Estudo energético e ambiental de cenários de renovação da frota da Maiambiente EM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cepa, Maria Madalena Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14093
Resumo: O transporte é uma atividade com impactos ambientais negativos, contribuindo de forma significativa para a emissão de gases com efeito de estufa. Para além disso a poluição atmosférica e a depleção de recursos são também problemas importantes associados a esta atividade e que cada vez mais são considerados de forma a torná-la mais sustentável. Este trabalho teve como objetivo o estudo energético, técnico e ambiental de cenários de renovação da frota da Maiambiente EM, em particular destinada ao transporte dos resíduos urbanos no município da Maia. As tecnologias propostas para substituição da frota foram viaturas a gasóleo Euro 6, viaturas a gás natural comprimido (GNC) e viaturas elétricas. A primeira etapa do estudo consistiu na recolha de dados, levantamento da situação atual, definição de cenários possíveis e definição de critérios e metodologias para avaliar a situação corrente da empresa e os diferentes cenários elaborados neste estudo. Na segunda etapa realizou-se uma análise técnica, energética, económica e ambiental dos cenários sugeridos com base nos critérios definidos que incluem a autonomia das viaturas, a sua fiabilidade para os serviços da empresa, o consumo e custos dos combustíveis, o investimento na renovação da frota e respetivo payback time e a determinação dos impactes ambientais (avaliação de ciclo de vida), entre outros. Numa terceira etapa procedeu-se à comparação dos vários cenários verificando quais eram mais vantajosos do ponto de vista económico e ambiental, e portanto, mais sustentáveis para a empresa no futuro. Foi possível concluir que viaturas a GNC e a eletricidade apresentam melhores resultados do ponto de vista da avaliação de ciclo de vida, considerando a produção e consumo de combustível e a produção de eletricidade e as emissões associadas ao uso das viaturas. Considerando a análise económica na fase de uso dos combustíveis verifica-se que constituem também uma melhor alternativa. No entanto, o investimento inicial necessário para a aquisição de viaturas com estas tecnologias revelou ser um investimento inviável. Contudo se for necessário substituir viaturas existentes por novas, estas tecnologias devem ser consideradas prioritárias, uma vez que apresentam mais vantagens e a barreira do investimento inicial será atenuada.
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A primeira etapa do estudo consistiu na recolha de dados, levantamento da situação atual, definição de cenários possíveis e definição de critérios e metodologias para avaliar a situação corrente da empresa e os diferentes cenários elaborados neste estudo. Na segunda etapa realizou-se uma análise técnica, energética, económica e ambiental dos cenários sugeridos com base nos critérios definidos que incluem a autonomia das viaturas, a sua fiabilidade para os serviços da empresa, o consumo e custos dos combustíveis, o investimento na renovação da frota e respetivo payback time e a determinação dos impactes ambientais (avaliação de ciclo de vida), entre outros. Numa terceira etapa procedeu-se à comparação dos vários cenários verificando quais eram mais vantajosos do ponto de vista económico e ambiental, e portanto, mais sustentáveis para a empresa no futuro. Foi possível concluir que viaturas a GNC e a eletricidade apresentam melhores resultados do ponto de vista da avaliação de ciclo de vida, considerando a produção e consumo de combustível e a produção de eletricidade e as emissões associadas ao uso das viaturas. Considerando a análise económica na fase de uso dos combustíveis verifica-se que constituem também uma melhor alternativa. No entanto, o investimento inicial necessário para a aquisição de viaturas com estas tecnologias revelou ser um investimento inviável. Contudo se for necessário substituir viaturas existentes por novas, estas tecnologias devem ser consideradas prioritárias, uma vez que apresentam mais vantagens e a barreira do investimento inicial será atenuada.Transportation is an activity with negative environmental impacts, contributing significantly to the emission of greenhouse gases. In addition, air pollution and depletion of resources are also major problems associated with this activity and are increasingly being considered in order to make it more sustainable. The objective of this work was the energetic, technical and environmental study of the renewal scenarios of the Maiambiente EM fleet, in particular the vehicles used to the transportation of urban waste in the municipality of Maia. The proposed technologies for fleet replacement were Euro 6 diesel vehicles, compressed natural gas vehicles and electric vehicles. The first stage of the study consisted of data collection, survey of the current situation, definition of possible scenarios and definition of criteria and methodologies to evaluate the current situation of the company and the different scenarios elaborated in this study. In the second stage a technical, energy, economic and environmental analysis of the suggested scenarios was carried out based on the defined criteria that include the autonomy of the vehicles, their reliability for the services of the company, the consumption and costs of the fuels, the investment in the renovation of the fleet and its payback time, and the determination of environmental impacts (life cycle assessment), among others. In a third step, the various scenarios were compared to see which ones were more economically and environmentally advantageous and therefore more sustainable for the company in the future. It was possible to conclude that been CNG vehicles and electricity present better results from the point of view of the life cycle assessment, considering the fuel consumption and the electricity production and the emissions associated with the use of the vehicles. Considering the economic analysis in the use phase of the fuels, they are also a better alternative. However, the initial investment required for the acquisition of vehicles with these technologies proved to be an unfeasible investment. However, if it is necessary to replace existing vehicles with new ones, these technologies should be considered as a priority, since they have more advantages and the initial investment barrier will be reduced.Martins, Florinda FigueiredoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCepa, Maria Madalena Lima2020-11-20T01:30:21Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14093TID:202166708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:55.303205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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