Instrumentos de gestão estratégica e avaliação das organizações públicas: Proposta de articulação entre o Balanced Scorecard e o QUAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23367 |
Resumo: | Trabalho de Projeto para o Mestrado em Administração Pública |
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Instrumentos de gestão estratégica e avaliação das organizações públicas: Proposta de articulação entre o Balanced Scorecard e o QUARAdministração Públicagestão estratégicaavaliação de desempenhoQUARBalanced ScorecardPublic Administrationstrategic managementBalanced Scorecardperformance evaluationQUARTrabalho de Projeto para o Mestrado em Administração PúblicaO presente trabalho de projeto incidiu na análise da articulação entre o Balanced Scorecard (BSC) e o QUAR, a partir de estudos de caso em entidades da Administração Pública. O objetivo central consistiu na apresentação de uma proposta genérica de articulação entre estes instrumentos de gestão estratégica e de avaliação do desempenho a ser utilizados na Administração Pública. Assim, partindo do enquadramento da perspetiva do New Public Management, dos conceitos base da gestão estratégica e da avaliação de desempenho, procedeu-se ao aprofundamento do estudo acerca da utilização do BSC e funcionamento do QUAR. Adotou-se uma metodologia qualitativa, assente em estudos de caso em entidades públicas que adotaram a metodologia BSC e cuja utilização do QUAR seja obrigatória. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à análise documental e entrevistas semiestruturadas junto de informadores qualificados nas entidades alvo do estudo de caso, procurando conhecer e obter as melhores práticas para articulação entre estes instrumentos de gestão. A análise e discussão dos resultados permitiu caracterizar a utilização destes instrumentos nas entidades estudadas, identificando o carácter sintético e redutor do QUAR como insuficiente para demonstrar o real desempenho das entidades, dada a limitação na seleção dos objetivos operacionais para o ciclo avaliativo anual do QUAR. Conclui-se pela complementaridade e compatibilidade proporcionada pelo BSC, garantindo, a partir deste, uma visibilidade e equidade de toda a organização na avaliação do desempenho e prestação de contas. É a partir do BSC que são selecionados os objetivos e indicadores para o QUAR, atendendo a critérios como a importância, a representação da atividade da entidade e atividades que consomem mais recursos, quer financeiros quer humanos. Como resultado da investigação, apresenta-se uma proposta de articulação entre estes instrumentos de gestão, dirigida às Secretarias-Gerais e a Institutos Públicos, assente em critérios de seleção de objetivos e indicadores oriundos do BSC.The present project work was focused on analysing the articulation between the Balanced Scorecard (BSC) and QUAR, based on case studies from Public Administration entities. The main objective was to present a generic proposal for the articulation between these strategic management and performance assessment tools to be applied in Public Administration. Using as framework the New Public Management perspective and the basic concepts of strategic management and performance assessment, an indepth study was made concerning the usage of the BSC and QUAR. A qualitative methodology was adopted, based on case studies from public entities that implemented the BSC methodology and where the use of QUAR was compulsory. Data collection methods included a documentary analysis and semi-structured interviews. The subject focus was finding the best practices on the articulation between these management tools. The participants of these interviews were qualified individuals on the target entities case study. Data analysis and discussion allowed for the characterisation on the usage of these tools in the aforementioned entities. That, in turn, led to recognizing the synthetic and reductive nature of QUAR, considered insufficient to demonstrate the entities “true” performance, given the limitation in selecting the operational objectives for the QUAR annual assessment cycle. Through the complementarity and compatibility provided by the BSC, visibility and equity to the entire organisation on performance assessment and accountability reports is guarantee. Furthermore, it is through the BSC that the objectives and indicators for the QUAR are selected, relying on criteria such as importance, how the entity’s activity is represented and which activities take up the most resources, be it at a financial or human level. As a result of the investigation, a proposal of articulation between these two management tools is presented, addressed to General Secretariats and public institutes, grounded on objective selection criteria and indicators coming from the BSC.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasFirmino, Sandra Isabel RasteiroRepositório da Universidade de LisboaMendes, David Daniel da Silva Fonte Santa2022-02-03T10:19:20Z2022-01-062022-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23367TID:202905446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:37.047602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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