Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folque, Maria Assunção
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19708
Resumo: Neste artigo partilhamos com os leitores italianos a situação dos serviços de educação e cuidados para a infância em Portugal, realçando a sua identidade construída especialmente ao longo dos últimos 30 anos; identificamos também dois problemas que enfrentamos atualmente: a dificuldade em assumir a creche (0 aos 3 anos) como um serviço de educação de qualidade e a potencial escolarização precoce da educação Pré-escolar (3aos 6 anos). Apontamos, por fim, alguns caminhos que nos parecem poder ajudar a fazer face aos desafios identificados e assim contribuir para desenvolver a qualidade e a identidade deste nível de educação
id RCAP_04d381394c7bef65a7761a5e7db47a02
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/19708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.Educação de InfânciaPré-escolarcrechequalidadeNeste artigo partilhamos com os leitores italianos a situação dos serviços de educação e cuidados para a infância em Portugal, realçando a sua identidade construída especialmente ao longo dos últimos 30 anos; identificamos também dois problemas que enfrentamos atualmente: a dificuldade em assumir a creche (0 aos 3 anos) como um serviço de educação de qualidade e a potencial escolarização precoce da educação Pré-escolar (3aos 6 anos). Apontamos, por fim, alguns caminhos que nos parecem poder ajudar a fazer face aos desafios identificados e assim contribuir para desenvolver a qualidade e a identidade deste nível de educaçãoAPEI2017-01-10T16:31:45Z2017-01-102014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/19708http://hdl.handle.net/10174/19708porFolque, M. A. (2014). Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais. Cadernos de Educação de Infância, 102, 7-9.mafm@uevora.pt229Folque, Maria Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:08:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:12.336296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
title Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
spellingShingle Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
Folque, Maria Assunção
Educação de Infância
Pré-escolar
creche
qualidade
title_short Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
title_full Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
title_fullStr Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
title_full_unstemmed Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
title_sort Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais.
author Folque, Maria Assunção
author_facet Folque, Maria Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folque, Maria Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Pré-escolar
creche
qualidade
topic Educação de Infância
Pré-escolar
creche
qualidade
description Neste artigo partilhamos com os leitores italianos a situação dos serviços de educação e cuidados para a infância em Portugal, realçando a sua identidade construída especialmente ao longo dos últimos 30 anos; identificamos também dois problemas que enfrentamos atualmente: a dificuldade em assumir a creche (0 aos 3 anos) como um serviço de educação de qualidade e a potencial escolarização precoce da educação Pré-escolar (3aos 6 anos). Apontamos, por fim, alguns caminhos que nos parecem poder ajudar a fazer face aos desafios identificados e assim contribuir para desenvolver a qualidade e a identidade deste nível de educação
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2017-01-10T16:31:45Z
2017-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/19708
http://hdl.handle.net/10174/19708
url http://hdl.handle.net/10174/19708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Folque, M. A. (2014). Qualidade e identidade da educação de infância em Portugal: processo e desafios atuais. Cadernos de Educação de Infância, 102, 7-9.
mafm@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APEI
publisher.none.fl_str_mv APEI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136593487855616