Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28597 |
Resumo: | Como reflexo da própria existência do ser Humano na direccionalidade da ‘linha do tempo’, a produção artística tem historicamente resultado da concomitância do desenvolvimento de modelos teóricos funcionais e de instantes excecionais que fomentam progresso e evolução. Na música, o ilusivo e complexo conceito de criatividade é usualmente referido como catalisador para os processos de progresso e avanço musical. Este artigo apresenta a prática musical das Pedrinhas de Arronches, e de que forma a criatividade associada a procedimentos de reciclagem estão na sua génese e contribuíram para a sua evolução e autonomia artístico-musical. De inspiração nas Pedrinhas de Arronches, propomos ainda uma atividade de sala de aula que estimula a criatividade para a invenção e prática musical. |
id |
RCAP_052ccd90f1acaf49973782bb9d0f0cb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aulaMúsicaMusicologiaCriatividadePercussãoComo reflexo da própria existência do ser Humano na direccionalidade da ‘linha do tempo’, a produção artística tem historicamente resultado da concomitância do desenvolvimento de modelos teóricos funcionais e de instantes excecionais que fomentam progresso e evolução. Na música, o ilusivo e complexo conceito de criatividade é usualmente referido como catalisador para os processos de progresso e avanço musical. Este artigo apresenta a prática musical das Pedrinhas de Arronches, e de que forma a criatividade associada a procedimentos de reciclagem estão na sua génese e contribuíram para a sua evolução e autonomia artístico-musical. De inspiração nas Pedrinhas de Arronches, propomos ainda uma atividade de sala de aula que estimula a criatividade para a invenção e prática musical.Associação Portuguesa de Educação Musical2021-01-04T12:32:39Z2021-01-042020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28597http://hdl.handle.net/10174/28597porLopes, Eduardo; Quintas, Rui. 2020. “Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula”, Revista Portuguesa de Educação Musical, Nr. 146, 2020, pp. 87-95. ISSN 1646-6306el@uevora.ptnd203Lopes, EduardoQuintas, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:26.373234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
title |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
spellingShingle |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula Lopes, Eduardo Música Musicologia Criatividade Percussão |
title_short |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
title_full |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
title_fullStr |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
title_full_unstemmed |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
title_sort |
Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula |
author |
Lopes, Eduardo |
author_facet |
Lopes, Eduardo Quintas, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Quintas, Rui |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Eduardo Quintas, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Musicologia Criatividade Percussão |
topic |
Música Musicologia Criatividade Percussão |
description |
Como reflexo da própria existência do ser Humano na direccionalidade da ‘linha do tempo’, a produção artística tem historicamente resultado da concomitância do desenvolvimento de modelos teóricos funcionais e de instantes excecionais que fomentam progresso e evolução. Na música, o ilusivo e complexo conceito de criatividade é usualmente referido como catalisador para os processos de progresso e avanço musical. Este artigo apresenta a prática musical das Pedrinhas de Arronches, e de que forma a criatividade associada a procedimentos de reciclagem estão na sua génese e contribuíram para a sua evolução e autonomia artístico-musical. De inspiração nas Pedrinhas de Arronches, propomos ainda uma atividade de sala de aula que estimula a criatividade para a invenção e prática musical. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01T00:00:00Z 2021-01-04T12:32:39Z 2021-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28597 http://hdl.handle.net/10174/28597 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, Eduardo; Quintas, Rui. 2020. “Reciclagem na Música como Ferramenta para a Criatividade: as Pedrinhas de Arronches e um modelo para atividade de sala de aula”, Revista Portuguesa de Educação Musical, Nr. 146, 2020, pp. 87-95. ISSN 1646-6306 el@uevora.pt nd 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Educação Musical |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Educação Musical |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136665853231104 |