A importância da arte na educação: Um exemplo da implementação do Plano Nacional das Artes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3591 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos alguns dos motivos para incluir a Arte na Educação, com um enquadramento teórico-conceptual e histórico incidindo na criatividade, inclusão social e participação comunitária. Revemos as principais orientações normativo-legais e as concretizações recentes em Portugal, nomeadamente o Plano Nacional das Artes (PNA), de que destacamos os aspetos inovadores, e sobre o qual incide o nosso estudo empírico. O estudo empírico pretendeu observar e analisar a implementação do PNA num contexto específico, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, sinalizado pelos responsáveis nacionais como correspondendo a uma boa prática. Para além de percebermos essa concretização e as suas implicações, pretendemos, ao envolver os vários intervenientes, desenvolver uma consciência coletiva sobre a sua relevância e criar um espaço de diálogo sobre os contributos, dificuldades e desafios, bem como de sugestões para as próximas etapas, potenciando o trabalho que está a ser feito. Realizámos assim um estudo exploratório, descritivo e compreensivo, recorrendo a análise documental e a inquérito por entrevista e questionário, procurando analisar os fenómenos na sua especificidade e complexidade, a partir de diferentes fontes e perspetivas. A análise documental incidiu sobretudo nos Projetos Culturais de Escola. As entrevistas e os questionários incluíram um conjunto de questões abertas relacionadas com as vivências e perceções dos professores e outros dinamizadores do Projeto (técnica superior de empreendedorismo e artista residente), dos alunos de uma turma do 1o. CEB e seus encarregados de educação. Concluímos do sucesso desta implementação do PNA, cujos princípios foram contemplados nos objetivos delineados no Projeto Cultural de Escola e concretizados nas atividades desenvolvidas. A par dos contributos, foram também identificados alguns desafios de que surgiram sugestões para o planeamento das próximas etapas do PNA. |
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Neste trabalho apresentamos alguns dos motivos para incluir a Arte na Educação, com um enquadramento teórico-conceptual e histórico incidindo na criatividade, inclusão social e participação comunitária. Revemos as principais orientações normativo-legais e as concretizações recentes em Portugal, nomeadamente o Plano Nacional das Artes (PNA), de que destacamos os aspetos inovadores, e sobre o qual incide o nosso estudo empírico. O estudo empírico pretendeu observar e analisar a implementação do PNA num contexto específico, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, sinalizado pelos responsáveis nacionais como correspondendo a uma boa prática. Para além de percebermos essa concretização e as suas implicações, pretendemos, ao envolver os vários intervenientes, desenvolver uma consciência coletiva sobre a sua relevância e criar um espaço de diálogo sobre os contributos, dificuldades e desafios, bem como de sugestões para as próximas etapas, potenciando o trabalho que está a ser feito. Realizámos assim um estudo exploratório, descritivo e compreensivo, recorrendo a análise documental e a inquérito por entrevista e questionário, procurando analisar os fenómenos na sua especificidade e complexidade, a partir de diferentes fontes e perspetivas. A análise documental incidiu sobretudo nos Projetos Culturais de Escola. As entrevistas e os questionários incluíram um conjunto de questões abertas relacionadas com as vivências e perceções dos professores e outros dinamizadores do Projeto (técnica superior de empreendedorismo e artista residente), dos alunos de uma turma do 1o. CEB e seus encarregados de educação. Concluímos do sucesso desta implementação do PNA, cujos princípios foram contemplados nos objetivos delineados no Projeto Cultural de Escola e concretizados nas atividades desenvolvidas. A par dos contributos, foram também identificados alguns desafios de que surgiram sugestões para o planeamento das próximas etapas do PNA. |
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