Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14464
Resumo: Este relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada e documenta o trabalho por mim desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro apresento uma breve contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição que me recebeu enquanto estagiária. No segundo capítulo abordo a prática de ensino supervisionada e os principais aspectos que lhe estão relacionados, como a observação e leccionação de aulas. Por fim, no terceiro capítulo apresento o meu Projecto de Intervenção, onde trato da temática de música contemporânea no ensino e exponho a vertente pedagógica da obra Játékok de György Kurtág, descrevendo ainda a minha aplicação prática desta obra em contexto de aula.
id RCAP_048f8172677cec0b8dfa6108cf348c7b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György KurtágEnsino de músicaPrática educativaMúsica contemporâneaKurtágJátékokMusic teachingSupervised teachingContemporary musicEste relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada e documenta o trabalho por mim desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro apresento uma breve contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição que me recebeu enquanto estagiária. No segundo capítulo abordo a prática de ensino supervisionada e os principais aspectos que lhe estão relacionados, como a observação e leccionação de aulas. Por fim, no terceiro capítulo apresento o meu Projecto de Intervenção, onde trato da temática de música contemporânea no ensino e exponho a vertente pedagógica da obra Játékok de György Kurtág, descrevendo ainda a minha aplicação prática desta obra em contexto de aula.This report reflects my supervised educational practice and describes my work within the scope of my master’s degree in Music Teaching at Escola Superior de Educação and Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo in Porto. The current work is divided in three chapters: the first has a short reference to Conservatório de Música do Porto, the school that has welcomed me as an intern. In the second chapter I approach the supervised teaching and its main aspects, which are related, such as lessons observation and teaching. Finally, the third chapter is all about my project, where I approach György Kurtág’s Játékok pedagogical strand and describe my practical application in class.Torres, Madalena Abranches de SoveralResende, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de2019-07-23T13:19:17Z2019-07-162019-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14464TID:202263916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.744972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
title Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
spellingShingle Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de
Ensino de música
Prática educativa
Música contemporânea
Kurtág
Játékok
Music teaching
Supervised teaching
Contemporary music
title_short Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
title_full Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
title_fullStr Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
title_full_unstemmed Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
title_sort Os “Jogos” pianístico-pedagógicos de György Kurtág
author Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de
author_facet Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Madalena Abranches de Soveral
Resende, Eduardo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Júlia Pessanha Faleiro Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Prática educativa
Música contemporânea
Kurtág
Játékok
Music teaching
Supervised teaching
Contemporary music
topic Ensino de música
Prática educativa
Música contemporânea
Kurtág
Játékok
Music teaching
Supervised teaching
Contemporary music
description Este relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada e documenta o trabalho por mim desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro apresento uma breve contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição que me recebeu enquanto estagiária. No segundo capítulo abordo a prática de ensino supervisionada e os principais aspectos que lhe estão relacionados, como a observação e leccionação de aulas. Por fim, no terceiro capítulo apresento o meu Projecto de Intervenção, onde trato da temática de música contemporânea no ensino e exponho a vertente pedagógica da obra Játékok de György Kurtág, descrevendo ainda a minha aplicação prática desta obra em contexto de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23T13:19:17Z
2019-07-16
2019-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14464
TID:202263916
url http://hdl.handle.net/10400.22/14464
identifier_str_mv TID:202263916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473500962816