Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Mariano dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13453
Resumo: As piscinas tornaram-se populares em instalações de lazer municipais e hoje em dia é possível encontrar piscinas públicas em quase todas as cidades nos países desenvolvidos, o que proporciona às pessoas a prática da natação por questões de saúde, de lazer ou para competição. Apesar de as piscinas interiores serem instalações onde se verifica um grande consumo de energia (é necessária uma grande quantidade de energia para garantir os níveis de temperatura e humidade ambiente, para aquecimento da água da piscina e para iluminação), existem várias medidas de eficiência energética que podem ser implementadas para reduzir o consumo de energia sem comprometer o conforto dos seus utilizadores. Este relatório tem como principal objetivo a descrição do trabalho realizado durante o estágio curricular que decorreu na Câmara Municipal da Sertã, focado na melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais. A Câmara Municipal da Sertã está fortemente empenhada na melhoria da eficiência energética das instalações municipais, tendo já elaborado o seu Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), no âmbito do Pacto de Autarcas. O município está ainda envolvido noutros projetos europeus de eficiência energética e energias renováveis, como o eReNeT (Rural Energy Web Learning Network for Action) e RETS (Renewable Energies Transfer System). O sistema de iluminação da Piscina Municipal da Sertã é atualmente assegurado por lâmpadas fluorescentes tubulares, lâmpadas de iodetos metálicos e lâmpadas fluorescentes compactas. Apesar da enorme capacidade instalada no sistema de iluminação, os níveis mínimos de iluminação não estão assegurados, particularmente na área dos tanques. O principal objetivo do nosso estudo foi a análise de diferentes projetos de iluminação tendo em conta as características da piscina e as características elétricas e fotométricas das luminárias, garantindo a sua longevidade, bem como os níveis corretos de iluminação e de brilho ambientes. As simulações foram realizadas com o software Dialux.
id RCAP_051098b5b182003680e0f600c6702baf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da SertãIluminação eficienteIluminação de complexos desportivosEficiência energéticaAs piscinas tornaram-se populares em instalações de lazer municipais e hoje em dia é possível encontrar piscinas públicas em quase todas as cidades nos países desenvolvidos, o que proporciona às pessoas a prática da natação por questões de saúde, de lazer ou para competição. Apesar de as piscinas interiores serem instalações onde se verifica um grande consumo de energia (é necessária uma grande quantidade de energia para garantir os níveis de temperatura e humidade ambiente, para aquecimento da água da piscina e para iluminação), existem várias medidas de eficiência energética que podem ser implementadas para reduzir o consumo de energia sem comprometer o conforto dos seus utilizadores. Este relatório tem como principal objetivo a descrição do trabalho realizado durante o estágio curricular que decorreu na Câmara Municipal da Sertã, focado na melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais. A Câmara Municipal da Sertã está fortemente empenhada na melhoria da eficiência energética das instalações municipais, tendo já elaborado o seu Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), no âmbito do Pacto de Autarcas. O município está ainda envolvido noutros projetos europeus de eficiência energética e energias renováveis, como o eReNeT (Rural Energy Web Learning Network for Action) e RETS (Renewable Energies Transfer System). O sistema de iluminação da Piscina Municipal da Sertã é atualmente assegurado por lâmpadas fluorescentes tubulares, lâmpadas de iodetos metálicos e lâmpadas fluorescentes compactas. Apesar da enorme capacidade instalada no sistema de iluminação, os níveis mínimos de iluminação não estão assegurados, particularmente na área dos tanques. O principal objetivo do nosso estudo foi a análise de diferentes projetos de iluminação tendo em conta as características da piscina e as características elétricas e fotométricas das luminárias, garantindo a sua longevidade, bem como os níveis corretos de iluminação e de brilho ambientes. As simulações foram realizadas com o software Dialux.Coelho, Dulce Helena de CarvalhoRepositório ComumSantos, Paulo Mariano dos2016-05-03T09:50:24Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13453201256797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:06.995852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
title Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
spellingShingle Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
Santos, Paulo Mariano dos
Iluminação eficiente
Iluminação de complexos desportivos
Eficiência energética
title_short Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
title_full Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
title_fullStr Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
title_full_unstemmed Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
title_sort Melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais da Sertã
author Santos, Paulo Mariano dos
author_facet Santos, Paulo Mariano dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Dulce Helena de Carvalho
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo Mariano dos
dc.subject.por.fl_str_mv Iluminação eficiente
Iluminação de complexos desportivos
Eficiência energética
topic Iluminação eficiente
Iluminação de complexos desportivos
Eficiência energética
description As piscinas tornaram-se populares em instalações de lazer municipais e hoje em dia é possível encontrar piscinas públicas em quase todas as cidades nos países desenvolvidos, o que proporciona às pessoas a prática da natação por questões de saúde, de lazer ou para competição. Apesar de as piscinas interiores serem instalações onde se verifica um grande consumo de energia (é necessária uma grande quantidade de energia para garantir os níveis de temperatura e humidade ambiente, para aquecimento da água da piscina e para iluminação), existem várias medidas de eficiência energética que podem ser implementadas para reduzir o consumo de energia sem comprometer o conforto dos seus utilizadores. Este relatório tem como principal objetivo a descrição do trabalho realizado durante o estágio curricular que decorreu na Câmara Municipal da Sertã, focado na melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais. A Câmara Municipal da Sertã está fortemente empenhada na melhoria da eficiência energética das instalações municipais, tendo já elaborado o seu Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), no âmbito do Pacto de Autarcas. O município está ainda envolvido noutros projetos europeus de eficiência energética e energias renováveis, como o eReNeT (Rural Energy Web Learning Network for Action) e RETS (Renewable Energies Transfer System). O sistema de iluminação da Piscina Municipal da Sertã é atualmente assegurado por lâmpadas fluorescentes tubulares, lâmpadas de iodetos metálicos e lâmpadas fluorescentes compactas. Apesar da enorme capacidade instalada no sistema de iluminação, os níveis mínimos de iluminação não estão assegurados, particularmente na área dos tanques. O principal objetivo do nosso estudo foi a análise de diferentes projetos de iluminação tendo em conta as características da piscina e as características elétricas e fotométricas das luminárias, garantindo a sua longevidade, bem como os níveis corretos de iluminação e de brilho ambientes. As simulações foram realizadas com o software Dialux.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-05-03T09:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13453
201256797
url http://hdl.handle.net/10400.26/13453
identifier_str_mv 201256797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015922651136