Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gartner, Amanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26397
Resumo: Partindo do princípio que a crise de públicos no teatro se mostra como uma questão atual que ultrapassa fronteiras geográficas e socioculturais, essa pesquisa apresenta conceitos e procedimentos atribuídos a capacitação do espectador teatral e a abertura das instituições teatrais para novos modos de participação do público. A discussão teórica legitima o uso de propostas artístico-pedagógicas para a capacitação do espectador no teatro contemporâneo, reflete como o conceito de mediação teatral tem se desenvolvido dentro das instituições teatrais e aponta rumos provocados pelas novas formas de participação do espectador no teatro. Os principais autores de refrência utilizados nesse âmbito são Desgranges (2003), Pinkert (2014) e Seitz (2012, 2014). A pesquisa reúne três estudos de caso inseridos em contextos distintos para mapear e refletir sobre abordagens estratégicas vinculadas a cada caso. O primeiro caso apresenta os workshops de introdução ao espetáculo oferecidos para públicos de todas as idades pelo departamento de pedagogia do teatro no Schaubühne (Berlim/Alemanha), o retrato apresentado parte de um estágio realizado no teatro. O segundo caso reflete sobre as novas formas de participação propostas pelos programadores do Teatro Municipal Maria Matos (Lisboa/Portugal), a reflexão apresentada parte da análise de documentos disponibilizados pelo teatro e pela EGEAC. O terceiro e último caso mostra como o projeto Palco Giratório associa atividades formativas e participativas num circuito de digressão de espetáculos e companhias por todo o território brasileiro, as observações foram elaboradas por meio do levantamento de documentos, conversas informais com o criador e getores do projeto. Os casos apresentam uma perspectiva plural das práticas realizadas atualmente ao leitor, e enfatizam que a importância dada as estratégias pedagógicas para o espectador teatral se articula aos interesses de cada instituição. Além disso, a pesquisa aponta que as práticas artistico-pedagógicas para a capacitação do espectador continuam pouco desenvolvida nos países lusófonos, tornando evidente a necessidade de estudos nesse campo de conhecimento.
id RCAP_04de2eeda7d623f7df1690531998537b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatroTeatro - séc.21Teatro - PúblicosTeatro - Aspectos sociaisTeatro - Estuto e ensinoTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesPartindo do princípio que a crise de públicos no teatro se mostra como uma questão atual que ultrapassa fronteiras geográficas e socioculturais, essa pesquisa apresenta conceitos e procedimentos atribuídos a capacitação do espectador teatral e a abertura das instituições teatrais para novos modos de participação do público. A discussão teórica legitima o uso de propostas artístico-pedagógicas para a capacitação do espectador no teatro contemporâneo, reflete como o conceito de mediação teatral tem se desenvolvido dentro das instituições teatrais e aponta rumos provocados pelas novas formas de participação do espectador no teatro. Os principais autores de refrência utilizados nesse âmbito são Desgranges (2003), Pinkert (2014) e Seitz (2012, 2014). A pesquisa reúne três estudos de caso inseridos em contextos distintos para mapear e refletir sobre abordagens estratégicas vinculadas a cada caso. O primeiro caso apresenta os workshops de introdução ao espetáculo oferecidos para públicos de todas as idades pelo departamento de pedagogia do teatro no Schaubühne (Berlim/Alemanha), o retrato apresentado parte de um estágio realizado no teatro. O segundo caso reflete sobre as novas formas de participação propostas pelos programadores do Teatro Municipal Maria Matos (Lisboa/Portugal), a reflexão apresentada parte da análise de documentos disponibilizados pelo teatro e pela EGEAC. O terceiro e último caso mostra como o projeto Palco Giratório associa atividades formativas e participativas num circuito de digressão de espetáculos e companhias por todo o território brasileiro, as observações foram elaboradas por meio do levantamento de documentos, conversas informais com o criador e getores do projeto. Os casos apresentam uma perspectiva plural das práticas realizadas atualmente ao leitor, e enfatizam que a importância dada as estratégias pedagógicas para o espectador teatral se articula aos interesses de cada instituição. Além disso, a pesquisa aponta que as práticas artistico-pedagógicas para a capacitação do espectador continuam pouco desenvolvida nos países lusófonos, tornando evidente a necessidade de estudos nesse campo de conhecimento.Assuming that the audience crisis in theater is an issue that goes beyond geographical, social, and cultural boundaries, this study presents concepts and pedagogical approaches that aim at audience development in theater and at the opening of institutions able to provide new forms audience participation. The theoretical analysis not only justifies the use of artistic and pedagogical proposals for the training of the audience in contemporary theater, but also shows how the concept of theatre mediation has developed in different theater institutions. Additionally, it presents the opportunities that new forms of audience participation in theater provide. The main authors considered in this study were Desgranges (2003), Pinkert (2014), and Seitz (2012, 2014). We present three case studies from different contexts, in order to outline possible scenarios and reflect on strategic approaches related to each case. The first case study consists of practical theater workshops that were offered to a mixed age audience at the theater education department at Schaubühne (Berlin/Germany). The case was part of an internship in the theater. The second case study regards new forms of participation proposed by the artistic directors of Maria Matos Teather (Lisbon/Portugal). Documents provided by the theater and by EGEAC were used in the study. The third and final case study shows how the project Palco Giratório combines education and participation in activities and performances organized by different companies in Brazil. The information used in the study was retrieved by surveys and informal conversations with the creator of the project and the project managers. The case studies offer different perspectives on the current practices and show that the importance given to pedagogical strategies for the audience is strictly related to the interests of each institution. Moreover, this study shows that artistic and pedagogical practices for training the audience are still underdeveloped in Lusophone countries, and, therefore, emphasizes the importance of research in this field.Brilhante, Maria João MonteiroRepositório da Universidade de LisboaGartner, Amanda2017-02-06T12:10:59Z2017-01-1120162017-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26397TID:201548780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:04.798206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
title Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
spellingShingle Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
Gartner, Amanda
Teatro - séc.21
Teatro - Públicos
Teatro - Aspectos sociais
Teatro - Estuto e ensino
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
title_full Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
title_fullStr Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
title_full_unstemmed Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
title_sort Práticas teatrais contemporâneas: procedimentos participativos e o espectador no teatro
author Gartner, Amanda
author_facet Gartner, Amanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brilhante, Maria João Monteiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gartner, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - séc.21
Teatro - Públicos
Teatro - Aspectos sociais
Teatro - Estuto e ensino
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Teatro - séc.21
Teatro - Públicos
Teatro - Aspectos sociais
Teatro - Estuto e ensino
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Partindo do princípio que a crise de públicos no teatro se mostra como uma questão atual que ultrapassa fronteiras geográficas e socioculturais, essa pesquisa apresenta conceitos e procedimentos atribuídos a capacitação do espectador teatral e a abertura das instituições teatrais para novos modos de participação do público. A discussão teórica legitima o uso de propostas artístico-pedagógicas para a capacitação do espectador no teatro contemporâneo, reflete como o conceito de mediação teatral tem se desenvolvido dentro das instituições teatrais e aponta rumos provocados pelas novas formas de participação do espectador no teatro. Os principais autores de refrência utilizados nesse âmbito são Desgranges (2003), Pinkert (2014) e Seitz (2012, 2014). A pesquisa reúne três estudos de caso inseridos em contextos distintos para mapear e refletir sobre abordagens estratégicas vinculadas a cada caso. O primeiro caso apresenta os workshops de introdução ao espetáculo oferecidos para públicos de todas as idades pelo departamento de pedagogia do teatro no Schaubühne (Berlim/Alemanha), o retrato apresentado parte de um estágio realizado no teatro. O segundo caso reflete sobre as novas formas de participação propostas pelos programadores do Teatro Municipal Maria Matos (Lisboa/Portugal), a reflexão apresentada parte da análise de documentos disponibilizados pelo teatro e pela EGEAC. O terceiro e último caso mostra como o projeto Palco Giratório associa atividades formativas e participativas num circuito de digressão de espetáculos e companhias por todo o território brasileiro, as observações foram elaboradas por meio do levantamento de documentos, conversas informais com o criador e getores do projeto. Os casos apresentam uma perspectiva plural das práticas realizadas atualmente ao leitor, e enfatizam que a importância dada as estratégias pedagógicas para o espectador teatral se articula aos interesses de cada instituição. Além disso, a pesquisa aponta que as práticas artistico-pedagógicas para a capacitação do espectador continuam pouco desenvolvida nos países lusófonos, tornando evidente a necessidade de estudos nesse campo de conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-06T12:10:59Z
2017-01-11
2017-01-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26397
TID:201548780
url http://hdl.handle.net/10451/26397
identifier_str_mv TID:201548780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134348125929472