Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14464 |
Resumo: | Este relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada e documenta o trabalho por mim desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro apresento uma breve contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição que me recebeu enquanto estagiária. No segundo capítulo abordo a prática de ensino supervisionada e os principais aspectos que lhe estão relacionados, como a observação e leccionação de aulas. Por fim, no terceiro capítulo apresento o meu Projecto de Intervenção, onde trato da temática de música contemporânea no ensino e exponho a vertente pedagógica da obra Játékok de György Kurtág, descrevendo ainda a minha aplicação prática desta obra em contexto de aula. |
id |
RCAP_048f8172677cec0b8dfa6108cf348c7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14464 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György KurtágEnsino de músicaPrática educativaMúsica contemporâneaKurtágJátékokMusic teachingSupervised teachingContemporary musicEste relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada e documenta o trabalho por mim desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro apresento uma breve contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição que me recebeu enquanto estagiária. No segundo capítulo abordo a prática de ensino supervisionada e os principais aspectos que lhe estão relacionados, como a observação e leccionação de aulas. Por fim, no terceiro capítulo apresento o meu Projecto de Intervenção, onde trato da temática de música contemporânea no ensino e exponho a vertente pedagógica da obra Játékok de György Kurtág, descrevendo ainda a minha aplicação prática desta obra em contexto de aula.This report reflects my supervised educational practice and describes my work within the scope of my master’s degree in Music Teaching at Escola Superior de Educação and Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo in Porto. The current work is divided in three chapters: the first has a short reference to Conservatório de Música do Porto, the school that has welcomed me as an intern. In the second chapter I approach the supervised teaching and its main aspects, which are related, such as lessons observation and teaching. Finally, the third chapter is all about my project, where I approach György Kurtág’s Játékok pedagogical strand and describe my practical application in class.Torres, Madalena Abranches de SoveralResende, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de2019-07-23T13:19:17Z2019-07-162019-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14464TID:202263916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.744972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág |
title |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág |
spellingShingle |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de Ensino de música Prática educativa Música contemporânea Kurtág Játékok Music teaching Supervised teaching Contemporary music |
title_short |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág |
title_full |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág |
title_fullStr |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág |
title_full_unstemmed |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág |
title_sort |
Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág |
author |
Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de |
author_facet |
Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Madalena Abranches de Soveral Resende, Eduardo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Prática educativa Música contemporânea Kurtág Játékok Music teaching Supervised teaching Contemporary music |
topic |
Ensino de música Prática educativa Música contemporânea Kurtág Játékok Music teaching Supervised teaching Contemporary music |
description |
Este relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada e documenta o trabalho por mim desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro apresento uma breve contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição que me recebeu enquanto estagiária. No segundo capítulo abordo a prática de ensino supervisionada e os principais aspectos que lhe estão relacionados, como a observação e leccionação de aulas. Por fim, no terceiro capítulo apresento o meu Projecto de Intervenção, onde trato da temática de música contemporânea no ensino e exponho a vertente pedagógica da obra Játékok de György Kurtág, descrevendo ainda a minha aplicação prática desta obra em contexto de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-23T13:19:17Z 2019-07-16 2019-07-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14464 TID:202263916 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14464 |
identifier_str_mv |
TID:202263916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473500962816 |