"Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sara Isabel Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43313
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0544030c8a487e4025963540991d77a1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino BásicoAprender a aprenderArteFruiçãoReflexãoMotivaçãoLearning to learnArtFruitionReflexionMotivationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO propósito do projeto apresentado é mostrar, do ponto de vista educacional, a importância que o ensino pela arte pode ter no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na medida em que os alunos devem ter tempo para fruírem, percecionarem e refletirem sobre as aprendizagens. Conhecendo a relevância que a arte tem na educação básica do aluno, houve uma necessidade de dar a conhecer esse interesse, que foi analisado do ponto de vista metodológico, e, bastante refletido e avaliado. Diversas competências foram trabalhadas com o presente projeto, entre as quais se sente necessidade de destacar: a criatividade, a imaginação, a capacidade de argumentação, o pensamento crítico, o conhecimento do mundo e competências matemáticas e de literacia. Com este projeto foram articulados saberes, nomeadamente de todas as áreas curriculares, presentes no Currículo recomendado para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Isto porque a arte, quando articulada com outras áreas, permite uma aprendizagem significativa que, em certa medida, intensifica simples tarefas como a observação e a reflexão. A linguagem assume um papel principal em contexto de sala de aula, uma vez que se espera ver mobilizada e bem utilizada em todas as conquistas feitas pelos alunos. A arte, quando ligada ao desenvolvimento da linguagem matemática e competências literárias, permite uma aprendizagem constante, discussão e argumentação que são transversais a todo o 1.º Ciclo.The purpose of the presented project is to show, from the educational point of view, the importance that the teaching through the art might have in the 1st cycle of basic education, as students should have time to enjoy, percept and reflect about learning. Knowing the relevance that art has in the student’s basic education, there was the need to show this interest, which was analysed from a methodological point of view and quite reflected and evaluated. Several skills were worked with this project, among which we point out: creativity, imagination, reasoning ability, critical thinking, knowledge of the world and mathematical and literacy skills. With this project were articulated knowledge in particular from all content areas, present in the curriculum recommended for the 1st cycle of basic education. This is because the art when combined with other areas, allows a meaningful learning that, in some measure, intensifies simple tasks like observation and reflection. Language plays a major role in the context of the classroom, as it is expected to see mobilized and well used in all the achievements made by students. Art, when linked to the development of mathematical language and literary skills, allows a constant learning, discussion and argumentation that are transversal to all the 1st cycle.Palhares, Sandra Susana Pires SilvaUniversidade do MinhoGomes, Sara Isabel Freitas20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43313por201262720info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:58.606502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
Gomes, Sara Isabel Freitas
Aprender a aprender
Arte
Fruição
Reflexão
Motivação
Learning to learn
Art
Fruition
Reflexion
Motivation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Gomes, Sara Isabel Freitas
author_facet Gomes, Sara Isabel Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sara Isabel Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender a aprender
Arte
Fruição
Reflexão
Motivação
Learning to learn
Art
Fruition
Reflexion
Motivation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprender a aprender
Arte
Fruição
Reflexão
Motivação
Learning to learn
Art
Fruition
Reflexion
Motivation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43313
url http://hdl.handle.net/1822/43313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201262720
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132552954380288