The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?

Bibliographic Details
Main Author: Vicente, Carolina Alexandre
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: eng
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/94799
Summary: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_0546ead3f17d1561d8e99fc31009a3b8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?O papel da família e das instituições de ensino superior no potencial empreendedor dos estudantes: O que mudou em 10 anos em Portugal?EmpreendedorismoPotencial EmpreendedorFamiliaInstituições de Ensino SuperiorMotivações, Recursos e Incentivos para empreenderEntrepreneurshipEntrepreneurial potentialFamilyHigher education institutionsEntrepreneurial motivations, resources and incentives to undertake.Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO crescimento económico está longe do desejável, refletindo ainda o efeito da crise recentemente vivida nos mercados financeiros. Formar os estudantes para que estes enfrentem as adversidades e procurem oportunidades para promover o desenvolvimento social, económico e tecnológico do país não é apenas desejável, mas determinante para o sucesso de uma nação. Neste cenário, a família e as instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel determinante no desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, incentivando-os a inovar e a empreender.Embora tenha sido estudada a influência da família e das IES no potencial empreendedor dos estudantes, as mudanças dos últimos 10 anos em Portugal permanecem desconhecidas. Com o objetivo de analisar o impacto dessas influências, há 10 anos atrás e atualmente, desenvolvemos um estudo comparativo de coortes, com duas amostras compostas por estudantes do ensino superior português. A primeira amostra foi recolhida em 2009 (N = 6430), através do Programa Poliempreende, e a segunda amostra foi recolhida em 2018 (N = 909).Foram aplicados, aos estudantes portugueses, questionários que incluíam diferentes escalas previamente validadas e que permitiram uma recolha confiável dos dados. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória, uma matriz de intercorrelações e uma regressão múltipla multivariada, para ambas as amostras, com o objectivo de verificar duas hipóteses: H1: A influência da família, no potencial empreendedor dos estudantes, diminuiu após os últimos 10 anos em Portugal; e H2: A influência das instituições de ensino superior, no potencial empreendedor dos estudantes, aumentou após os últimos 10 anos em Portugal.Por um lado foi concluído, através presente estudo, que as IES têm uma maior influência sobre o potencial empreendedor dos estudantes, atualmente do que há 10 anos atrás (o que confirma H1). Por outro lado, percebemos que a influência da família passou de positiva para ligeiramente negativa (o que contradiz H2), provando que este fator já não é determinante para o desenvolvimento do potencial empreendedor dos alunos, como há 10 anos atrás.The economic growth is far from desirable, further reflecting the effect of the recent crisis on financial markets. Training students to face adversity and search for opportunities to promote social, economic and technological development of each country, is not only desirable but determinant for the success of a nation. In this scenario the family and higher education institutions (HEI) play a determinant role in the development of entrepreneurial competencies in the students and encourage them to innovate and to undertake.Although it has been studied the influence of family and HEI in the entrepreneurial potential of students, the changes in the last 10 years in Portugal are still unknown. With the aim of analyzing the impact of these influences, 10 years ago and now, we developed a comparative cohort study with two samples composed by Portuguese higher education students. The first sample was collected in 2009 (N=6430), under the Poliempreende programme, and the second sample was collected in 2018 (N=909). Questionnaires were applied to the Portuguese students. These questionnaires included different validated scales that allowed a reliable collection of information. We performed confirmatory factorial analysis, an intercorrelation matrix and a multivariate multiple regression analysis, for both samples, to verify two proposed hypotheses: H1: The influence of the family on student’s entrepreneurial potential has decreased after the last 10 years in Portugal; and H2: The influence of higher education institutions on student’s entrepreneurial potential has increased after the last 10 years in Portugal.On the one hand, we concluded that HEI have more influence on the entrepreneurial potential of students now than 10 years ago (confirming H1). On the other hand, we realized that the influence of family went from positive to slight negative (which contradicts H2), proving that this is no longer a determining factor in the students’ entrepreneurial potential, as 10 years ago.2019-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94799http://hdl.handle.net/10316/94799TID:202715833engVicente, Carolina Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:30:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:27.024957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
O papel da família e das instituições de ensino superior no potencial empreendedor dos estudantes: O que mudou em 10 anos em Portugal?
title The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
spellingShingle The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
Vicente, Carolina Alexandre
Empreendedorismo
Potencial Empreendedor
Familia
Instituições de Ensino Superior
Motivações, Recursos e Incentivos para empreender
Entrepreneurship
Entrepreneurial potential
Family
Higher education institutions
Entrepreneurial motivations, resources and incentives to undertake.
title_short The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
title_full The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
title_fullStr The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
title_full_unstemmed The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
title_sort The role of the family and higher education institutions in the entrepreneurial potential of students:What has changed in 10 years in Portugal?
author Vicente, Carolina Alexandre
author_facet Vicente, Carolina Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Carolina Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Potencial Empreendedor
Familia
Instituições de Ensino Superior
Motivações, Recursos e Incentivos para empreender
Entrepreneurship
Entrepreneurial potential
Family
Higher education institutions
Entrepreneurial motivations, resources and incentives to undertake.
topic Empreendedorismo
Potencial Empreendedor
Familia
Instituições de Ensino Superior
Motivações, Recursos e Incentivos para empreender
Entrepreneurship
Entrepreneurial potential
Family
Higher education institutions
Entrepreneurial motivations, resources and incentives to undertake.
description Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94799
http://hdl.handle.net/10316/94799
TID:202715833
url http://hdl.handle.net/10316/94799
identifier_str_mv TID:202715833
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134029536034816