O papel da administração e da auditoria na manipulação de resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Ângela Daniela da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12574
Resumo: Versão final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
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spelling O papel da administração e da auditoria na manipulação de resultadosManipulação dos resultadosGoverno das sociedadesAuditoriaTeoria da âgenciaResults manipulationAuditingAgency theoryCorporate governanceAuditoriaVersão final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Nos dias atuais, a relação entre as empresas e os seus investidores assume uma relevância significativa em função dos investimentos que se realizam e da necessidade de financiamento. Neste sentido levanta-se o problema, da possível manipulação dos resultados para as empresas irem de encontro às análises positivas dos seus investidores. Mecanismos de governo das sociedades e o papel da auditoria assumem-se então como relevantes para assegurar a fiabilidade da informação transmitida ao mercado. Numerosos incentivos motivam os gestores a envolverem-se na manipulação dos resultados. A teoria da agência é um deles. As áreas chave no controlo de uma organização segundo a literatura são quatro: características do conselho de administração; características do conselho de auditoria; estrutura de propriedade; o papel dos acionistas. O objeto de estudo deste trabalho diz respeito à possibilidade de manipulação dos resultados num conjunto de empresas portuguesas cotadas. Para isso foi feita uma base de estudo com 25 empresas no período com observações compreendidas entre 2013 e 2017. Foram estudadas sete variáveis como passiveis de explicar a manipulação dos resultados. Como variável dependente foi usada a diferença entre o resultado operacional e o cash flow operacional. Foi realizada uma análise de regressão múltipla que permite aferir a significância estatística de quatro variáveis explicativas. Dado que o p-value associado às referidas variáveis não ultrapassa em nenhuma os 5%, que podemos aceitar todas as variáveis do modelo.Nowadays, the relationship between companies and their investors assumes a significant relevance in function of investments made and the need for financing. This way, the problem arises, from the possible manipulation of the results for the companies to go against the positive analyzes of their investors. The mechanisms of corporate governance and the role of the audit are, therefore considered relevant to ensure the reliability of the information transmitted to the market. Numerous incentives motivate managers to get involved in manipulating results. Agency theory is one of them. The key areas in the control of an organization according to the literature are four: characteristics of the board of directors; characteristics of the audit board; property structure; the role of shareholders. The object of study of this work concerns the possibility of manipulation of results in a group of Portuguese companies listed. For that, a study base with 25 companies was carried out in the period with composite observations between 2013 and 2017. Seven variables were analyzed as possible to explain the manipulation of the results. The difference between the operating result and the operating cash flow was used as the dependent variable. A multiple regression analysis was carried out to assess the statistical significance of four explanatory variables. Since the p-value associated with these variables does not exceed 5%, we can accept all model variables.Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVaz, Ângela Daniela da Silva2019-01-07T15:19:28Z2018-11-222018-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12574TID:202105180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:52.537622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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