Impacto dos ratings no custo de capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, André Maia Neto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19415
Resumo: Este estudo tem como objetivo a análise do impacto de anúncios provenientes de agências de ratings sobre os mercados de capitais e consequentemente, sobre o custo de capital do setor financeiro europeu. Pretende-se, ainda, analisar se os mercados se antecipam de forma eficiente a ações das agências e se esse impacto varia consoante a robustez da economia de cada país. Com este intuito, são analisados os índices bolsistas e os movimentos do mercado de capitais do sector financeiro em dias próximos aos dias de anúncios públicos de opiniões das agências (outlooks) e variações de ratings soberanos de dez países da Zona Euro. Consistente com a literatura, mas utilizando um período temporal mais recente e numa época de enorme volatilidade e incerteza na Europa, este estudo permite a obtenção de conclusões contextualmente mais atuais. O nosso estudo sugere um impacto significativo das agências de rating nos mercados de capitais mostrando ainda que o efeito é mais pronunciado nos países que estiveram sobre programas de apoio financeiro. É possível concluir também que as agências de rating influenciam o desempenho do mercado de capitais do setor bancário, o que condiciona o funcionamento de toda a economia bem como do custo de capital a si associado.
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