Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7776
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_04c9aec72b1bb84a0aa9963d41730b00
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativoEducação pré-escolarContexto educativoAutonomiaPapel do educador de infânciaPre-school educationEducational contextAutonomyEarly childhood educator's roleDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular “Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada” (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Progressivamente, este relatório foi sendo construído de acordo com as vivências no percurso de estágio, num Jardim de Infância, com um grupo heterogéneo de crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, numa instituição pública. Decorrente desta imersão no contexto, o tema principal desta investigação trata da “Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-escolar - contributo do Educador e das suas rotinas no contexto educativo”. Este é um tema que considero relevante e pertinente aprofundar e refletir como uma prática pedagógica a seguir, essencial na promoção de uma Educação Pré-escolar de qualidade. O objetivo deste relatório é, assim, entender qual a importância de desenvolver a autonomia num grupo de crianças em idade Pré-escolar, como se desenvolve no contexto onde a prática ocorreu e quais os principais contributos no seu bem-estar, desenvolvimento e aprendizagens. Para esta investigação, optei por utilizar uma metodologia qualitativa. Para atingir os objetivos delineados, utilizei como técnicas de recolha de dados a observação participante, recorrendo a instrumentos como notas de campo, e realizei entrevistas individuais semiestruturadas à Educadora da sala e às crianças. Foi possível concluir, através do estudo realizado, que a autonomia é uma aprendizagem que se constrói numa parceria entre crianças e adultos, onde há espaço para partilharem as suas ideias, opiniões e respeitando a visão uns aos outros. Neste sentido, o papel que a Educadora desempenha no contexto Educativo e a forma como, intencionalmente, organiza as rotinas, vai contribuir para formar crianças responsáveis, capazes de pensar, escolher, decidir mais autonomamente na sociedade que lhes pertence.The present study was carried out within the curricular unit of “Pedagogical Practice of Supervised Teaching” (PES) of the Master in Pre-School Education at the Maria Ulrich College of Early Childhood Educators and the University Institute for Psychological, Social and Life Sciences. Progressively, this report was built according to the experiences in the internship course, in a kindergarten, with a heterogeneous group of children, aged between four and six years, in a public institution. As a result of this immersion in the context, the main theme of this investigation deals with the “Importance of developing autonomy in Pre-school Education - contribution of the Educator and his/her routines in the educational context”. This is a theme that I consider relevant and pertinent to deepen and reflect as a pedagogical practice to follow, essential in the promotion of quality in Pre-school Education. The main goal of this report is, therefore, to understand the importance of developing autonomy in a group pre-school aged children, how it develops in the context where the practice occurred and what are the main contributions to their well-being, development and learning. For this investigation, I choose to use a qualitative methodology. To achieve the objectives outlined, I used participant observation as data collection techniques, using instruments such as field notes, and I conducted semi-structured individual interviews with the Educator and the children. It was possible to conclude, through the study accomplished, that autonomy is a learning path that is built on a partnership between children and adults, giving space to share ideas, opinions and respecting each other's vision. In this sense, the role that the Educator plays in the educational context and the way in which she intentionally organizes routines contributes to forming responsible children, capable of thinking, choosing, deciding more independently in a society that belongs to them.Brito, Ana TeresaRepositório do ISPAFigueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de2020-10-13T11:45:41Z2020-07-212020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7776TID:202510506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:37.501159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
title Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
spellingShingle Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de
Educação pré-escolar
Contexto educativo
Autonomia
Papel do educador de infância
Pre-school education
Educational context
Autonomy
Early childhood educator's role
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
title_full Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
title_fullStr Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
title_full_unstemmed Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
title_sort Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo
author Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de
author_facet Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Ana Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Contexto educativo
Autonomia
Papel do educador de infância
Pre-school education
Educational context
Autonomy
Early childhood educator's role
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Contexto educativo
Autonomia
Papel do educador de infância
Pre-school education
Educational context
Autonomy
Early childhood educator's role
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-13T11:45:41Z
2020-07-21
2020-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7776
TID:202510506
url http://hdl.handle.net/10400.12/7776
identifier_str_mv TID:202510506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130118662127616