Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Márcia de Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pedro, Neuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11617
Resumo: A formação docente para o desenvolvimento de competências digitais é fator primordial para a inovação pedagógica no Ensino Superior na modalidade a distância. Tendo-se em conta as dificuldades de muitos docentes para atuar nesta modalidade e a carência de programas de formação para a educação online, realizou-se um estudo sobre as competências de professores para a docência superior online. Este artigo apresenta resultados relativos à percepção dos docentes acerca de suas competências para o exercício da docência online. Utilizou-se o survey online como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes online em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, no Brasil e em Portugal, por representarem os países lusófonos com maior relevância internacional no domínio da oferta neste contexto. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, não probabilística, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e testes paramétricos para avaliar as diferenças entre as percepções docentes das duas nacionalidades. Os resultados mostram que estes docentes apresentam autopercepções favoráveis relativamente aos seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico, tecnológico e em relação às competências transversais associadas à educação online. Demonstram, contudo, dificuldade em integrar efetivamente os seus diferentes saberes (cientifico e pedagógico) com a tecnologia em suas práticas pedagógicas. As diferenças encontradas entre os países não foram estatisticamente significativas. Detecta-se a necessidade de se investir na formação docente, especialmente, na área das tecnologias e da sua integração com os conhecimentos pedagógicos e de conteúdo.
id RCAP_04911f12da4dcab66d68cb90cc2093d8
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e BrasilOnline teaching a new challenge in contemporary times: competences of university teachers from Portugal and BrazilEducação à distânciaCompetência docenteEnsino superiorFormação docenteDistance educationHigher educationTeacher educationTeacher competenciesA formação docente para o desenvolvimento de competências digitais é fator primordial para a inovação pedagógica no Ensino Superior na modalidade a distância. Tendo-se em conta as dificuldades de muitos docentes para atuar nesta modalidade e a carência de programas de formação para a educação online, realizou-se um estudo sobre as competências de professores para a docência superior online. Este artigo apresenta resultados relativos à percepção dos docentes acerca de suas competências para o exercício da docência online. Utilizou-se o survey online como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes online em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, no Brasil e em Portugal, por representarem os países lusófonos com maior relevância internacional no domínio da oferta neste contexto. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, não probabilística, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e testes paramétricos para avaliar as diferenças entre as percepções docentes das duas nacionalidades. Os resultados mostram que estes docentes apresentam autopercepções favoráveis relativamente aos seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico, tecnológico e em relação às competências transversais associadas à educação online. Demonstram, contudo, dificuldade em integrar efetivamente os seus diferentes saberes (cientifico e pedagógico) com a tecnologia em suas práticas pedagógicas. As diferenças encontradas entre os países não foram estatisticamente significativas. Detecta-se a necessidade de se investir na formação docente, especialmente, na área das tecnologias e da sua integração com os conhecimentos pedagógicos e de conteúdo.Teacher training for the development of digital skills is a key factor for in pedagogical innovation in Distance Higher Education. Taking into account the difficulties of many professors to work in this modality and the lack of training programs for online education, this study focus on professors’ competencies for online teaching in Higher Education. This article presents results regarding professors' perception about their competences for the exercise of teaching online. Under an online survey was used as data collection instrument. It was applied to professors who carry out online teaching activities in public or private higher education institutions in Brazil and Portugal, as they represent the Portuguese speaking countries with the greatest international relevance in the field of provision in this context. The study involved a simple non-probability sampling process, composed of 277 university professors, of which 236 from Brazil and 41 from Portugal. Descriptive statistical analysis and parametric tests were conducted to assess the differences between the professors’ perceptions of both nationalities. The results show that these teachers have favorable self-perceptions regarding their knowledge of content, pedagogy, technology as well as regarding their transversal skills associated with online education. However, they perceive some difficulty in effectively integrating different knowledges (scientific and pedagogical) with technology in their pedagogical practices. The differences found between countries were not statistically significant. The need to invest in professors’ training is detected, especially in the area of technologies and their integration with pedagogical and content knowledge.UFSCARRepositório AbertoVieira, Márcia de FreitasPedro, Neuza2022-01-10T14:23:32Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11617porVieira, M. F., & Pedro, N. S. G. (2021). Docência online, um novo desafio na contemporaneidade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil (Online teaching a new challenge in contemporary times: competences of university teachers from Portugal and Brazil). Revista Eletrônica de Educação, 15, 4974049.1982-7199https://doi.org/10.14244/198271994974info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:40:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:59.105708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
Online teaching a new challenge in contemporary times: competences of university teachers from Portugal and Brazil
title Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
spellingShingle Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
Vieira, Márcia de Freitas
Educação à distância
Competência docente
Ensino superior
Formação docente
Distance education
Higher education
Teacher education
Teacher competencies
title_short Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
title_full Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
title_fullStr Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
title_full_unstemmed Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
title_sort Docência online, um novo desafio na contemporaniedade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil
author Vieira, Márcia de Freitas
author_facet Vieira, Márcia de Freitas
Pedro, Neuza
author_role author
author2 Pedro, Neuza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Márcia de Freitas
Pedro, Neuza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Competência docente
Ensino superior
Formação docente
Distance education
Higher education
Teacher education
Teacher competencies
topic Educação à distância
Competência docente
Ensino superior
Formação docente
Distance education
Higher education
Teacher education
Teacher competencies
description A formação docente para o desenvolvimento de competências digitais é fator primordial para a inovação pedagógica no Ensino Superior na modalidade a distância. Tendo-se em conta as dificuldades de muitos docentes para atuar nesta modalidade e a carência de programas de formação para a educação online, realizou-se um estudo sobre as competências de professores para a docência superior online. Este artigo apresenta resultados relativos à percepção dos docentes acerca de suas competências para o exercício da docência online. Utilizou-se o survey online como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes online em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, no Brasil e em Portugal, por representarem os países lusófonos com maior relevância internacional no domínio da oferta neste contexto. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, não probabilística, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e testes paramétricos para avaliar as diferenças entre as percepções docentes das duas nacionalidades. Os resultados mostram que estes docentes apresentam autopercepções favoráveis relativamente aos seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico, tecnológico e em relação às competências transversais associadas à educação online. Demonstram, contudo, dificuldade em integrar efetivamente os seus diferentes saberes (cientifico e pedagógico) com a tecnologia em suas práticas pedagógicas. As diferenças encontradas entre os países não foram estatisticamente significativas. Detecta-se a necessidade de se investir na formação docente, especialmente, na área das tecnologias e da sua integração com os conhecimentos pedagógicos e de conteúdo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-10T14:23:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11617
url http://hdl.handle.net/10400.2/11617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, M. F., & Pedro, N. S. G. (2021). Docência online, um novo desafio na contemporaneidade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil (Online teaching a new challenge in contemporary times: competences of university teachers from Portugal and Brazil). Revista Eletrônica de Educação, 15, 4974049.
1982-7199
https://doi.org/10.14244/198271994974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCAR
publisher.none.fl_str_mv UFSCAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135098641055744