Plataforma de Competição de Veleiros Autónomos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Bruno Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10606
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma plataforma de competição de veleiros autónomos. O objetivo da plataforma é suportar competições em ambientes reais ou simulados, constituindo assim uma ferramenta de avaliação de algoritmos de navegação. A plataforma é um sistema aberto, escalável, modular e distribuído que adota o paradigma dos Sistemas Multi-Agente (SMA) para a modelação dos veleiros e uma interfaceWeb para visualização e acompanhamento das competições reais ou simuladas. Do ponto de vista da arquitetura, a plataforma encontra-se dividida em duas camadas: (i ) Front-End e (ii ) Back-End. O Back-End é constituído por um servidor Web, um servidor JavaScript Object Notation (JSON), um servidor de base de dados relacionais, um servidor de base de dados não relacionais e uma plataforma de execução de agentes que exp~oe uma Application Programming Interface (API) através de serviços Web do tipo Representational State Transfer (REST) { RESTful. O Front-End contempla dois tipos de clientes: os navegadores que disponibilizam a interface Web e os agentes de software que representam os veleiros e interagem com a plataforma de execução de agentes através da API RESTful. Cada competição representada na plataforma possui três tipos de agentes: (i ) o agente administrador da competição, que controla o cumprimento das regras por parte dos veleiros; (ii ) o agente meteorológico, responsável pela representação das condições meteorológicas da competição e (iii ) os agentes veleiro, que realizam a modelação física de um veleiro. Por último, a modelação física dos veleiros contempla: (i ) a massa; (ii ) a área vélica; (iii ) o ângulo da vela e do leme; (iv) a velocidade e a direção do vento e (v) a posição e velocidade do casco.
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