A intervenção precoce no distrito de Braga : que apoios e benefícios para as famílias apoiadas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Carina Sofia Correia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23700
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling A intervenção precoce no distrito de Braga : que apoios e benefícios para as famílias apoiadas?Intervenção precoceCrianças com necessidades especiaisFamíliasBenefíciosApoiosEarly interventionChildren with special needsFamiliesBenefitsSupport37637.018Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Neste estudo, intitulado A Intervenção Precoce no distrito de Braga: Que apoios e benefícios para as famílias apoiadas?, definimos como finalidade da investigação avaliar os apoios e os benefícios da Intervenção Precoce (IP) para as famílias apoiadas no distrito de Braga. Delimitando a finalidade da nossa pesquisa, enumeramos os seguintes objetivos do estudo: 1 - Traduzir e adaptar o instrumento Family Benefits Inventory (Harbin & Neal, 2003). 2 - Caracterizar, do ponto de vista demográfico (idade da criança; concelho de residência; género, estado civil, grau de parentesco, habilitações académicas e profissão do respondente; problemática da criança e tempo de apoio na IP), as famílias e crianças que integram as equipas de IP do distrito de Braga. 3 - Identificar o tipo de apoios que as famílias, com crianças com NE, usufruem quando apoiadas nas equipas de IP, do distrito de Braga. 4 - Identificar os benefícios resultantes do apoio da IP para as famílias, com crianças com NE, apoiadas nas equipas de IP, do distrito de Braga. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza quantitativa, descritiva e inferencial e a amostra é constituída por 126 famílias de crianças com Necessidades Especiais apoiadas pelas equipas de IP, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos, no distrito de Braga. Os resultados globais obtidos neste estudo permitem-nos concluir que: as famílias percecionam obter benefícios pela participação da IP e consideram receber a maior parte das vezes apoios, nas diferentes dimensões apresentadas no questionário, por parte dos profissionais de IP. As famílias com maiores habilitações académicas percecionam receber menos apoio por parte do profissional de IP e os apoios prestados pelo profissional de IP influenciam positivamente a perceção das famílias acerca dos benefícios da IP. Os resultados deste estudo fornecem uma contribuição única em Portugal para os conhecimentos acerca dos benefícios da IP para as famílias e para a organização e estruturação dos apoios nesta área.The purpose of the research in this study, entitled Early intervention in the district of Braga: What kind of support and benefits are there for the families supported?, is to evaluate the support and benefits of Early Intervention (EI) for the families supported in the District of Braga. Having delimited this as the aim of our research, we have listed the following objectives of the study: 1 - to translate and adapt the instrument Family Benefits Inventory (Harbin & Neal, 2003). 2 - to characterize, from a demographic point of view, (age of the child; area of residence; gender; marital status, degree of kinship, academic qualifications and respondent’s profession; appointed problems of the child and the period of time supported by EI), the families and children that are part of the EI teams in the district of Braga. 3 - to identify the type of support that families, with children with special needs, are entitled to when supported by EI teams from the district of Braga. 4 - to identify the benefits resulting from the EI support for families with children with special needs, supported by EI teams from the district of Braga. The methodology used in this research is of quantitative nature, descriptive and inferential and the sample of this study consists of 126 families with children with special needs supported by EI teams, aged between 6 months and 6 years in the district of Braga. The overall results obtained in this study allow us to conclude that: families acknowledge obtaining benefits through participation in EI and consider receiving support most often, in the several dimensions presented in the questionnaire, from EI professionals. Families with higher academic qualifications feel they receive less support from EI professionals and the support provided by EI professionals positively influence the families’ perception regarding the benefits of EI. The results of this study provide a unique contribution in Portugal to the knowledge about the benefits of EI for families and to the organization and structure of the support in this area.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoLeite, Carina Sofia Correia20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:20.993215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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