Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosa Maria Moreira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/77
Resumo: Este projecto de intervenção na área de Educação Especial surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – levado a cabo na Universidade Portucalense do Porto. Foi implementado um estudo de caso sobre dezoito discentes com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) com o objectivo de contribuir para dar resposta a alunos, professores, família e comunidade envolvente na resolução dos problemas surgidos perante esta problemática comportamental. A hiperactividade na criança é uma perturbação frequente que não se limita apenas a uma agitação intensa, mas que se caracteriza pela associação destes sintomas motores a distúrbios invalidantes da atenção assim como do controlo dos impulsos. O estudo dos factores etiológicos demonstra que alguns destes parecem ter um peso maior, nomeadamente os factores neurobiológicos e genéticos. É com base neste aspecto neurobiológico que se utilizam fármacos psico-estimulantes no tratamento da PHDA. O estudo da problemática desta perturbação tem como vectores fundamentais: hiperactividade, impulsividade, atenção, e aprendizagem. Revela-se de importância fundamental todo um trabalho de equipa integrando profissionais de diferentes áreas, já que o aluno poderá necessitar, ao longo do seu percurso académico, de apoio psicoterapêutico, orientação familiar, terapia da fala ou tratamento farmacológico.
id RCAP_053cce1cbc766af350234475ef543441
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/77
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.AprendizagemDéfice de atençãoEstratégias de ensinoHiperactividadeImpulsividadeTMEEste projecto de intervenção na área de Educação Especial surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – levado a cabo na Universidade Portucalense do Porto. Foi implementado um estudo de caso sobre dezoito discentes com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) com o objectivo de contribuir para dar resposta a alunos, professores, família e comunidade envolvente na resolução dos problemas surgidos perante esta problemática comportamental. A hiperactividade na criança é uma perturbação frequente que não se limita apenas a uma agitação intensa, mas que se caracteriza pela associação destes sintomas motores a distúrbios invalidantes da atenção assim como do controlo dos impulsos. O estudo dos factores etiológicos demonstra que alguns destes parecem ter um peso maior, nomeadamente os factores neurobiológicos e genéticos. É com base neste aspecto neurobiológico que se utilizam fármacos psico-estimulantes no tratamento da PHDA. O estudo da problemática desta perturbação tem como vectores fundamentais: hiperactividade, impulsividade, atenção, e aprendizagem. Revela-se de importância fundamental todo um trabalho de equipa integrando profissionais de diferentes áreas, já que o aluno poderá necessitar, ao longo do seu percurso académico, de apoio psicoterapêutico, orientação familiar, terapia da fala ou tratamento farmacológico.2010-11-23T13:55:12Z2013-08-14T17:59:50Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/77porCota: TME 415Oliveira, Rosa Maria Moreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:19ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
title Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
spellingShingle Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
Oliveira, Rosa Maria Moreira de
Aprendizagem
Défice de atenção
Estratégias de ensino
Hiperactividade
Impulsividade
TME
title_short Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
title_full Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
title_fullStr Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
title_full_unstemmed Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
title_sort Perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
author Oliveira, Rosa Maria Moreira de
author_facet Oliveira, Rosa Maria Moreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosa Maria Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Défice de atenção
Estratégias de ensino
Hiperactividade
Impulsividade
TME
topic Aprendizagem
Défice de atenção
Estratégias de ensino
Hiperactividade
Impulsividade
TME
description Este projecto de intervenção na área de Educação Especial surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – levado a cabo na Universidade Portucalense do Porto. Foi implementado um estudo de caso sobre dezoito discentes com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) com o objectivo de contribuir para dar resposta a alunos, professores, família e comunidade envolvente na resolução dos problemas surgidos perante esta problemática comportamental. A hiperactividade na criança é uma perturbação frequente que não se limita apenas a uma agitação intensa, mas que se caracteriza pela associação destes sintomas motores a distúrbios invalidantes da atenção assim como do controlo dos impulsos. O estudo dos factores etiológicos demonstra que alguns destes parecem ter um peso maior, nomeadamente os factores neurobiológicos e genéticos. É com base neste aspecto neurobiológico que se utilizam fármacos psico-estimulantes no tratamento da PHDA. O estudo da problemática desta perturbação tem como vectores fundamentais: hiperactividade, impulsividade, atenção, e aprendizagem. Revela-se de importância fundamental todo um trabalho de equipa integrando profissionais de diferentes áreas, já que o aluno poderá necessitar, ao longo do seu percurso académico, de apoio psicoterapêutico, orientação familiar, terapia da fala ou tratamento farmacológico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-23T13:55:12Z
2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-08-14T17:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/77
url http://hdl.handle.net/11328/77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545701535744