Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leon,Casandra G. R. M. Ponce de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Ana Karolina, Ribeiro,Laiane Medeiros, Brasil,Guilherme da Costa, Guarda,Laise Escalianti del Alamo, Fonseca,Luciana Mara Monti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000300006
Resumo: Enquadramento: A simulação, como um método ativo de ensino, permite o estímulo da capacidade cognitiva, racional, visão crítica e exercício do trabalho em equipa, divisão de tarefas e liderança. Objetivo: Descrever a construção de 2 casos clínicos e validá-los para utilização na simulação realística materno-infantil. Metodologia: Estudo de validação do tipo metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se o levantamento das necessidades de cuidados em saúde escolar e elaboração de 2 casos clínicos para utilizar em simulação realística materno-infantil. Na segunda fase, procedeu-se à validação dos casos e dos instrumentos elaborados para avaliação da simulação no processo de formação. Resultados: Os juízes avaliaram os itens que foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). As sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos de avaliação dos cenários e houve a contribuição para a fidedignidade dos casos clínicos construídos. Conclusão: A validação dos cenários pelos juízes viabilizou a adequação de itens nos instrumentos favorecendo uma nova implementação dos casos elaborados para a simulação realística materno-infantil.
id RCAP_04d6c73a6a9dfeec833eb1f1d30c11c5
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832018000300006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantilensinosimulaçãoestudos de validaçãoenfermagempediatriaEnquadramento: A simulação, como um método ativo de ensino, permite o estímulo da capacidade cognitiva, racional, visão crítica e exercício do trabalho em equipa, divisão de tarefas e liderança. Objetivo: Descrever a construção de 2 casos clínicos e validá-los para utilização na simulação realística materno-infantil. Metodologia: Estudo de validação do tipo metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se o levantamento das necessidades de cuidados em saúde escolar e elaboração de 2 casos clínicos para utilizar em simulação realística materno-infantil. Na segunda fase, procedeu-se à validação dos casos e dos instrumentos elaborados para avaliação da simulação no processo de formação. Resultados: Os juízes avaliaram os itens que foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). As sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos de avaliação dos cenários e houve a contribuição para a fidedignidade dos casos clínicos construídos. Conclusão: A validação dos cenários pelos juízes viabilizou a adequação de itens nos instrumentos favorecendo uma nova implementação dos casos elaborados para a simulação realística materno-infantil.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2018-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000300006Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.18 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000300006Leon,Casandra G. R. M. Ponce deSilva,Ana KarolinaRibeiro,Laiane MedeirosBrasil,Guilherme da CostaGuarda,Laise Escalianti del AlamoFonseca,Luciana Mara Montiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:51Zoai:scielo:S0874-02832018000300006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:25.078587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
title Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
spellingShingle Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
Leon,Casandra G. R. M. Ponce de
ensino
simulação
estudos de validação
enfermagem
pediatria
title_short Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
title_full Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
title_fullStr Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
title_full_unstemmed Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
title_sort Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
author Leon,Casandra G. R. M. Ponce de
author_facet Leon,Casandra G. R. M. Ponce de
Silva,Ana Karolina
Ribeiro,Laiane Medeiros
Brasil,Guilherme da Costa
Guarda,Laise Escalianti del Alamo
Fonseca,Luciana Mara Monti
author_role author
author2 Silva,Ana Karolina
Ribeiro,Laiane Medeiros
Brasil,Guilherme da Costa
Guarda,Laise Escalianti del Alamo
Fonseca,Luciana Mara Monti
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leon,Casandra G. R. M. Ponce de
Silva,Ana Karolina
Ribeiro,Laiane Medeiros
Brasil,Guilherme da Costa
Guarda,Laise Escalianti del Alamo
Fonseca,Luciana Mara Monti
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
simulação
estudos de validação
enfermagem
pediatria
topic ensino
simulação
estudos de validação
enfermagem
pediatria
description Enquadramento: A simulação, como um método ativo de ensino, permite o estímulo da capacidade cognitiva, racional, visão crítica e exercício do trabalho em equipa, divisão de tarefas e liderança. Objetivo: Descrever a construção de 2 casos clínicos e validá-los para utilização na simulação realística materno-infantil. Metodologia: Estudo de validação do tipo metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se o levantamento das necessidades de cuidados em saúde escolar e elaboração de 2 casos clínicos para utilizar em simulação realística materno-infantil. Na segunda fase, procedeu-se à validação dos casos e dos instrumentos elaborados para avaliação da simulação no processo de formação. Resultados: Os juízes avaliaram os itens que foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). As sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos de avaliação dos cenários e houve a contribuição para a fidedignidade dos casos clínicos construídos. Conclusão: A validação dos cenários pelos juízes viabilizou a adequação de itens nos instrumentos favorecendo uma nova implementação dos casos elaborados para a simulação realística materno-infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000300006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.18 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137314537996288