Fundos made in China: teste à hipótese da atenção do investidor em investimentos nos BRIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Alberto Miguel Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9211
Resumo: As notícias da imprensa financeira e económica são um fator determinante que pode influenciar a atenção do investidor em relação ao investimento nos mercados financeiros. Este estudo tenta verificar se a divulgação/fluxo de notícias da Bloomberg sobre o Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) afeta as decisões de investimento dos investidores nessas economias emergentes. Para testar esta hipótese, esta investigação analisa as dinâmicas de fluxos financeiros dos mais de 1.000 fundos que investem nos mercados dos BRIC. Face ao acelerado crescimento económico das últimas décadas, os BRIC têm gerado oportunidades de investimento ímpares, revelando-se um mercado muito atraente para investidores. Alguns estudos tem evidenciado que ativos com o nome “China” capta a atenção dos investidores, influenciando as decisões de investimento. De acordo com os resultados, não se encontraram evidências de que notícias positivas/negativas sobre a China pareçam influenciar os fluxos financeiros dos fundos de investimento. Não há relação entre notícias positivas e entrada de fluxos para os fundos que investem na China. Todavia, existe um efeito de atratividade nos fundos de investimento da Índia e Brasil, observando uma entrada de fluxos perante notícias económicas positivas. Os resultados sugerem que a identificação das notícias positivas e negativas pode explicar variações dos fluxos financeiros e que os fundos experienciam saída de fluxos significativos quando surgem notícias negativas. E evidenciam que as notícias económicas são um importante mecanismo de redução da assimetria de informação, sendo capazes de influenciar decisões de investimento. No fundo, este estudo confirma assim uma relação entre notícias da imprensa especializada e decisões de investimento.
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