Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Andreia Susana Saraiva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3609
Resumo: A troca do cristalino com finalidade refractiva consiste na realização da cirurgia, pela técnica de facoemulsificação por uma pequena incisão, e implante de lente intra-ocular (LIO) com a finalidade de correção de ametropias. A correcção de grandes ametropias esféricas através do implante de LIO mudou nos últimos anos. A técnica cirúrgica da facoemulsificação, tem como vantagem a redução do tempo cirúrgico e da frequência de complicações, aumento da previsibilidade refractiva, desenvolvimento de novas tecnologias de biometria e fórmulas de cálculo e incremento da qualidade e versatilidade das lentes intraoculares. Nas últimas duas décadas ocorreu um grande desenvolvimento das tecnologias na área da cirurgia refractiva, com aprimoramento dos aparelhos e softwares de ablação pelo Excimer laser, otimizando os resultados quanto à acuidade e qualidade visual nas cirurgias ablativas corneanas. A cirurgia refractiva pelo Excimer laser tornou-se procedimento corrente no meio oftalmológico na correcção de miopias leves a moderadas, astigmatismos e hipermetropias leves, com resultados confiáveis e reprodutiveis. Porém, a correcção de altas ametropias esféricas e da presbiopia é ainda um desafio para o Excimer, pois nestas condições a cirurgia ablativa corneana não oferece bons resultados, no que diz respeito à estabilidade refracional e segurança (risco de ectasias, alteração da biomecânica da córnea, indução de aberrações). Tais limitações do Excimer vieram de encontro com a evolução das técnicas de facoemulsificação e das LIO, portanto, pacientes com altas miopias, hipermetropias moderadas a altas e presbiopia seriam melhores candidatos às técnicas intra-oculares de correção refractiva: implante de lentes fáquicas ou substituição do cristalino por Lio com finalidade refractiva. O objetivo deste relatório clínico foi estudar um caso de hipermetropia elevada com a técnica cirúrgica de facoemulsificação e posterior LASIK considerando as suas vantagens, tendo em conta o alto valor refractivo.
id RCAP_04d634d32ce0839742b14bde71c2d107
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismoAmetropia - Treino muscular - TerapêuticaMovimentos oculares - FisiologiaA troca do cristalino com finalidade refractiva consiste na realização da cirurgia, pela técnica de facoemulsificação por uma pequena incisão, e implante de lente intra-ocular (LIO) com a finalidade de correção de ametropias. A correcção de grandes ametropias esféricas através do implante de LIO mudou nos últimos anos. A técnica cirúrgica da facoemulsificação, tem como vantagem a redução do tempo cirúrgico e da frequência de complicações, aumento da previsibilidade refractiva, desenvolvimento de novas tecnologias de biometria e fórmulas de cálculo e incremento da qualidade e versatilidade das lentes intraoculares. Nas últimas duas décadas ocorreu um grande desenvolvimento das tecnologias na área da cirurgia refractiva, com aprimoramento dos aparelhos e softwares de ablação pelo Excimer laser, otimizando os resultados quanto à acuidade e qualidade visual nas cirurgias ablativas corneanas. A cirurgia refractiva pelo Excimer laser tornou-se procedimento corrente no meio oftalmológico na correcção de miopias leves a moderadas, astigmatismos e hipermetropias leves, com resultados confiáveis e reprodutiveis. Porém, a correcção de altas ametropias esféricas e da presbiopia é ainda um desafio para o Excimer, pois nestas condições a cirurgia ablativa corneana não oferece bons resultados, no que diz respeito à estabilidade refracional e segurança (risco de ectasias, alteração da biomecânica da córnea, indução de aberrações). Tais limitações do Excimer vieram de encontro com a evolução das técnicas de facoemulsificação e das LIO, portanto, pacientes com altas miopias, hipermetropias moderadas a altas e presbiopia seriam melhores candidatos às técnicas intra-oculares de correção refractiva: implante de lentes fáquicas ou substituição do cristalino por Lio com finalidade refractiva. O objetivo deste relatório clínico foi estudar um caso de hipermetropia elevada com a técnica cirúrgica de facoemulsificação e posterior LASIK considerando as suas vantagens, tendo em conta o alto valor refractivo.Pereira, Manuel MonteirouBibliorumGabriel, Andreia Susana Saraiva2015-06-24T11:11:25Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:59.292718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
title Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
spellingShingle Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
Gabriel, Andreia Susana Saraiva
Ametropia - Treino muscular - Terapêutica
Movimentos oculares - Fisiologia
title_short Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
title_full Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
title_fullStr Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
title_full_unstemmed Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
title_sort Lente intra-ocular multifocal e LASIK no tratamento de alta hipermetropia e astigmatismo
author Gabriel, Andreia Susana Saraiva
author_facet Gabriel, Andreia Susana Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Manuel Monteiro
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Andreia Susana Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Ametropia - Treino muscular - Terapêutica
Movimentos oculares - Fisiologia
topic Ametropia - Treino muscular - Terapêutica
Movimentos oculares - Fisiologia
description A troca do cristalino com finalidade refractiva consiste na realização da cirurgia, pela técnica de facoemulsificação por uma pequena incisão, e implante de lente intra-ocular (LIO) com a finalidade de correção de ametropias. A correcção de grandes ametropias esféricas através do implante de LIO mudou nos últimos anos. A técnica cirúrgica da facoemulsificação, tem como vantagem a redução do tempo cirúrgico e da frequência de complicações, aumento da previsibilidade refractiva, desenvolvimento de novas tecnologias de biometria e fórmulas de cálculo e incremento da qualidade e versatilidade das lentes intraoculares. Nas últimas duas décadas ocorreu um grande desenvolvimento das tecnologias na área da cirurgia refractiva, com aprimoramento dos aparelhos e softwares de ablação pelo Excimer laser, otimizando os resultados quanto à acuidade e qualidade visual nas cirurgias ablativas corneanas. A cirurgia refractiva pelo Excimer laser tornou-se procedimento corrente no meio oftalmológico na correcção de miopias leves a moderadas, astigmatismos e hipermetropias leves, com resultados confiáveis e reprodutiveis. Porém, a correcção de altas ametropias esféricas e da presbiopia é ainda um desafio para o Excimer, pois nestas condições a cirurgia ablativa corneana não oferece bons resultados, no que diz respeito à estabilidade refracional e segurança (risco de ectasias, alteração da biomecânica da córnea, indução de aberrações). Tais limitações do Excimer vieram de encontro com a evolução das técnicas de facoemulsificação e das LIO, portanto, pacientes com altas miopias, hipermetropias moderadas a altas e presbiopia seriam melhores candidatos às técnicas intra-oculares de correção refractiva: implante de lentes fáquicas ou substituição do cristalino por Lio com finalidade refractiva. O objetivo deste relatório clínico foi estudar um caso de hipermetropia elevada com a técnica cirúrgica de facoemulsificação e posterior LASIK considerando as suas vantagens, tendo em conta o alto valor refractivo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2010-01-01T00:00:00Z
2015-06-24T11:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3609
url http://hdl.handle.net/10400.6/3609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136346829225984