Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mayara Leal Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rocha, Leonardo Manuel das Neves, Oliveira, Suenny Fonsêca de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3887
Resumo: Visando um envelhecimento ativo, a psicomotricidade assume importante papel na promoção de saúde do idoso através de diferentes dimensões, tais como, preventivas, educativas e reeducativas, proporcionando benefícios biopsicossociais, e consequentemente qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o nível de qualidade de vida da terceira idade e influenciado pelo ensino de exercícios psicomotores como estratégia de educação em saúde. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e delineamento quase experimental apenas com o pós-teste. A amostra foi composta por 40 idosos (20 ativos e 20 inativos), com características biodemográficas semelhantes. Utilizou-se um formulário biodemográfico, o instrumento WHOQOL- -bref e a escala de Berg. Para tratamento estatístico, foi utilizado o SPSS® 15.0. Os resultados mostraram que os domínios presentes no construto qualidade de vida (físico, psicológico, relações sociais e ambiental) e a qualidade de vida total apresentaram diferenças estatísticas significantes entre idosos ativos e inativos (p≤0,05), bem como no teste de Berg, que foi favorável aos idosos ativos quanto ao equilíbrio funcional, com uma diferença de 7,5 da pontuação media e representando menor risco de quedas. Desta forma, conclui-se que a prática de exercícios psicomotores é indicativa de melhor qualidade de vida.
id RCAP_047f9b4a06ad450b5b985f3aff06a778
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idadeEDUCAÇÃOQUALIDADE DE VIDAIDOSOSPSICOMOTRICIDADEEDUCATIONQUALITY OF LIFEELDERLYPSYCHOMOTRICITYVisando um envelhecimento ativo, a psicomotricidade assume importante papel na promoção de saúde do idoso através de diferentes dimensões, tais como, preventivas, educativas e reeducativas, proporcionando benefícios biopsicossociais, e consequentemente qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o nível de qualidade de vida da terceira idade e influenciado pelo ensino de exercícios psicomotores como estratégia de educação em saúde. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e delineamento quase experimental apenas com o pós-teste. A amostra foi composta por 40 idosos (20 ativos e 20 inativos), com características biodemográficas semelhantes. Utilizou-se um formulário biodemográfico, o instrumento WHOQOL- -bref e a escala de Berg. Para tratamento estatístico, foi utilizado o SPSS® 15.0. Os resultados mostraram que os domínios presentes no construto qualidade de vida (físico, psicológico, relações sociais e ambiental) e a qualidade de vida total apresentaram diferenças estatísticas significantes entre idosos ativos e inativos (p≤0,05), bem como no teste de Berg, que foi favorável aos idosos ativos quanto ao equilíbrio funcional, com uma diferença de 7,5 da pontuação media e representando menor risco de quedas. Desta forma, conclui-se que a prática de exercícios psicomotores é indicativa de melhor qualidade de vida.Aging is a process of regression biopsychosocial and can be observed in all living beings, expressed by losing their ability throughout life because of the influence of different variables, such as genetic, accumulated damage and lifestyle, as well as psychoemotional changes. Aging without inability became indispensable for maintaining a good quality of life. So, the allocation of health professionals as agents of change in the context of integral care for elderly became to be a facilitator on the process of health education. Within this perspective, physiotherapy should support health actions for elderlies, trying to preserve them with maximum functional capacity and physical and mental independence in the community. Therefore, alternatives that satisfy to different biological, psychological and social elderly’s conditions should be offered, within care models that are based on primary attention to healthy, emphasizing the promotions of health and the prevention of diseases and incapacities that affect these people. In order to favor the actions of these factors and aiming an active aging, the psychomotor plays an important role on the promotion of elderly health by different dimensions, as preventive, educational, reeducational, providing benefits biopsycosocial, and consequently, quality of life. Considering the above and the interrelationship between education and health, having as a link the psychomotor, the choice was evaluate of active elderlies quality of subjective life (participants of a program of psychomotor activity) and inactive, and thus establishing the due compared. This research aimed to investigate if the level of quality of life of elderly is influenced by the teaching of psychomotor exercises as a strategy for health education. This was a descriptive study with quantitative approach and delineation almost experimental only with the post-test. The sample was composed of 40 elderlies (20 active and 20 inactive), with similar characteristics biodemographic. Was used a biodemographic form, the instrument WHOQOL-bref and Berg scale. For data treatment was used the SPSS® 15.0. Results showed that the domains presents on quality of life construct (physic, psychological, social and environmental relations) and the total quality of life presented significant statistical differences between active and inactive elderlies (p≤0,05), as well as the testing of Berg, which was favorable for active elderlies about functional equilibrium, with the difference of 7,5 of the average score and so, representing lower risk of falls. Thus, it is concluded that the practice of psychomotor exercises is an indicative of a better quality of life.Edições Universitárias Lusófonas2013-07-22T19:52:52Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3887por1646-401XCosta, Mayara Leal AlmeidaRocha, Leonardo Manuel das NevesOliveira, Suenny Fonsêca deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T01:31:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:31.137898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
title Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
spellingShingle Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
Costa, Mayara Leal Almeida
EDUCAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA
IDOSOS
PSICOMOTRICIDADE
EDUCATION
QUALITY OF LIFE
ELDERLY
PSYCHOMOTRICITY
title_short Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
title_full Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
title_fullStr Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
title_full_unstemmed Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
title_sort Educação em saúde : estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade
author Costa, Mayara Leal Almeida
author_facet Costa, Mayara Leal Almeida
Rocha, Leonardo Manuel das Neves
Oliveira, Suenny Fonsêca de
author_role author
author2 Rocha, Leonardo Manuel das Neves
Oliveira, Suenny Fonsêca de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mayara Leal Almeida
Rocha, Leonardo Manuel das Neves
Oliveira, Suenny Fonsêca de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA
IDOSOS
PSICOMOTRICIDADE
EDUCATION
QUALITY OF LIFE
ELDERLY
PSYCHOMOTRICITY
topic EDUCAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA
IDOSOS
PSICOMOTRICIDADE
EDUCATION
QUALITY OF LIFE
ELDERLY
PSYCHOMOTRICITY
description Visando um envelhecimento ativo, a psicomotricidade assume importante papel na promoção de saúde do idoso através de diferentes dimensões, tais como, preventivas, educativas e reeducativas, proporcionando benefícios biopsicossociais, e consequentemente qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o nível de qualidade de vida da terceira idade e influenciado pelo ensino de exercícios psicomotores como estratégia de educação em saúde. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e delineamento quase experimental apenas com o pós-teste. A amostra foi composta por 40 idosos (20 ativos e 20 inativos), com características biodemográficas semelhantes. Utilizou-se um formulário biodemográfico, o instrumento WHOQOL- -bref e a escala de Berg. Para tratamento estatístico, foi utilizado o SPSS® 15.0. Os resultados mostraram que os domínios presentes no construto qualidade de vida (físico, psicológico, relações sociais e ambiental) e a qualidade de vida total apresentaram diferenças estatísticas significantes entre idosos ativos e inativos (p≤0,05), bem como no teste de Berg, que foi favorável aos idosos ativos quanto ao equilíbrio funcional, com uma diferença de 7,5 da pontuação media e representando menor risco de quedas. Desta forma, conclui-se que a prática de exercícios psicomotores é indicativa de melhor qualidade de vida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-22T19:52:52Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3887
url http://hdl.handle.net/10437/3887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136326202687488