Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Helena Margarida Matos, 1965-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8286
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_048ae0fc5c11ce62f9877d11cffb28fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)Novas tecnologias da informação e da comunicaçãoPráticas pedagógicasCiências sociais e humanasOrganização curricularTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Na sociedade da informação e de acordo com o Plano Tecnológico, a escola tem um papel importante no acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC), por parte dos seus alunos. Alguns estudos indicam que as TIC ainda não são efetivamente utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem e quando o são, o seu uso tem muitas vezes subjacente uma perspetiva tradicional de ensino. Parece-nos relevante a realização de um estudo que procure compreender quais as competências que os docentes da área das Ciências Sociais e Humanas (2º e 3º Ciclos do Ensino Básico) devem ter para proceder à integração curricular das TIC. Pretendemos, assim, dar resposta aos seguintes objetivos: Como é que os professores integram as TIC no currículo? Que competências os professores devem ter para desenvolverem uma prática pedagógica onde se verifique a integração das TIC? Para tal, pretendemos desenvolver um estudo de caso, optando pelo paradigma interpretativo e qualitativo. A recolha de informação foi concretizada através da realização de entrevistas aos professores envolvidos e da respetiva análise de conteúdo. Complementarmente foi efetuada a análise documental das planificações de longo prazo disponibilizadas. Em termos de resultados, foram encontradas respostas para o problema definido e para os respetivos objetivos. Foram identificadas / caraterizadas as competências que os docentes devem ter para proceder à integração curricular das TIC, destacando-se a científica, a pedagógica, a relacional e a tecnológica. Esta última é fundamental e decisiva para a promoção da integração das TIC e assume-se como facilitadora do trabalho a desenvolver, no entanto, o professor deverá ter o papel de orientador no desenvolvimento do processo ensino / aprendizagem e deverá levar o aluno a assumir uma participação ativa na construção dos conhecimentos.In the information society we live in and according to the Technological Map, school plays an important role in allowing students’ access to information and communication technologies (ICT). Some studies point out that ICTs are not yet successfully used in teaching and learning processes and when they are, their use often has a basic conventional teaching perception. It seems significant to conduct a study that looks for understanding the skills that teachers of Social and Human Sciences (2nd and 3rd Cycles of basic education) should have to proceed with the curricular integration of ICT. We therefore want to answer to the following goals: How do teachers integrate ICT in the syllabus? Which skills should teachers have to develop an academic practice where the integration of ICT is confirmed? Therefore, we intend to develop a case study, choosing a qualitative and interpretative pattern. The gathering of information was achieved by performing and analyzing interviews of the involved teachers. In addition a documentary study of long-term planning was made. In terms of results, there were identified the competencies that teachers should have in order to proceed to the curricular integration of ICT highlighting the scientific, pedagogical, relational and technological ones. The latter is fundamental and decisive for the promotion of the integration of ICT and it is assumed as a facilitator of the work to develop, however, the teacher should have the guiding role in the development of the learning and teaching process and should lead the student to take an active participation in the construction of knowledge.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Helena Margarida Matos, 1965-2013-04-15T14:19:15Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:52.816628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
title Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
spellingShingle Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
Marques, Helena Margarida Matos, 1965-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Práticas pedagógicas
Ciências sociais e humanas
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
title_short Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
title_full Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
title_fullStr Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
title_full_unstemmed Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
title_sort Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
author Marques, Helena Margarida Matos, 1965-
author_facet Marques, Helena Margarida Matos, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Helena Margarida Matos, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Práticas pedagógicas
Ciências sociais e humanas
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Práticas pedagógicas
Ciências sociais e humanas
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-15T14:19:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8286
url http://hdl.handle.net/10451/8286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134221672906752