Case study : uma análise das renegociações da Parceria Público-Privada do Metro Sul do Tejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13068 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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Case study : uma análise das renegociações da Parceria Público-Privada do Metro Sul do TejoParceria Público-PrivadaRenegociaçãoRiscoIndemnizaçõesPublic Private PartnershipsRenegotiationRiskCompensationsMestrado em Ciências EmpresariaisO presente trabalho teve como objetivo pesquisar e analisar a forma como o projeto do Metro Sul do Tejo (MST) foi estruturado, quais os problemas que levaram às renegociações e como foram conduzidos os processos de renegociação. De onde se concluiu que, o projeto partiu de determinados pressupostos, que se revelaram excessivamente otimistas e que não foram devidamente acautelados pelo Estado. Nomeadamente, admitiu-se que a procura seria suficiente para garantir a ausência de encargos para o Estado, e que os riscos de reequilíbrio financeiro relacionados com o pagamento de indemnizações compensatórias não foram tidos em conta, falha que tem-se refletido em avultadas compensações anuais para o Estado. Verificou-se ainda que, a correção desta situação arrasta-se desde 2011. Nesse sentido, é de todo aconselhável que o Estado conclua o processo de renegociação e que atinja os objetivos propostos: a) Redimensionar o projeto, adequando-o à procura real verificada; b) Reduzir o esforço financeiro do Estado com a concessão; c) Clarificar o texto contratual.This study aimed to research and analyze how the Metro Sul do Tejo project was structured, what problems led to renegotiations and how the renegotiation processes were conducted. From which it was concluded that the project was based on certain assumptions, which proved to be overly optimistic and not adequately taken care of by the State. In particular, it was assumed that demand would be sufficient to ensure the absence of burdens for the State, and the risks of financial rebalancing related to the payment of compensatory allowances were not taken into account, a failure which has been reflected in large annual compensation for the State. It has also been verified that the correction of this situation has dragged on since 2011. In this sense, it is highly advisable for the State to complete the process of renegotiation and achieve the proposed objectives: a) Resize the project, adapting it to the verified real demand; b) Reduce the financial effort of the State with the concession; c) Clarify the contractual text.Instituto Superior de Economia e GestãoSarmento, JoaquimRepositório da Universidade de LisboaGoes, António de Almeida20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13068porGoes, António de Almeida (2016). "Case study : uma análise das renegociações da Parceria Público-Privada do Metro Sul do Tejo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:06.543939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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