Caraterização de uma consulta telefónica de enfermagem em pneumologia de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuco, Célia Marina dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43228
Resumo: A gestão em enfermagem deve potenciar a adoção de novos modelos de prestação de cuidados inovadores, que respondam às atuais exigências. Neste sentido, foi desígnio do autor caraterizar uma consulta telefónica de enfermagem em Pneumologia de Intervenção. Trata-se de um estudo descritivo, observacional, transversal, retrospetivo de abordagem quantitativa, numa unidade de pneumologia de intervenção (UPI), de um centro hospitalar. No ano de 2018, dos 697 registos de consultas telefónicas de enfermagem analisados, 286 correspondem a consultas telefónicas de enfermagem efetuadas ao próprio sobre broncoscopia a realizar na UPI, que foram objeto deste estudo. Mais de metade (55,9%) destas consultas, foram realizadas a clientes do género masculino, sendo a moda e a mediana de 67 anos e a média de 63,7 [DP=12,7]. Com a classe modal que representa quase metade (44,1%) da amostra, a situar-se entre os 66 e os 80 anos. Maioritariamente (59,4%), estas consultas eram referentes a clientes que realizavam o exame pela primeira vez. O único diagnóstico identificado foi o diagnóstico “risco de não adesão”, não sendo identificados outros diagnósticos. As intervenções de enfermagem identificadas nos registos da consulta telefónica, de forma sistematizada em linguagem CIPE®, foram “explicar sobre técnica” e “executar contacto por telefone para continuidade de cuidados”. A maioria (81,5%) dos clientes, teve modificação positiva no estado do diagnóstico após a intervenção por cumprimento das indicações. A consulta telefónica de enfermagem parece ter influência, quer na adesão dos clientes à globalidade das orientações emanadas pelos enfermeiros, quer na assiduidade dos clientes. Conclui-se que a consulta telefónica de enfermagem ao cliente em pneumologia de intervenção, é um modelo de prestação de cuidados de enfermagem pertinente que contribui para melhorar a qualidade dos cuidados prestados nesta área.
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