O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Raquel da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69772
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_04e4a10f54a38e146431fbc14bb7541f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupoThe alphabet book as a means of facilitating the groups dynamicDinâmica de grupoLiteracia emergenteLiteratura para a infânciaLivros - alfabeto / livros - abecedárioDynamicEmerging literacyChildren’s literatureAlphabet books / ABC booksCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente em contexto de Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Optando por trabalhar uma tipologia de livros específica, em concreto o livro-alfabeto, procurou-se, sobretudo, compreender as conceções iniciais das crianças relativas a estes objetos, bem como explorar diferentes obras integradas nesta tipologia. As observações realizadas em contexto de estágio pré-escolar relativas à dinâmica de grupo e à área da biblioteca, bem como o interesse nos grafemas e fonemas por parte desse mesmo grupo de crianças, despertaram em nós um desejo de trabalhar os livros e a literatura para a infância, a consequente melhoria da área da biblioteca e alguma ação interventiva no que diz respeito à exploração de certos valores particulares. Assim, como sugerimos, centrámos a nossa atenção na tipologia de livros designada livros-alfabeto ou livros-abecedário. O projeto acabou por ser totalmente transversal ao primeiro ciclo, dado que trabalhámos com uma turma de primeiro ano e intercalámos a exploração da tipologia de livros livros-alfabeto ou livros-abecedário com o ensino do alfabeto. O projeto acabou por ter maior incidência no pré-escolar, uma vez que, durante o contexto de estágio de 1º Ciclo do Ensino Básico, fomos confrontados com a pandemia Covid- 19 e as escolas encerraram, recorrendo ao ensino à distância como alternativa para finalizar o ano letivo. A Prática de Ensino Supervisionada I e II e a implementação do projeto cujo relatório se apresenta foram realizados tendo por base a metodologia Investigação-Ação, sendo que se optou por recolher dados através de diferentes instrumentos e estratégias próprios da mesma.This report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice, namely in the context of Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Choosing to work on a specific typology of books, specifically the alphabet book, we tried, above all, to understand the children's initial conceptions related to these objects, as well as to explore different literacy titles integrated in this typology. The observations made in the context of pre-school internship related to the groups dynamic and the library area, as well as the interest in graphemes and phonemes by this same group of children, aroused in us a desire to work on books and literature for childhood, the on going improvement of the library area and some interventionist action with regard to the exploration of certain particular values. Thus, as we suggested, we focused our attention on the typology of books called alphabet books or ABC books. The project turned out to be totally transversal to the first cycle given that we worked with a first-year class and merged the exploration of the typology called the alphabet books or ABC books with the teaching of the alphabet. The project ended up having a higher incidence in pre-school, since, during the context of internship of 1st Cycle of Basic Education, we were confronted with the pandemic Covid-19 and schools closed, resulting in learning at a distance as an alternative way to end the academic year. The Supervised Teaching Practice I and II and the implementation of the project whose report is presented were carried out based on the Research-Action methodology, and it was decided to collect data through different instruments and strategies of the same.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoSantos, Ana Raquel da Silva20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69772por202544974info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:09.683643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
The alphabet book as a means of facilitating the groups dynamic
title O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
spellingShingle O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
Santos, Ana Raquel da Silva
Dinâmica de grupo
Literacia emergente
Literatura para a infância
Livros - alfabeto / livros - abecedário
Dynamic
Emerging literacy
Children’s literature
Alphabet books / ABC books
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
title_full O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
title_fullStr O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
title_full_unstemmed O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
title_sort O livro - alfabeto como meio facilitador da dinâmica de grupo
author Santos, Ana Raquel da Silva
author_facet Santos, Ana Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sara Raquel Reis da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica de grupo
Literacia emergente
Literatura para a infância
Livros - alfabeto / livros - abecedário
Dynamic
Emerging literacy
Children’s literature
Alphabet books / ABC books
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Dinâmica de grupo
Literacia emergente
Literatura para a infância
Livros - alfabeto / livros - abecedário
Dynamic
Emerging literacy
Children’s literature
Alphabet books / ABC books
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69772
url http://hdl.handle.net/1822/69772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202544974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132203403182080