A influência da gestão de resultados e do networking na classificação dos clubes da 1ª liga de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Daniel Graça
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19545
Resumo: O setor do futebol é um dos principais impulsionadores da atividade económica em todo o mundo e Portugal não foge à regra representando de forma direta 0.2% do produto interno bruto. Todos os dias verificamos que são levantadas questões quanto ao comportamento dos administradores dos clubes de futebol nos jornais, blogs informativos e programas televisivos. Devido à falta de estudos anteriores de fatores externos ao jogo propriamente dito que possam influenciar a classificação dos clubes, defini "proxys" com base na literatura que tem impacto nos resultados. Utilizei também o "network" (índice de interligação entre clubes) e a teoria da gestão de resultados. Com base em uma amostra de 67 clubes para clubes da primeira liga entre a época desportiva 2012/13 e 2016/2017, encontrei evidências de que quanto maior o índice de network mais propensos os clubes estão a alcançar melhores resultados. Por outro lado, não encontrei evidência concreta que a gestão dos resultados esteja diretamente ou inversamente relacionada com a classificação. Este facto acontece porque os maiores clubes têm maior massa de adeptos e maior escrutínio da comunicação social ou consequência do mecanismo de "Fair-Play" financeiro criado pela "Union of European Football Associations" (UEFA) nos últimos anos para salvaguardar as finanças dos clubes.
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