. An analysis was made of the experimental uncertainties of the measured variables such as electric power, flow, noise level, motor speed and static pressure of the fan motor. It was verified that the electronic commutation motors presented reductions in electrical energy consumption between 57 % to 86 % when compared with the motors of shaded poles. The increased of angle attack on the blades allowed an increase in ventilation capacity between 2 % and 29 %, resulting in an increase in maximum electric consumption between 22 % to 84 % and an increase in noise level up to 3,9 dB(A) when used in conjunction with the ECM motors tested. The smaller roughness in the propellers allowed to increase slightly the capacity of ventilation between 3 % and 4 % in a pattern verified in all the motors tested, not being verified significant differences in the electrical consumption. With respect to the geometries tested, none of them could combine an upper ventilation capacity with a decrease in electrical consumption and noise level. The best geometry, to form together with the motors, depended on the point of operation of the system. The choice of the most suitable propeller compared to the propeller less suitable for each of the parameters can increase the ventilation capacity by up to 31 % or a reduction in electrical consumption up to 57 % in the use of ECM motors and 8 % in the use of shaded pole motors or a decrease in the noise level up to 4,8 dB(A).Castro, Olga dos Remédios SobralRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Ivan Normano Pinho2017-11-23T10:55:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10501TID:201747154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:55.458891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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