Plano de carreira do Oficial Subalterno de Artilharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa , Jonathan Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19249
Resumo: O oficial subalterno de Artilharia é o principal responsável pelos recursos materiais e humanos que lhe estão subordinados, devendo ser rigoroso e competente no desempenho das suas funções, tendo por base os conhecimentos adquiridos na Academia Militar. Nesta investigação é realizado um estudo das tarefas inerentes aos cargos imputáveis a um oficial subalterno de Artilharia de uma Bateria de bocas de fogo e dos Tempos Escolares atribuídos aos conteúdos programáticos contemplados no respetivo plano de estudos, com a finalidade averiguar a adequabilidade da formação quanto ao desempenho dessas funções. Quanto à metodologia empregue, foi primeiramente realizada uma revisão de literatura, consistindo na consulta de diversas obras bibliográficas, manuais, diretivas e de sítios da Internet. Para a parte prática, foram aplicados inquéritos a oficiais subalternos de Artilharia, analisados através de cálculos e gráficos pertinentes para o caso, complementados com entrevistas presenciais aos Comandantes dos Grupos de Artilharia de Campanha orgânicos das três Brigadas do Sistema de Forças Nacional do Exército Português, bem como aos Comandantes das respetivas Baterias de bocas de fogo, tendo a sua análise sido efetuado através do método exploratório exposto por Sarmento (2013). Quanto aos principais resultados da análise aos inquéritos, salienta-se a concordância da maioria dos inquiridos quanto à adequação do ensino da Academia para o cabal desempenho das funções inerentes aos cargos em estudo, cifrando-se em cerca de 6% os que opinam que os Tempos Escolares destinados a conteúdos programáticos de Artilharia de Campanha deverão ser alterados. Por sua vez, da análise das entrevistas, constata-se que os Alferes do Quadro Permanente estão aptos para desempenhar qualquer cargo inerente ao posto de oficial subalterno de Artilharia na Bateria de bocas de fogo, e que os atuais conteúdos programáticos, específicos da Artilharia de Campanha, são adequados. Como conclusão, afere-se que o plano de estudos ministrado na Academia Militar é, de um modo geral, adequado ao futuro desempenho de funções de um oficial subalterno de uma Bateria de bocas de fogo.
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Quanto à metodologia empregue, foi primeiramente realizada uma revisão de literatura, consistindo na consulta de diversas obras bibliográficas, manuais, diretivas e de sítios da Internet. Para a parte prática, foram aplicados inquéritos a oficiais subalternos de Artilharia, analisados através de cálculos e gráficos pertinentes para o caso, complementados com entrevistas presenciais aos Comandantes dos Grupos de Artilharia de Campanha orgânicos das três Brigadas do Sistema de Forças Nacional do Exército Português, bem como aos Comandantes das respetivas Baterias de bocas de fogo, tendo a sua análise sido efetuado através do método exploratório exposto por Sarmento (2013). Quanto aos principais resultados da análise aos inquéritos, salienta-se a concordância da maioria dos inquiridos quanto à adequação do ensino da Academia para o cabal desempenho das funções inerentes aos cargos em estudo, cifrando-se em cerca de 6% os que opinam que os Tempos Escolares destinados a conteúdos programáticos de Artilharia de Campanha deverão ser alterados. Por sua vez, da análise das entrevistas, constata-se que os Alferes do Quadro Permanente estão aptos para desempenhar qualquer cargo inerente ao posto de oficial subalterno de Artilharia na Bateria de bocas de fogo, e que os atuais conteúdos programáticos, específicos da Artilharia de Campanha, são adequados. Como conclusão, afere-se que o plano de estudos ministrado na Academia Militar é, de um modo geral, adequado ao futuro desempenho de funções de um oficial subalterno de uma Bateria de bocas de fogo.The Artillery Officer is the main responsible of the human and material resources that are under his command, so he should be strict and competent in his duties, based on the knowledge acquired in the Military Academy. In this research, it will be carried out a study of the tasks of an Artillery Second Lieutenant in a Field Artillery Battery, and the time assigned to the present study plan syllabus, with the purpose to verify the suitability of the formation to the tasks needs of the future roles. As to the methodology used, it was made a review of the literature, by consulting several books, manuals, directives and websites. For the practical part, investigations by questionnaire were carried out with Artillery officers, analyzed by calculations and graphs pertinent to the case, and face-to-face interviews carried out with the Commanders of the Field Artillery Battalions that comprise the three Portuguese Brigades of Portuguese Army National Forces System, and the respective Batteries Commanders, whose analysis was performed using the exploratory method proposed by Sarmento (2013). Regarding the main results of the surveys analysis, it was noticed that respondents strongly agree that the Military Academy contributed to the correct performance of the functions in the studied roles, and that only about 6% of the time intended for programmatic contents of Field Artillery needed to be changed. The analysis of the interviews emphasizes that the Second Lieutenants, graduated from the Military Academy, are able to perform any inherent task in the Field Artillery Battery, and that the study plan syllabus, specific of Field Artillery, are adequate. In conclusion, the syllabus taught at the Military Academy are generally suitable to the future performance of Officer's duties in the Field Artillery Battery, since the Second Lieutenant is able to perform any inherent functionCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva SarmentoSantos, Élio Teixeira dosRepositório ComumCosta , Jonathan Lima2017-11-09T15:04:40Z2017-052017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19249201757796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:44.045784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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