Do acolhimento residencial à reintegração familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palinhos, Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26716
Resumo: A reintegração familiar está implícita em documentos jurídicos e políticas internacionais, no entanto não é um processo de clara compreensão. Garantir o sucesso da reintegração é investir na família, assim como na criança/jovem. Para tal, importa perceber quais as entidades e profissionais que fazem parte deste processo e como intervêm com as famílias. A presente dissertação procura clarificar e refletir sobre o processo de reintegração familiar em acolhimento residencial, tendo como principal objetivo compreender os processos e as práticas de intervenção dos profissionais. No presente estudo, foram recolhidos dados qualitativos através de entrevistas semiestruturadas, dirigidas à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a duas casas de acolhimento residenciais e ao Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) . No total foram realizadas seis entrevistas a nove profissionais. As entrevistas permitiram o conhecimento de informação privilegiada, nomeadamente: as funções dos profissionais que participam no processo, os métodos e instrumentos utilizados, os aspetos que dificultam e facilitam o processo de intervenção, a relação que se estabelece entre o assistente social, a família e a criança. Concluiu-se que o processo de reintegração familiar acontece quando existe disponibilidade da parte da família para mudar a situação em que se encontra, mas também quando os profissionais avaliam as capacidades e as competências cognitivas que cada família apresenta. Revelou-se que o trabalho realizado pelas profissionais é centrado na defesa do superior interesse da criança e, quando prevista a reintegração, em trabalhar o potencial de mudança da família através do reforço das competências parentais.
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